Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26004 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Irracionalmente intolerante / intolerantemente irracional; essa mesma estrutura NÃO faz sentido lógico em:

“No último ano, foram registradas dezenas de casos de intolerância religiosa...”; considerando-se objetivamente o termo “dezenas”, devem ter sido registrados:

“Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas".

Esse é um dos períodos do texto construídos sem verbo; a reescritura adequada desse segmento em que acrescentássemos verbo e conector é:

“Até porque, nessa toada, a intolerância irracional ganha terreno, e nós vamos ficando cada vez mais irracionalmente intolerantes com aquilo que não deveríamos ser".

O problema de escritura desse segmento do texto é:

Assinale a alternativa que preenche de forma correta as lacunas da frase abaixo.


No segundo parágrafo do texto 2, o trecho "a alterar completamente a concepção de um de seus famosos personagens" (linhas 14 e 15) apresenta, respectivamente, a partícula "a" com as funções de

Acerca da tipologia textual utilizada no texto, bem como das características desse tipo de texto, assinale a alternativa correta.

A respeito dos aspectos sintáticos e da relação entre os elementos encontrados no texto, assinale a alternativa correta.

Acerca das relações de concordância e de regência estabelecidas no texto, assinale a alternativa que apresenta a análise correta.

Visto que o excerto citado faz parte de um diálogo, nas duas últimas linhas do texto infere-se que

Na última estrofe do Texto 2, a retomada do sujeito “o povo”, verbalizado no primeiro verso, é feita por silepse com os verbos no plural. Trata-se de

A síntese dos quatro textos, com base na última divisão da ciência, na classificação de Platão, pode ser assim expressa:

As frases de Mia Couto foram alteradas. Marque a opção em que a pontuação do texto está de acordo com a Gramática Normativa:

A vinculação do texto ao gênero diálogo é evidenciada por recursos linguísticos e discursivos, tais como:

A articulação entre os enunciados, no refrão do Texto 2 ,“[...] vida de gado/ Povo marcado”, evoca o sentido de “criação de animais em rebanho” e de “criação de animais pedestres”, no Texto 1. Os mecanismos utilizados para a produção de sentidos, nesses enunciados, no Texto 2, é a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282