Irracionalmente intolerante / intolerantemente irracional; essa mesma estrutura NÃO faz sentido lógico em:
“No último ano, foram registradas dezenas de casos de intolerância religiosa...”; considerando-se objetivamente o termo “dezenas”, devem ter sido registrados:
“Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas".
Esse é um dos períodos do texto construídos sem verbo; a reescritura adequada desse segmento em que acrescentássemos verbo e conector é:
“Até porque, nessa toada, a intolerância irracional ganha terreno, e nós vamos ficando cada vez mais irracionalmente intolerantes com aquilo que não deveríamos ser".
O problema de escritura desse segmento do texto é:
Assinale a alternativa que preenche de forma correta as lacunas da frase abaixo.
No segundo parágrafo do texto 2, o trecho "a alterar completamente a concepção de um de seus famosos personagens" (linhas 14 e 15) apresenta, respectivamente, a partícula "a" com as funções de
Acerca da tipologia textual utilizada no texto, bem como das características desse tipo de texto, assinale a alternativa correta.
A respeito dos aspectos sintáticos e da relação entre os elementos encontrados no texto, assinale a alternativa correta.
Acerca das relações de concordância e de regência estabelecidas no texto, assinale a alternativa que apresenta a análise correta.
Visto que o excerto citado faz parte de um diálogo, nas duas últimas linhas do texto infere-se que
Na última estrofe do Texto 2, a retomada do sujeito “o povo”, verbalizado no primeiro verso, é feita por silepse com os verbos no plural. Trata-se de
A síntese dos quatro textos, com base na última divisão da ciência, na classificação de Platão, pode ser assim expressa:
As frases de Mia Couto foram alteradas. Marque a opção em que a pontuação do texto está de acordo com a Gramática Normativa:
A vinculação do texto ao gênero diálogo é evidenciada por recursos linguísticos e discursivos, tais como:
A articulação entre os enunciados, no refrão do Texto 2 ,“[...] vida de gado/ Povo marcado”, evoca o sentido de “criação de animais em rebanho” e de “criação de animais pedestres”, no Texto 1. Os mecanismos utilizados para a produção de sentidos, nesses enunciados, no Texto 2, é a