A palavra “engavetamento”, empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR”?
A palavra “engavetamento”, empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR”?
A sequência dos números relativos aos últimos nove anos do século XX e dos primeiros nove anos do século XXI indica que o crescimento da expectativa de vida nesses períodos:
Das afirmações seguintes:
I- A tira retrata uma situação de comunicação que é prejudicada pela intolerância de um dos interlocutores
II- A personagem de óculos considera errada a fala do seu interlocutor no 1º e no 2º quadrinho porque, de acordo com as regras de colocação pronominal da norma padrão, pronomes pessoais oblíquos átonos não podem iniciar frases.
III- Além de humor, a tira contém também uma crítica à rigidez de certas regras gramaticais, distantes da realidade linguística do país, ou a rigidez de algumas pessoas, que, apoiando-se nessas regras, prejudicam a comunicação verbal.
Indique a oração em que não há erro ortográfico:
São pronomes indefinidos variáveis:
Leia com atenção: As águas não eram estas, ______ um ano, ______ um mês, ______ um dia. Os versos de Cecília Meireles, acima, são preenchidos correta e respectivamente por:
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.
Sem prejuízo da informação veiculada no texto, seria mantida sua correção gramatical se o termo “proteção", em “Não havia proteção contra as decisões da assembleia soberana" (l. 18 e 19), fosse substituído por mecanismos de proteção.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.
As formas pronominais em “ele salvara" (l.21) e “protegendo-o" (l.22) remetem ao mesmo referente: “Temístocles" (l.20).

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
As expressões “cidadania integral" (l.28) e “democracia eleitoral" (l.30) foram empregadas no texto como sinônimos.
Ao longo do texto, percebe-se um posicionamento dos autores acerca do conceito de metáfora. Para eles, trata-se de algo que:
Em “Atacamos suas posições e defendemos as nossas.” (6º§), percebe-se a seguinte figura de linguagem:
Segundo Cereja & Magalhães (2005), a Figura de Linguagem é normalmente utilizada para tornar mais expressivo o que desejamos comunicar. Usada tanto na linguagem oral quanto na escrita, ela pode ampliar o significado de uma palavra, suprir a falta de termos adequados, ou criar significados e sentidos diferentes. Ela é uma forma de expressão em que as palavras são apresentadas com um sentido diferente daquele em que são convencionalmente empregadas.
Sobre as Figuras de Linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Metáfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso (como, tal qual, que nem, etc).
II. A Metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão ou de implicação.
III. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero.
IV. A Antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.
V. O Paradoxo consiste no emprego de palavras que por serem opostas quanto ao sentido, não se fundem em um enunciado.
Assinale a alternativa correta:
O Pré-Modernismo foi um período marcado pelo sincretismo de tendências artísticas, sem, no entanto, constituir um movimento literário propriamente dito. No Brasil, esse período deu-se, marcadamente no início do século XX (Cereja & Magalhães, 2005). A este respeito, assinale a alternativa incorreta:
Quando desejamos expressar algo a alguém, uma ideia, uma vontade, um argumento, utilizamos a língua para esta realização. Valemo-nos, então, das palavras para tal. Entretanto, ao selecioná-las não o fazemos de modo aleatório, mas sim com uma combinação que é orientada pela forma que estas palavras (artigo, substantivo, verbo, etc) assumem na frase e sua função (sujeito, objeto direto ou indireto etc). A Sintaxe é o campo que estuda como ocorrem estas combinações. A este respeito, afirma-se:
I. A Sintaxe é o estudo das palavras dentro das frases ou orações, da relação que elas criam entre si para compor o significado.
II. É também parte da Sintaxe, o estudo da relação das orações dentro do período.
III. Outros estudos da Sintaxe dizem respeito à análise dos períodos simples e compostos, mas as concordâncias nominal e verbal não são parte dos estudos sintáticos, mas sim, dos estudos morfológicos.
IV. É possível, através da Sintaxe, verificar quais são os termos essenciais, quais os integrantes e quais os acessórios da frase ou oração.
V. Através da análise sintática é possível verificar como se relacionam os termos de uma oração, que é estudado de acordo com o sentido e posição que nela ocupam.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.