Na escrita, pode-se optar frequentemente entre uma construção de substantivo + locução adjetiva ou substantivo + adjetivo (coragem de herói = coragem heroica).
O termo abaixo sublinhado que NÃO pode ser substituído por um adjetivo é:
O adjetivo ilimitado corresponde à locução “sem limites"; a locução com igual estrutura que NÃO corresponde ao adjetivo abaixo destacado é:
Todas as frases abaixo apresentam elementos sublinhados que estabelecem coesão com elementos anteriores (anáfora); a frase em que o elemento sublinhado se refere a um elemento futuro do texto (catáfora) é:
Todos os itens abaixo são períodos compostos por duas orações, separadas por um sinal de pontuação; o item em que a inclusão de um conectivo entre essas duas orações foi feita de forma adequada ao sentido original é:
“Em um ato de pressão pela manutenção do auxílio-moradia pelo STF, juízes prometem cruzar os braços em 15 de março, ainda que a Constituição proíba a greve da classe". (Veja, 7/3/2018)
O texto da revista Veja indica uma posição contrária ao movimento e o argumento básico para a crítica é:
A frase abaixo em que os dois termos unidos pela conjunção E são equivalentes, fazendo com que o segundo termo possa ser retirado da frase é:
Todas as frases abaixo mostram uma comparação metafórica; a frase em que essa metáfora tem explicação é:
No título da crônica – Nossa Senhora dos Destoantes – a palavra “destoantes" se constitui como uma pungente metáfora que só NÃO pode ser relacionada

No poema de Francisco Alvim, o lirismo se dá por meio da

Considere a seguinte declaração de Patativa do Assaré e as afirmativas abaixo:
“Não é, então, o papel do poeta um papel neutro, de simples observador. O poeta nasceu não só com o dom da poesia, como também com o da verdade e o da justiça. O poeta comenta, critica, ensina...".
I. A rigidez da métrica configura a rigidez ideológica que perpassa a composição das estrofes.
II. Busca pela igualdade social, injustiça social e crítica política são temas encadeados presentes nas estrofes.
III. A presença de discurso religioso contribui para a proposição da justiça defendida nos versos.
IV. O sujeito poético fala sobre o sofrimento de um homem que, sendo da terra, vê-se alijado de seu direito.
Anúncios
Ilustra(m) a declaração de Patativa do Assaré, apenas:
Considere as afirmativas feitas a seguir:
I. Uma boa atividade de ensino gramatical reside no consagrado tripé de exposição (ou explicitação) do conceito em estudo, correta exemplificação (preferivelmente retirados de boas obras literárias ou gêneros mais monitorados da linguagem jornalística) e exercitação exaustiva, a fim de que o aprendiz possa compreender bem o tópico enfocado.
II. Para Travaglia, o ensino de gramática teórica tem grande relevância social, pois há uma aplicação imediata de praticamente todos os tópicos enfocados, que possibilitam ao aprendiz ter melhores resultados no ensino de Ciências.
III. O ensino da vasta metalinguagem constitutiva das prescrições normativas sobre os tópicos que constam do plano curricular de Língua Portuguesa de cada ano / ciclo da educação básica é crucial para o aprendiz, a fim de que este possa ampliar sua desenvoltura nas práticas leitura e escrita.
IV. Ao afirmar que é preciso fornecer “informação cultural sobre a língua", Travaglia remete-nos ao fato de que conhecer a história da língua (seu percurso de mudanças diacrônicas) é tão importante quanto saber utilizar adequadamente as estruturas consideradas válidas no estágio sincrônico atual, se o que se deseja é melhorar a proficiência linguística do aprendiz.
Verifica-se que estão INCORRETAS as afirmativas:
No documento “Orientações curriculares para o ensino médio: linguagem, código e suas tecnologias" (2006), aborda-se a piada a seguir, de forma a permitir uma reflexão sobre os diferentes fatores e conhecimentos implicados no processo de produção de sentido.

Assinale a alternativa que apresenta consideração INADEQUADA sobre a piada, tendo em vista o processo de compreensão.
Examine as seguintes passagens do texto XXII e as considerações que as seguem:

I. Em 3, a inserção de uma conjunção adversativa poderia ajudar o leitor na compreensão das relações entre suas orações.
II. Em 2, seria necessário que a aluna justificasse, no texto, a real razão do riso do narrador, pois isso é lacunar no texto.
III. Em 4, o tempo das formas verbais é fator determinante para o problema de incoerência existente nessa parte do texto.
IV. Em 1, manifesta-se um problema formal responsável pela primeira ocorrência de quebra de expectativa no texto.
São ADEQUADAS as considerações em:
Abaixo, apresentam-se termos e orações, sublinhados na notícia, os quais exercem a mesma função sintática, EXCETO: