No trecho “é um fator que impede a mobilidade urbana" (l. 18-19), o verbo que expressa o sentido contrário ao da palavra destacada é
No trecho “Depreendemos daí que a dependência do automóvel como meio de transporte é um fator que impede" (l.17-18), a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
No segundo parágrafo, o texto defende a necessidade de discutir questões relativas à mobilidade urbana. Antes disso, o texto refere-se à
O grupo em que as duas palavras estão grafadas de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é
Em uma concepção interacional (dialógica) da língua, aponte como os sujeitos são vistos.
Texto:

Pode-se considerar o texto acima como:
Sobre Gêneros textuais pode-se afirmar:
0 termo destacado em "ela vai à Ceasa a cada dois dias em busca de sobras. Monta uma banca em frente de casa para vender verduras e hortaliças e sacolés, FEITOS com suco de frutas, que saem a R$1 ,50." encontra-se no plural, concordando com:
A palavra destacada em: "Isso PORQUE os produtos rejeitados" pode aparecer grafada de maneiras diferentes, dependendo do contexto. Assinale a opção em que a grafia está correta.
No trecho "É triste, mas é o último recurso dessa gente, que sobrevive assim", ao lamentar a situação, o vigilante deixa transparecer, em relação àquela gente, um sentimento de:
Sobre Figuras de Linguagem, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A repetição de fonemas consonantais com a intenção de criar um efeito sensorial é chamada de assonância. ( ) Metonímia ocorre quando uma palavra é utilizada em lugar de outra para designar algo que mantém uma relação de ‘proximidade’ (contiguidade) com o referente da palavra substituída, como, por exemplo, utilizar-se a parte pelo todo. ( ) A sinestesia ocorre pela associação, em uma mesma expressão, de sensações percebidas por diferentes órgãos de sentido. ( ) A perífrase consiste na quebra ou interrupção do fio da frase, ficando termos sintaticamente desligados do resto do período, sem função. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre o texto pode-se afirmar que:
I. Marta afirma que há, entre ela e os habitantes de Jerusalém algo em comum: são livres como aves em seu voo.
II. A ausência de Marcelo parece interromper o "existir" natural de Marta. Dessa forma, sua vida passa a ser guiada pela escrita.
III. Marta demonstra conhecer os poetas de tal forma que se identifica plenamente com eles.
Está correto apenas o que se afirma em:
No fragmento, "(1) Porque não sei o que te dizer do que fomos. (2) E nada tenho (3) para te dizer do que seremos.", as palavras numeradas atribuem, respectivamente, ideia de:
"E sentir, de novo, uma carícia na alma, como se algures estivessem golpeando um cordão umbilical" A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir