Texto para responder à questão.
“Para arrematar nossa conversa, disse-lhe" o trecho “Para arrematar nossa conversa" pode ser adequadamente substituída, sem mudança de seu sentido original, pela seguinte oração:
Texto para responder a questão.
Em: “para se perceber QUE DEZ MINUTOS É TEMPO CURTO DEMAIS PARA A MAIOR PARTE DAS ATIVIDADES COTIDIANAS." a oração destacada exerce função de:
Texto para responder a questão.
A respeito dos três verbos do trecho: “... muda sua vida, amplia seus pensamentos, agrega cultura.", pode-se afirmar que:
Texto para responder a questão.
À forma de voz passiva analítica destacada em: “... imagine que a lógica irrefutável desses argumentos SEJA APRESENTADA a uma criança de 10 anos..." corresponde, na passiva sintética a:
Texto para responder à questão.
No trecho "Medidas, como o uso de fontes de energias limpas e renováveis {biodiesel) e o plantio de árvores, principalmente nas áreas degradadas, são algumas políticas adotadas para se viver em um mundo mais ecológico.", a palavra COMO é empregada para:
Assinale a alternativa em que o uso da crase está correto e é obrigatório, de acordo com a norma culta da língua.
Em, "ensinar às crianças desde essa época a serem sustentáveis é fundamental para torná-las indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais.", o adjetivo FUNDAMENTAL está no empregado no singular, porque, no texto, concorda como(a):
Texto para responder à questão.
A expressão destacada no trecho "NO ENTANTO, a sociedade como um todo deve participar: [...]" pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido originai do texto, por:
Acerca dos encontros vocálicos e consonantais, analise:
I - Dá-se o nome de encontro consonantal à sequência de consoantes num vocábulo, ou seja, a contiguidade de duas ou três consoantes efetivamente pronunciadas;
II - Quando as duas consoantes se encontram em uma mesma sílaba, diz-se que o encontro consonantal é próprio ou perfeito. Quando as consoantes ficam em sílabas diferentes, diz-se que o é um encontro consonantal impróprio ou imperfeito;
III - Encontro vocálico é a sucessão de vogais em um vocábulo – gaiola, Bahia, caule, Uruguai, averiguei. Classificam-se em: ditongo, hiato e tritongo.
Dos itens acima:
Assinale a alternativa em que a palavra é acentuada pela seguinte razão: acentuam-se com agudo ou circunflexo se a sílaba for aberta ou fechada respectivamente, os vocábulos paroxítonos terminados em ditongos orais.
Assinale a alternativa que completa corretamente a sequência de letras do alfabeto da Língua Portuguesa:
F – G – H – I – .......... –............ – L – ........... –............ – O – P – Q – R – ........– T – U – V– ..........
As vocábulos que podem substituir as palavras em destaque, pelo processo de antonímia, encontram-se respectivamente em:
I - E cada vez se detinha na cadeira.
II - E com a pele pareceu eriçar os lençóis, ferir a colcha.
III - Mas o colchão continuou imóvel como se vazio.
Texto para responder à questão.
O uso da forma verbal CONSIDERARIAM, como efeito de sentido:
Observe as palavras a seguir: atrasado e pesado. Ambas são escritas com S, mas possuem som de Z. Em qual das alternativas todas as palavras devem ser grafadas com Z para que estejam ortográfica e gramaticalmente corretas?
Texto para responder à questão
"Certamente não suspeita de que um desconhecido o vê o admira porque ele está nadando na praia deserta." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir. I. O autor deveria ter colocado vírgula após CERTAMENTE. II. O {de) QUE é uma conjunção integrante. III. Em todas as ocorrências a palavra O é pronome demonstrativo. Está correto apenas o que se afirma em: