Em qual das alternativas há uma palavra acentuada pela mesma regra que ‘ódio’?
Leia o trecho e depois assinale a sequência correta: “Colégios e universidades fazem parceria para aulas optativas no Ensino Médio. Com metodologia parecida ___________ da graduação, disciplinas extras funcionam como um primeiro contato com o ensino superior e atrai os alunos. Esse tipo de tarefa já ___________parte de vestibulares modernos, como o do INSPER. A dificuldade hoje é que ___________ um leque de opções maior, e isso implica ter mais dúvidas. Na mídia ___________ havendo bombardeios diários de que daqui ___________ 20 anos nenhum curso de graduação que ___________ hoje vai continuar existindo, o que cria um clima de ansiedade nos alunos." (Estadão, 01/04/2019)
Assinale a alternativa em que está transcrita do texto uma expressão em sentido figurado, acompanhada da correta indicação do seu sentido.
Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão.
Na frase final do texto, na oração “tenham como fazê-lo", o pronome destacado refere-se à seguinte informação:
Utilize o Texto I para responder a questão.
Considerando as regras ortográficas vigentes e o vocabulário padrão de Língua Portuguesa, em relação aos termos destacados no seguinte excerto: “Exige-se que ela esteja constantemente atenta aos problemas que interferem na segurança e bem-estar das pessoas e atenda às necessidades da população tanto de forma reativa (pronto-atendimento) como também próativa (prevenção).", para corrigir a(s) inadequação(ões), assinale a alternativa correta.
Utilize o Texto I para responder a questão.
No excerto “[...] a segurança pública não é apenas dever do Estado e direito dos cidadãos, mas responsabilidade de todos.", o termo em destaque indica uma relação de
Utilize o Texto II para responder a questão.
Em “O que me surpreende é que haja vida neste planeta.", os termos em destaque funcionam, respectivamente, como
Leia o texto e depois assinale a alternativa que contém a sequência que completa corretamente as lacunas, de acordo com a variedade padrão:
________ dois anos e meio que o Jornal Nacional mostrou uma reportagem sobre uma técnica que aumentou a segurança nos processos industriais no Japão. Depois de ver a reportagem, o mesmo procedimento começou a ser usado no Brasil, por uma empresa de transporte ferroviário. Nela, a movimentação de cada trem é monitorada
________ distância. Mas, para garantir uma operação segura, a tecnologia ganhou uma aliada
________ dois anos: os operadores repetem em voz alta as ordens dadas aos maquinistas enquanto apontam, com o mouse na tela do computador, o caminho a ser feito pelo trem.
Coisa simples, mas “apontando e falando", a empresa diz que reduziu em 70% os ___________- erros que poderiam levar a um _______.
Cada regra é um reforço ________ cultura de segurança da empresa.
O “apontar e falar" tem nome: “Yoshi". (https://g1.globo.com/jornalnacional/noticia/2019/0...)
Assinale a alternativa que traz, respectivamente, um substantivo cujo plural se faz a exemplo de “bem-estar” (termo presente no 1o primeiro parágrafo); e outro substantivo, destacado em expressão do texto, com sentido de coletivo.
Assinale a alternativa em que está transcrita do texto uma expressão em sentido figurado, acompanhada da correta indicação do seu sentido.
Observe a frase destacada: “E todo o silêncio é música em estado de gravidez.” Uma outra referência à música do silêncio está presente em:
“... tecia os delicados fios com que se fabrica a quietude.” “ – Venha, meu filho, venha ajudar-me a ficar calado.” As palavras “quietude”, “filho” e “calado”, retiradas dos trechos em destaque, têm, respectivamente, as seguintes funções sintáticas:

Se compararmos a personagem Mwanito do Mia Couto com a Mafalda do Quino, podemos afirmar que: