Em “Se um número suficiente de indivíduos for vacinado de modo a atingir a imunidade de rebanho” (4º parágrafo), a expressão “de modo a” tem valor de:
“Um dos maiores vilões da qualidade da água no Brasil é a oferta de saneamento básico. Pouco mais da metade da população brasileira, 52,4%, tinha coleta de esgoto em 2017, e apenas 46% do esgoto total é tratado” (2º parágrafo). O conectivo que melhor une as duas frases é:
“outro imbróglio é a conservação do próprio recurso, que enfrenta desafios” (1º parágrafo). Na frase, a palavra “imbróglio” tem sentido equivalente à seguinte expressão:
A utilização da crase em “à” na frase abaixo é justificada pela seguinte regra gramatical:
“... dizia Ahmad Ghassam Feith, um jovem de 32 anos que assistiu naquela manhã à oração das sextas-feiras em Teerã.” (linhas 34 a 36).
Considerando o tema, a estrutura e a linguagem do texto, é possível afirmar que ele é
Assinale a alternativa em que a palavra destacada seja um advérbio que indique uma circunstância de modo.
Considere as ideias e informações apresentadas no texto e assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a formação e a função da palavra em destaque no trecho “A sozinhez (esquece essa palavra que inventei agora sem querer) é inevitável.”, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O sufixo -ez permite que seja nomeada uma qualidade, a partir do adjetivo “sozinho”, assim como ocorre em “polidez”.
( ) A criação do vocábulo é inadequada, visto que já existe o adjetivo “solidão” para caracterizar pessoas solitárias.
( ) O sufixo -ez indica origem, significando aquele que vem de um local solitário, tal como ocorre em “francês”.
Assinale a alternativa que reescreve adequadamente a frase “O importante é que ela conseguiu sair de lá [...]”, preservando-lhe o sentido.
Do excerto “Sem uma causa exterior clara, como, por exemplo, um vírus ou bactéria”, as duas últimas vírgulas foram utilizadas para separar:
Na palavra “antigas” (l. 33), a desinência nominal exclusivamente de gênero é determinada pela:
Sobre a grafia de termos localizados no texto, considere as seguintes afirmações:
I. “obsolecência” (l. 21) está escrito corretamente.
II. “trás” (l. 22) está escrito incorretamente, pois o correto é escrever “traz”.
III. “ultra-avançados” (l. 32) está escrito corretamente.
Quais estão corretas?
Sobre o fragmento adaptado “Aqueles trabalhos voltados a atividades mecânicas repetitivas, quem trabalha com eles precisa ficar bastante antenado para a possibilidade de ser substituído pelas máquinas”, se o pronome “aqueles” for flexionado no singular, quantas outras palavras precisariam ter a grafia modificada para garantir a correta concordância verbo-nominal?