Leia a seguir uma das habilidades previstas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o 8º e o 9º anos e responda à questão.

Considerando a habilidade descrita pela BNCC, o estudante deve ser levado a perceber que a manchete publicada pelo jornal O Globo, em 29/1/2009 – “Lula amplia Bolsa Família um dia após cortar orçamento" – traz o ponto de vista do jornal sobre o fato noticiado. Esse ponto de vista se evidencia:
I. pelo uso do verbo “ampliar", no lugar de “aumentar", que seria mais neutro;
II. pelo uso da forma “Lula", no lugar de “presidente do Brasil", que indicaria respeito;
III. pela inserção de informação temporal, que não é central à natureza do fato relatado.
Tendo em vista o exposto acima:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.
A.( ) a, à, necessária, à, essa
B.( ) à, a, necessário, a, esta
C.( ) a, à, necessário, à, esta
D.( ) à, à, necessário, à, essa
Analise as seguintes afirmações:
I. A formação de hábitos alimentares saudáveis deve começar na escola, desde os primeiros contatos da criança com o ambiente escolar, considerando que cabe às escolas, além da educação formal, colaborar para que as crianças tenham uma alimentação saudável e produtiva.
II. Frituras, salgadinhos, doces e refrigerantes, entre outros, contribuem para o excesso de gorduras e açúcares nas crianças, podendo inibir a ação das proteínas que controlam o apetite e a saciedade.
III. A proibição de venda nas cantinas escolares de doces, frituras e refrigerantes é a principal medida a ser tomada por uma escola no sentido de conscientizar as crianças para o consumo moderado desses itens e para uma alimentação mais saudável.
De acordo com o texto:

O texto está estruturado por meio de uma função da linguagem que tem por característica:

Da análise do texto, é inadequado afirmar que:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos. ( ) Excluindo a Venezuela, o número de países que fazem fronteira com o Brasil corresponde a dez. ( ) 829, 3.368 e 7,6 mil correspondem, respectivamente, ao número de pedidos de refúgio feitos para o restante do Brasil, em 2015, 2016 e 2017. ( ) O número de pedidos de refúgio para a capital de Roraima foi maior em 2017 em relação aos anos de 2015 e 2016, mas foi menor em 2016 em relação a 2015. ( ) “10 mil” e “25 mil” (linhas 18 e 19) correspondem, respectivamente, ao número de habitantes da cidade venezuelana Santa Elena de Uiarén e da cidade brasileira Pacaraima. ( ) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades fronteiriças é mais baixo na Venezuela do que no Brasil. ( ) Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Santana do Livramento são cidades fronteiriças que se destacam em termos de infraestrutura urbana.
Analise as afirmações a seguir acerca do texto: I. Ao “lançar mão” de alguns tratamentos não tão convencionais, o Ministério da Saúde tem como proposta investir mais na prevenção de doenças por meio de Práticas Integrativas e Complementares. II. Desde que foi criada, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares oferece procedimentos como homeopatia, medicina tradicional chinesa, musicoterapia e quiropraxia, entre outras. III. Apesar de os novos procedimentos complementares à saúde já estarem liberados como opção do Sistema Único de Saúde, nem todas estarão disponíveis nos municípios brasileiros, visto que cabe à administração municipal aderir ou não a esses procedimentos. Está(estão) certa (s):
Depreende-se do texto que, segundo a crônica, a maioria absoluta dos jornalistas defende o sigilo das fontes de informação, para
“Evidente que fui mais furado do que um ralador de coco. Mas não fiz minha carreira no jornalismo na base de furos, que nunca os dei e nunca os levei a sério, uma vez que a maioria dos furos são, por natureza, furados."
O segmento do texto destacado acima mostra uma série de conectores argumentativos. Assinale a opção que indica o conector cujo valor semântico é inadequado ao contexto.
O texto 1 recebe o nome de Erros do passado; esse título se refere exclusivamente a:
Como se sabe, há diferenças claras entre o português falado no Brasil e o português europeu. É possível dizer que o enunciado “Para a OMS, a definição de qualidade de vida é a 'a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações'" certamente foi redigido segundo o português europeu. A palavra usada, segundo a maneira como foi grafada, que valida essa afirmação é:
A leitura apenas do título do texto pode aludir a diferentes entendimentos. Dentre eles, uma interpretação lógica e possível se deve ao fato de:
Todas as constatações abaixo podem ser feitas com base no texto, EXCETO: