Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8761 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

“Meu Natal acabou e é triste a gente não poder mais dar água a um velhinho cansado das chaminés e tetos do mundo.” O cronista diz que “Meu Natal acabou” porque

Essa charge traz elementos verbais – a fala de Einstein – e elementos imagísticos; entre os significados construídos pelos dados da imagem, NÃO está correta a seguinte afirmação:

“Vivemos em uma sociedade onde a eficiência e os resultados são valorizados. Aparentemente, apenas os mais inteligentes estão destinados a obter sucesso. No entanto, apenas os sábios conseguem uma felicidade autêntica".

Inferimos da leitura desse segmento do texto 2 que:

“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente".

Esse segmento do texto 2 mostra que nossa linguagem cotidiana:

Em todas as frases abaixo (texto 2) sublinhamos formas verbais de primeira pessoa do plural, em que o sujeito é quantitativamente impreciso.

O caso em que o sujeito de uma dessas formas abrange o maior universo possível de pessoas é:

Na comparação entre inteligência e sabedoria, realizada no texto 2, a afirmação adequada ao que é expresso no texto é:

A respeito dos 7,1 milhões de empregos a serem perdidos no mundo, conforme o texto, assinale a alternativa que NÃO condiz com os sentidos negociados no texto.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

A expressão “características próprias” (linha 6) aponta, semanticamente, para um caráter de especificidade da educação física, que a torna diversa das demais disciplinas, ainda que de importância equivalente.

Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o próximo item.

O humor dos quadrinhos baseia-se em uma questão ortográfico-sonora, isto é, a hipótese da interpretação de “espreguiça" como um equivalente sonoro escrito com “x" levaria a preguiça a compreender que, antes do nome que se refere a ela, haveria um prefixo que significa algo como “que deixou de ser".

“Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos”; o adjetivo “lúcidos” se justifica porque

Assinale a opção em que o diminutivo “velhinho” apresenta valor semântico diferente do da charge.

Leia as afirmações sobre o texto:

I. A reflexão proposta pelo autor contempla repensar o ensino, de modo que se reconsiderem o propósito de ensinar e o professor como agente profissional desse processo.

II. Para justificar que a classificação de um ato como “ensino" não é possível com base em uma simples descrição de um conjunto de procedimentos, o autor exemplifica que “declamar uma poesia" não ensina nada a alguém e que é uma atividade que corresponde mais ao “doutrinar" do que ao “ensinar".

III.O conceito de ensino implica “o respeito à integridade intelectual e ao juízo independente do aluno a quem se ensinou" (linhas 29 e 30).

De acordo com as ideias do texto:

Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.

( ) De acordo com o sentido no texto, as palavras sumária (linha 7) e fecunda (linha 7) referem-se à definição (linha 7) e estabelecem entre si uma relação de sinonímia.

( ) Os dois pontos no primeiro parágrafo (linhas 2 e 5) foram empregados de acordo com a mesma regra para o uso dos dois pontos no quinto parágrafo (linha 29).

( ) No período: “mas há aqui elementos que merecem consideração", (linha 11), se substituirmos o verbo haver pelo verbo existir, o verbo existir deverá ser flexionado no mesmo tempo e modo verbal, mas na terceira pessoa do plural.

( ) O pronome oblíquo, empregado no final do terceiro parágrafo, retoma o substantivo gesto (linha 17).

( ) As conjunções Mas (linha 11), pois (linha 33) e a conjunção e (linha 34) expressam, respectivamente, sentido de adversidade, conclusão e adição de ideias.

( ) A expressão “fora de moda" (linha 2) caracteriza a linguagem do texto como coloquial e comprova a predominância do sentido conotativo no texto.

Considerando os percentuais empregados no texto, analise as afirmativas a seguir: I. O percentual 31% corresponde ao número de pessoas que apresentaram apneia em 2017. II. O percentual 9% faz referência às pessoas com apneia em estado moderado em 2007, enquanto o percentual 18% faz referência às pessoas em iguais condições em 2017. III. Os percentuais 7% e 19% correspondem, respectivamente, ao número de pessoas com apneia em estado grave em 2007 e em 2017. De acordo com o texto:

Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmativas sobre o texto. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) A Agenda do Diretor se tornou uma necessidade na E.E. Edvaldo Brandão Correia, visto que a escola se localiza na zona central de Salvador, com várias equipes de trabalho que precisavam estar em constante contato para informações sobre as questões da escola.

( ) As aspas, empregadas no último parágrafo do texto, destacam o ponto de vista da diretora Firmina Viterno Azevêdo sobre a importância da comunicação, transcrevendo sua justificativa acerca da gestão escolar.

( ) A palavra pares (linha 21), no texto, tem o mesmo sentido que na frase: “Os volumes I e II da Cartilha sobre o cuidado com o meio ambiente foi distribuída aos pares para os alunos da E.E. Edvaldo Brandão Correia".

( ) A palavra termômetro (linha 10) está empregada, no contexto do texto, no sentido conotativo.

( ) A palavra disseminado (linha 21), conforme o texto, pode ser substituída, sem prejuízo de significado, pela palavra propagado.

( ) A segunda palavra acentuada do primeiro parágrafo recebe acento gráfico em atenção à mesma regra da última palavra acentuada do texto.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282