“Meu Natal acabou e é triste a gente não poder mais dar água a um velhinho cansado das chaminés e tetos do mundo.” O cronista diz que “Meu Natal acabou” porque
Essa charge traz elementos verbais – a fala de Einstein – e elementos imagísticos; entre os significados construídos pelos dados da imagem, NÃO está correta a seguinte afirmação:
“Vivemos em uma sociedade onde a eficiência e os resultados são valorizados. Aparentemente, apenas os mais inteligentes estão destinados a obter sucesso. No entanto, apenas os sábios conseguem uma felicidade autêntica".
Inferimos da leitura desse segmento do texto 2 que:
“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente".
Esse segmento do texto 2 mostra que nossa linguagem cotidiana:
Em todas as frases abaixo (texto 2) sublinhamos formas verbais de primeira pessoa do plural, em que o sujeito é quantitativamente impreciso.
O caso em que o sujeito de uma dessas formas abrange o maior universo possível de pessoas é:
Na comparação entre inteligência e sabedoria, realizada no texto 2, a afirmação adequada ao que é expresso no texto é:
A respeito dos 7,1 milhões de empregos a serem perdidos no mundo, conforme o texto, assinale a alternativa que NÃO condiz com os sentidos negociados no texto.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A expressão “características próprias” (linha 6) aponta, semanticamente, para um caráter de especificidade da educação física, que a torna diversa das demais disciplinas, ainda que de importância equivalente.
Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o próximo item.
O humor dos quadrinhos baseia-se em uma questão ortográfico-sonora, isto é, a hipótese da interpretação de “espreguiça" como um equivalente sonoro escrito com “x" levaria a preguiça a compreender que, antes do nome que se refere a ela, haveria um prefixo que significa algo como “que deixou de ser".
“Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos”; o adjetivo “lúcidos” se justifica porque
Assinale a opção em que o diminutivo “velhinho” apresenta valor semântico diferente do da charge.
Leia as afirmações sobre o texto:
I. A reflexão proposta pelo autor contempla repensar o ensino, de modo que se reconsiderem o propósito de ensinar e o professor como agente profissional desse processo.
II. Para justificar que a classificação de um ato como “ensino" não é possível com base em uma simples descrição de um conjunto de procedimentos, o autor exemplifica que “declamar uma poesia" não ensina nada a alguém e que é uma atividade que corresponde mais ao “doutrinar" do que ao “ensinar".
III.O conceito de ensino implica “o respeito à integridade intelectual e ao juízo independente do aluno a quem se ensinou" (linhas 29 e 30).
De acordo com as ideias do texto:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) De acordo com o sentido no texto, as palavras sumária (linha 7) e fecunda (linha 7) referem-se à definição (linha 7) e estabelecem entre si uma relação de sinonímia.
( ) Os dois pontos no primeiro parágrafo (linhas 2 e 5) foram empregados de acordo com a mesma regra para o uso dos dois pontos no quinto parágrafo (linha 29).
( ) No período: “mas há aqui elementos que merecem consideração", (linha 11), se substituirmos o verbo haver pelo verbo existir, o verbo existir deverá ser flexionado no mesmo tempo e modo verbal, mas na terceira pessoa do plural.
( ) O pronome oblíquo, empregado no final do terceiro parágrafo, retoma o substantivo gesto (linha 17).
( ) As conjunções Mas (linha 11), pois (linha 33) e a conjunção e (linha 34) expressam, respectivamente, sentido de adversidade, conclusão e adição de ideias.
( ) A expressão “fora de moda" (linha 2) caracteriza a linguagem do texto como coloquial e comprova a predominância do sentido conotativo no texto.
Considerando os percentuais empregados no texto, analise as afirmativas a seguir: I. O percentual 31% corresponde ao número de pessoas que apresentaram apneia em 2017. II. O percentual 9% faz referência às pessoas com apneia em estado moderado em 2007, enquanto o percentual 18% faz referência às pessoas em iguais condições em 2017. III. Os percentuais 7% e 19% correspondem, respectivamente, ao número de pessoas com apneia em estado grave em 2007 e em 2017. De acordo com o texto:
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmativas sobre o texto. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) A Agenda do Diretor se tornou uma necessidade na E.E. Edvaldo Brandão Correia, visto que a escola se localiza na zona central de Salvador, com várias equipes de trabalho que precisavam estar em constante contato para informações sobre as questões da escola.
( ) As aspas, empregadas no último parágrafo do texto, destacam o ponto de vista da diretora Firmina Viterno Azevêdo sobre a importância da comunicação, transcrevendo sua justificativa acerca da gestão escolar.
( ) A palavra pares (linha 21), no texto, tem o mesmo sentido que na frase: “Os volumes I e II da Cartilha sobre o cuidado com o meio ambiente foi distribuída aos pares para os alunos da E.E. Edvaldo Brandão Correia".
( ) A palavra termômetro (linha 10) está empregada, no contexto do texto, no sentido conotativo.
( ) A palavra disseminado (linha 21), conforme o texto, pode ser substituída, sem prejuízo de significado, pela palavra propagado.
( ) A segunda palavra acentuada do primeiro parágrafo recebe acento gráfico em atenção à mesma regra da última palavra acentuada do texto.