Texto para responder à questão.
Com base na leitura compreensiva do texto, é correto afirmar que o português Avelino Guedes Santos

Com base na análise do modo como estão organizadas as orações do texto, é correto afirmar que o autor
Texto para o item.
Considerando os mecanismos de coesão no texto, julgue o item quanto à correta correspondência entre o termo destacado e o respectivo elemento de referência.
“a", em “que a criticam" (linha 15): “Lei Maria da Penha" (linha 14).
Texto para o item.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os item. Segundo a pesquisa mencionada no texto, 11% dos homens que cometem violência doméstica no Brasil justificam seu ato por ser a Lei Maria da Penha insuficiente para impedi‐los da agressão.
Leia o texto para responder à questão.
Ao afirmar que nenhum Nero foi indiciado, o autor ressalta a ideia de que
Com base no texto 'CEJA', leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o texto, é necessário ter no mínimo 18 anos para realizar a matrícula nas vagas para o Ensino Médio, no CEJA.
II. O texto traz informações sobre uma ação educacional voltada para jovens e adultos.
Marque a alternativa CORRETA:
No que concerne ao texto precedente, julgue o proximo item.
A afirmação de que alguns nomes põem nos olhos de seus donos “um azul que não possuem” (ℓ. 4 e 5) contradiz a ideia de que os nomes definem não as qualidades reais de cada um, mas o modo como os outros o veem.

Com base no texto 'Baleias', leia as afirmativas a seguir:
I. O vocábulo "comer" é um verbo.
II. A decisão adotada pelo Japão não agradou a alguns grupos de ambientalistas.
Marque a alternativa CORRETA:
Com base no texto 'Baleias', leia as afirmativas a seguir:
I. A notícia informa que o Japão vai proibir a pesca comercial de atum a partir de 2019.
II. O vocábulo "baleias" é um pronome.
Marque a alternativa CORRETA:
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.
Do texto se extrai que o ser humano é movido por conhecimentos, atitudes e valores, implementados, no cotidiano, por meio de ações autônomas.
Texto para responder o item.
Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Depreende‐se do texto que um dos desafios da gestão social é superar uma cultura política tradicional que permeia o mundo das organizações sociais e empreender parcerias efetivas entre sociedade civil e poderes públicos que reconheçam e estimulem o real potencial dos grupos implicados.
A repetição, por parte do eu-lírico, da passagem “não sei, não
sei.” (linha 11) pode ter como objetivo expressar
A expressão que, no texto, significa o mesmo que "aberta claridade" (linha 05) e "limpidez silenciosa" (linha 09) é:
Segundo o texto, a repetição de "nunca tive piedade na primavera" (trecho da linha 20 a 25) é justificada por indicar:
Sobre a histeria, podemos afirmar que a análise psicológica sabe e tem a possibilidade de desvendar o traço de
caráter e solucionar a enigmática contradição desse traço, peculiar nesse adoecimento.
Marque a alternativa que contém a contradição encontrada nessa patologia.