Com base no Texto II, responda à questão.
No primeiro paragrafo, o emprego da primeira pessoa do plural sugere a seguinte ideia:
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item que se segue.
Conforme o texto, a Terceira Revolução Industrial foi o evento histórico responsável por transformar o empregado em simples mercadoria do processo de produção.
Com relação às ideias do texto CB2A1-I, julgue o item a seguir.
Infere-se do texto que a desorientação das gerações, em épocas específicas, promove uma radical e simultânea alteração no escopo do trabalho, da riqueza, do poder e do saber humano.
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.
O sentido original e a correção gramatical do texto seriam mantidos se a palavra “como" (ℓ.12) fosse substituída por conforme.
Considerando os mecanismos de coesão e os sentidos do texto CB2A1-I, julgue o item seguinte.
Na linha 28, a expressão “na qual” refere-se ao termo antecedente “história humana”.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
No período em que se inserem, os trechos “para absolver o presente" (ℓ.13) e “para louvar os bons tempos antigos" (ℓ.14) exprimem finalidades.
Julgue o item a seguir, com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior.
Mantendo-se os sentidos e a correção gramatical do texto, o trecho “exigindo novas definições e novos arranjos" (ℓ. 6 e 7) poderia ser reescrito da seguinte forma: às novas definições e aos novos arranjos infligindo-se.
Em relação ao exemplo do eclipse, no quinto parágrafo, o autor apresenta uma avaliação centrada na seguinte ideia:
No quarto parágrafo, é estabelecida uma relação entre as noções de “viver” e “ver” que pode ser resumida pelo seguinte par de palavras, respectivamente:
Texto para a questão
Uma aula em academias de fast yoga de Nova York custa cerca de 30 dólares, mas uma sessão de análise costuma ter um preço mais salgado – um psicanalista estava cobrando 250 dólares por sessão, no mesmo prédio de Davis. (linhas 28 e 29)
No trecho acima, o segmento sublinhado, em relação à oração anterior, a
Texto para a questão
“Foi para usar na análise." (linha 54). No contexto, analise as afirmativas a seguir a respeito do período acima transcrito:
I. Com essa fala, justifica-se por que Miller não foi jantar fora.
II. A intenção do jornalista, ao encerrar o texto com essa fala, pode ter sido interpretar que Miller encontrou uma “justificativa" para o seu consumismo.
III. A roupa da Lululemon foi adquirida porque combinaria com o casaco laranja nas sessões de terapia.
Assinale
No trecho: "Os meteorologistas preveem que em Chicago, no estado de Illinois, a sensação de frio será mais aguda que no Everest e na Antártica", o termo que pode substituir a palavra "preveem" sem alterar o sentido é:
No trecho: "Encucaria menos com o amanhã e aproveita ria todas as horas de hoje, ciente de que elas não voltam mais. Enfim, não desperdiçaria o tempo com besteiras, como tanta gente faz por aí. Que sonho, não?", o termo "enfim" é um advérbio de tempo que pode ser substituído por:
Em “As mudanças nas configurações familiares brasileiras — baixo índice de natalidade e inserção da mulher no mercado de trabalho — deixam cada vez menos espaço para a tradição de os pais serem cuidados pela família na velhice", a passagem destacada pode ser parafraseada, sem prejuízo de sentido, por

Ao revelar que escreverá um livro, a autora do diário: