A figura a seguir trata da "taxa de desocupação" no Brasil, ou seja, a proporção de pessoas desocupadas em relação população economicamente ativa de uma determinada região em um recorte de tempo.

A norma padrão da língua portuguesa esta respeitada, na interpretação do gráfico, em:
Manuel Bandeira
Filho de engenheiro, Manuel Bandeira foi obrigado a abandonar os estudos de arquitetura por causa da tuberculose. Mas a iminência da morte não marcou de forma lugubre sua obra, embora em seu humor lírico haja sempre um toque de funda melancolia, e na sua poesia haja sempre um certo toque de morbidez, ate no erotismo. Tradutor de autores como Marcel Proust e William Shakespeare, esse nosso Manuel traduziu mesmo foi a nostalgia do paraíso cotidiano mal idealizado por nos, brasileiros, Órfãos de um país imaginário, nossa Cocanha perdida, Pasárgada. Descrever seu retrato em palavras é uma tarefa impossível, depois que ele mesmo já o fez tão bem em versos.
Revista Língua Portuguesa, n° 40, fey. 2009.
A coesão do texto é construída principalmente a partir do(a)
Textos para as questões 132 e 133

Na novela Um Copo de Cólera, o autor lança mão de recursos estilísticos e expressivos típicos da literatura produzida na década de 70 do século passado no Brasil, que, nas palavras do crítico Antonio Candido, aliam vanguarda estética e amargura política. Com relação à temática abordada e à concepção narrativa da novela, o texto I

Na parte superior do anúncio, há um comentário escrito à mão que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua.
Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) vieram aprimorar ou substituir meios tradicionais de comunicação e armazenamento de informações, tais como o rádio e a TV analógicos, os livros, os telégrafos, o fax etc. As novas bases tecnológicas são mais poderosas e versáteis, introduziram fortemente a possibilidade de comunicação interativa e estão presentes em todos os meios produtivos da atualidade. As novas TIC vieram acompanhadas da chamada Digital Divide, Digital Gap ou Digital Exclusion, traduzidas para o português como Divisão Digital ou Exclusão Digital, sendo, às vezes, também usados os termos Brecha Digital ou Abismo Digital. Nesse contexto, a expressão Divisão Digital refere-se a
Textos para as questões 107 e 108

Na comparação dos textos, observa-se que
A partir da metade do século XX, ocorreu um conjunto de transformações econômicas e sociais cuja dimensão é difícil de ser mensurada: a chamada explosão da informação. Embora essa expressão tenha surgido no contexto da informação científica e tecnológica, seu significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge proporções gigantescas.
Por estabelecerem novas formas de pensamento e mesmo de lógica, a informática e a Internet vêm gerando impactos sociais e culturais importantes. A disseminação do microcomputador e a expansão da Internet vêm acelerando o processo de globalização tanto no sentido do mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis entre sociedades e culturas diferentes, o que tem provocado e acelerado o fenômeno de hibridização amplamente caracterizado como próprio da pós- modernidade.
FERNANDES, M. F.; PARÁ, T. A contribuição das novas tecnologias da informação na geração de conhecimento. Disponível em: http://www.coep.ufrj.br. Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado).
Considerando-se o novo contexto social e econômico aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de informação e comunicação

Para o uso cotidiano de qualquer gênero de texto que
circula em nossa sociedade, é necessário que se conheça
sua finalidade, função social e organização textual. Pela
leitura da história em quadrinhos, infere–se que o gênero
estatuto
Em entrevista à revista Info Exame, o pesquisador
Don Tapscott, autor que estuda o fenômeno da Geração
Net, quando perguntado acerca do aumento do desnível
entre quem tem acesso à tecnologia e quem não tem,
respondeu que “O divisor digital é um problema, mas está
melhorando. Nos países mais desenvolvidos, como os do
G20 (grupo que inclui o Brasil), o acesso a ferramentas
digitais não é terrivelmente caro para a maioria da
população. Obviamente, há famílias que têm dificuldades
até para se alimentar. Assim, a experiência de bibliotecas
ou centros comunitários com acesso livre à Internet é
importante".
INFO Exame. Para quem vive de tecnologia. São Paulo: Ed.
Abril, n.° 274, dez. 2008, p. 53.(fragmento).
O acesso livre à Internet está relacionado ao acesso ao
conhecimento produzido pela sociedade. Considerando o
exposto pelo autor, conclui–se que
Paris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XI II e XII a. C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram a porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. A noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão "presente de grego".
DUARTE, Marcelo. 0 guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Em "puseram-no", a forma pronominal "no" refere-se
Cientistas da Gra-Bretanha anunciaram ter identificado o primeiro gene humano relacionado com o desenvolvimento da linguagem, o FOXP2. A descoberta pode ajudar os pesquisadores a compreender os misteriosos mecanismos do discurso - que é uma característica exclusiva dos seres humanos. 0 gene pode indicar porque e como as pessoas aprendem a se comunicar e a se expressar e porque algumas crianças tem disfunções nessa área. Segundo o professor Anthony Monaco, do Centro Wellcome Trust de Genética Humana, de Oxford, alem de ajudar a diagnosticar desordens de discurso, o estudo do gene vai possibilitar a descoberta de outros genes com imperfeições. Dessa forma, o prosseguimento das investigações pode levar a descobrir também esses genes associados e, assim, abrir uma possibilidade de curar todos os males relacionados a linguagem.
Disponível em: http:// www.bbc.co.uk. Acesso em: 4 maio 2009 (adaptado).
Para convencer o leitor da veracidade das informações contidas no texto, o autor recorre a estratégia de

Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que
Esta gramática, pois que gramática implica no seu conceito o conjunto de normas com que torna consciente a organização de uma ou mais falas, esta gramática parece estar em contradição com o meu sentimento. E certo que não tive jamais a pretensão de criar a Fala Brasileira. Não tem contradição. só quis mostrar que o meu trabalho não foi leviano, foi sério. Se cada um fizer também das observações e estudos pessoais a sua gramatiquinha muito que isso facilitar pra daqui a uns cinquenta anos se salientar normas gerais, não só da fala oral transitória e vaga, porem da expressão literária impressa, isto e, da estilização erudita da linguagem oral. Essa estilização é que determina a cultura civilizada sob o ponto de vista expressivo. Linguístico.
ANDRADE, Mario. Apud PINTO, E. P. A gramatiquinha de Mario de
Andrade: texto e contexto. São Paulo: Duas Cidades: Secretaria de Estado
da Cultura, 1990 (adaptado
O fragmento é baseado nos originais de Mario de Andrade destinados a elaboração da sua . Muitos rascunhos do autor foram compilados, com base nos quais depreende-se do pensamento de Mario de Andrade que ele
Metáfora
Gilberto Gil
Uma lata existe para conter algo, Mas quando o poeta diz: "Lata"
Pode estar querendo dizer o incontável
Uma meta existe para ser um alvo, Mas quando o poeta diz: "Meta"
Pode estar querendo dizer o inatingível
Por isso não se meta a exigir do poeta Que determine o conteúdo em sua lata Na lata do poeta tudo nada cabe,
Pois ao poeta cabe fazer
Com que na lata venha caber
O incabível
Deixe a meta do poeta não discuta, Deixe a sua meta fora da disputa Meta dentro e fora, lata absoluta Deixe-a simplesmente metáfora.
Disponível em: http://www.letras.terra.com.br. Acesso em: 5 fey. 2009.
A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos. O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a essa conhecida figura. 0 trecho em que se identifica a metáfora é:
Texto 1
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas tem mais flores,
Nossos bosques tem mais vida,
Nossa vida mais amores.
[- -1
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, a noite — Mais prazer eu encontro la; Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabia.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para la;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras
Onde canta o Sabia.
DIAS, G. Poesia e prose completes. Rio de Janeiro: Aguilar, 1998.
Texto 2
Canto de regresso a Pátria
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase tem mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para la
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo Sem que eu veja a rua 15
E o progresso de São Paulo
ANDRADE, 0. Cademos de poesia do altrio Oswald. Sao Raub: Circulo do Livro. s/d.
Os textos 1 e 2, escritos em contextos históricos e culturais
diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem
brasileira entrevista a distancia. Analisando-os, conclui-se que