Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1290 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, com a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações e de estratégias de produtos de comunicação para uma organização, tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse, é denominado

Acerca de ética na comunicação e de responsabilidade social da mídia, julgue o item a seguir.

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a cobertura de suicídios não deve ocorrer por parte da mídia para não incentivar novos casos, exceto quando se trata de pessoas proeminentes ou com alguma função pública.

A experiência estética vem sendo algo midiatizado há mais de um século. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.

O apelo à heterogeneidade e a individualização, com a despadronização de gostos, são algumas das principais estratégias da indústria cultural e de sua publicização pela mídia.

No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue o item a seguir.

Entre os componentes estéticos básicos da comunicação visual, estão a forma, a direção, o tom e o movimento, entre outros.

A notícia, enquanto gênero informativo, tem o papel de informar com objetividade. A esse respeito, julgue o item a seguir.

O valor‐notícia pode ser definido como um atributo inerente ao fato e ao processo noticioso que aumentará as chances de aquele fato ser captado e apresentado como notícia em um veículo de comunicação.

Quanto às formas de produção e estruturação da notícia em diferentes meios, julgue o item a seguir.

Na estrutura básica de uma notícia para a TV, estão os offs, a passagem e as sonoras, podendo variar com a inclusão de elementos audiovisuais, como, por exemplo, BG, clip ou arte gráfica.

Organizações de diferentes tipos e portes produzem canais de comunicação que diferem dos veículos tradicionais de mídia. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.

Apesar da aparente otimização de recursos, direcionar a mesma publicação para os públicos interno e externo configura um erro estratégico.

Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.

O momento da sociedade capitalista em que as relações sociais passam a ser mediadas por imagens, que não são autênticas e não representam a realidade, mas a projetam, recebeu o nome de “sociedade do consumo”.

A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

A falta de profissionalização é uma das marcas da comunicação organizacional na gestão das organizações contemporâneas, sobretudo pela emergência da Internet e das mídias sociais.

A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.

A partir dos anos 1980, emergiu, nos estudos da comunicação organizacional, o aporte teórico em torno da doutrina retórica tradicional, da teoria das relações humanas e da teoria da gestão organizacional, com maior ênfase no empiricismo.

Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.

A interatividade é uma marca do webjornalismo de primeira geração que trouxe os primeiros conteúdos multimídia pensados para a Internet e explorou as possibilidades de maior participação do público.

O que não deve possuir o planejamento de comunicação de uma organização?

Qual das opções abaixo não corresponde a uma correta descrição dos produtos e serviços de uma Assessoria de Imprensa?

A produção é responsável pelas condições materiais e do conteúdo do telejornal, por isso deve primar:

Considere as seguintes informações abaixo sobre o Marco Civil da Internet, que regulamenta, através da Lei 12.965 de 2014, a rede mundial no Brasil. I – A proteção dos dados pessoais e a privacidade dos usuários devem ser garantidas pelas empresas que atuam na Internet. II – Os provedores de acesso devem tratar todos os dados que circulam na Internet da mesma forma, garantindo a neutralidade da rede. IIII – Os dados de conexão devem ser mantidos, sob sigilo, pelo prazo de 90 (noventa dias) pelos provedores. IV – Os poderes públicos devem adotar preferencialmente tecnologias, padrões e formatos abertos e livres. V – O desenvolvimento de ações e programas de capacitação para o uso da Internet é uma diretriz para a atuação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre os itens acima, qual a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282