O processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, com a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações e de estratégias de produtos de comunicação para uma organização, tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse, é denominado
Acerca de ética na comunicação e de responsabilidade social da mídia, julgue o item a seguir.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a cobertura de suicídios não deve ocorrer por parte da mídia para não incentivar novos casos, exceto quando se trata de pessoas proeminentes ou com alguma função pública.
A experiência estética vem sendo algo midiatizado há mais de um século. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
O apelo à heterogeneidade e a individualização, com a despadronização de gostos, são algumas das principais estratégias da indústria cultural e de sua publicização pela mídia.
No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue o item a seguir.
Entre os componentes estéticos básicos da comunicação visual, estão a forma, a direção, o tom e o movimento, entre outros.
A notícia, enquanto gênero informativo, tem o papel de informar com objetividade. A esse respeito, julgue o item a seguir.
O valor‐notícia pode ser definido como um atributo inerente ao fato e ao processo noticioso que aumentará as chances de aquele fato ser captado e apresentado como notícia em um veículo de comunicação.
Quanto às formas de produção e estruturação da notícia em diferentes meios, julgue o item a seguir.
Na estrutura básica de uma notícia para a TV, estão os offs, a passagem e as sonoras, podendo variar com a inclusão de elementos audiovisuais, como, por exemplo, BG, clip ou arte gráfica.
Organizações de diferentes tipos e portes produzem canais de comunicação que diferem dos veículos tradicionais de mídia. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.
Apesar da aparente otimização de recursos, direcionar a mesma publicação para os públicos interno e externo configura um erro estratégico.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
O momento da sociedade capitalista em que as relações sociais passam a ser mediadas por imagens, que não são autênticas e não representam a realidade, mas a projetam, recebeu o nome de “sociedade do consumo”.
A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
A falta de profissionalização é uma das marcas da comunicação organizacional na gestão das organizações contemporâneas, sobretudo pela emergência da Internet e das mídias sociais.
A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
A partir dos anos 1980, emergiu, nos estudos da comunicação organizacional, o aporte teórico em torno da doutrina retórica tradicional, da teoria das relações humanas e da teoria da gestão organizacional, com maior ênfase no empiricismo.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
A interatividade é uma marca do webjornalismo de primeira geração que trouxe os primeiros conteúdos multimídia pensados para a Internet e explorou as possibilidades de maior participação do público.
O que não deve possuir o planejamento de comunicação de uma organização?
Qual das opções abaixo não corresponde a uma correta descrição dos produtos e serviços de uma Assessoria de Imprensa?
A produção é responsável pelas condições materiais e do conteúdo do telejornal, por isso deve primar:
Considere as seguintes informações abaixo sobre o Marco Civil da Internet, que regulamenta, através da Lei 12.965 de 2014, a rede mundial no Brasil. I – A proteção dos dados pessoais e a privacidade dos usuários devem ser garantidas pelas empresas que atuam na Internet. II – Os provedores de acesso devem tratar todos os dados que circulam na Internet da mesma forma, garantindo a neutralidade da rede. IIII – Os dados de conexão devem ser mantidos, sob sigilo, pelo prazo de 90 (noventa dias) pelos provedores. IV – Os poderes públicos devem adotar preferencialmente tecnologias, padrões e formatos abertos e livres. V – O desenvolvimento de ações e programas de capacitação para o uso da Internet é uma diretriz para a atuação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre os itens acima, qual a alternativa correta: