Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 44 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.

O trabalho de assessoria de imprensa não se restringe apenas à utilização dos instrumentos de press release, coletiva de imprensa, mailing list e clipping, outros instrumentos também são utilizados, tais como pesquisa de marca e apuração de resultados.

Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.

Conhecer o funcionamento das redações, mesmo que isso represente apenas uma parte do trabalho jornalístico, é importante para os assessores construírem relações para sensibilização em torno das temáticas de interesse da organização.

O release é uma das ferramentas mais importantes da assessoria de imprensa. Considerando sua natureza e finalidade, é correto afirmar que se trata de um texto

A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.

Denomina-se clipping a compilação de notícias e citações de determinada organização divulgadas na imprensa, rotineiramente identificadas, organizadas e encaminhadas pela assessoria de imprensa ao cliente interessado em tais informações.

Sobre papel das assessorias de imprensa, é possível afirmar:

(1) A prática de assessoria de imprensa está muito identificada com a prática de relações públicas em muitos países, mas, no caso específico do Brasil, essa prática é exercida também como se fosse uma atividade jornalística.

(2) Enquanto o jornalista atua em nome do interesse público na informação, a assessoria age para que os objetivos da organização que representa sejam vistos como parte do interesse geral.

(3) Para uma instituição pública não jornalística, a informação à sociedade, seja ela qual for, é um fim em si.

(4) Em certos momentos, a informação produzida por uma assessoria pode levar vantagem em relação à redação jornalística, porque propõe um enquadramento assumidamente posicionado, é submetida aos filtros jornalísticos e à confrontação com outras fontes.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

Quanto à atividade de assessoria de imprensa na comunicação para os diferentes meios, julgue o item a seguir.

Um comunicado de pauta para a mídia eletrônica corresponde a um vídeo-release ou a um rádio-release, já editado em formato de reportagem e incluindo sonoras dos entrevistados (sugeridos pela assessoria de imprensa).

Quanto às técnicas jornalísticas no exercício da assessoria de comunicação, julgue o item subsequente.

No exercício laboratorial de media training, simulam-se perguntas, como poderiam ser feitas por jornalistas em uma entrevista, e recomenda-se a utilização de um briefing para preparar a fonte com subsídios para respondê-las.

Sobre a comunicação no gerenciamento de crises e o respectivo comportamento da Assessoria de Comunicação, analise as afirmações a seguir.

I. Deixar jornalistas (imprensa) sem retorno pode ser uma decisão estratégica, dependendo da gravidade da crise.
II. A gestão da crise de imagem, especialmente a que se refere às redes sociais, deve ser feita por uma assessoria jurídica externa, que dará orientações aos funcionários que têm contato direto com o público para evitar que as ações da empresa em crise sejam divulgadas.
III. A criação de um comitê de crise, do qual participam o dirigente máximo, representantes do setor jurídico e dos recursos humanos, como também, a área de comunicação, é uma estratégia que indica sensibilidade da empresa ou organização em atenção ao momento de crise e à sua correta administração.
IV. A assessoria deve informar à imprensa somente aquilo que pode ser confirmado, desde que ela tenha absoluta certeza da informação. Outra possibilidade é dar informações “temporárias", com verdade parcial, a fim de diminuir o impacto da crise, no momento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Numa Assessoria de Comunicação várias técnicas podem ser utilizadas para o bom desenvolvimento do ambiente organizacional. Dentre elas, pode-se citar a que, no âmbito da comunicação interna, procura melhorar e fixar a imagem da empresa. A essa técnica dá-se o nome de:

A Assessoria de Comunicação tem um papel estratégico nas organizações e deve, de acordo com as premissas atuais da área, compor ações integradas de comunicação.

Analise as afirmações e assinale a alternativa INCORRETA.

A Assessoria de Comunicação de um telejornal exibido por uma emissora de TV aberta decidiu investir em determinada rede social como estratégia de marketing. Tendo em vista o públicoalvo do programa, a plataforma escolhida foi o instagram. De acordo com os dados apurados em pesquisa realizada no mês de dezembro, o telejornal possuía conta no facebook, com setenta e cinco mil amigos, e no twitter, com vinte e cinco mil seguidores, respectivamente. A Assessoria de Comunicação elaborou planejamento a fim de que, no prazo de um mês, o canal oficial do telejornal no instagram apresente número total de seguidores igual ao das duas redes supracitadas somadas, tendo como referência os dados da pesquisa de dezembro. Assim, projeta-se que o instagram do telejornal terá, no prazo estipulado pela Assessoria de Comunicação, número de seguidores com:

Acerca das atribuições, da organização, da estrutura e do funcionamento da assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

O instrumento utilizado pelas assessorias de comunica-

ção, direcionado para o jornalista e não para o veículo, que

traz, geralmente, as formas de contato com uma fonte, é

chamado de

Verifique a definição a seguir e selecione a alternativa correta correspondente.
"Ferramenta que a Assessoria usa para organizar as informações que está divulgando. Trata–se de um texto, cuja essência é a informação."

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282