A atividade de assessoria de comunicação deve ser feita em um processo de permanente avaliação. Possui dimensões e características próprias. Deve ser parte ativa da administração da organização.
Sobre a necessidade de avaliação permanente desse trabalho, é CORRETO afirmar:
Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.
As organizações precisam estabelecer uma boa relação entre seus colaboradores e estimular práticas de exercícios laborais; os sistemas de intranet são exemplo de um meio de comunicação voltado para o público interno que é eficiente para a divulgação dessas ações.
Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.
A coletiva de imprensa é um evento em que uma assessoria de imprensa convida jornalistas para transmitir-lhes alguma informação, permitindo-se a interação do grupo com um representante da organização.
O objetivo de um trabalho de media training é:
Ao planejar a criação de um novo produto, seja impresso, seja na internet, o publisher NÃO deve levar em conta:
“Sua função para as organizações pode ser muito mais estratégica do que apenas registrar as inserções obtidas pelas assessorias de comunicação. Contudo, a maioria das equipes de assessores continua fazendo dela apenas um mecanismo para mostrar o resultado do próprio trabalho.” A afirmação acima refere-se a qual ferramenta no trabalho de assessoria de imprensa?
Os assessores de imprensa têm como função a produção de inúmeros textos, dentre eles o Boletim, que pode ser definido como
As atividades de assessoria de imprensa fazem parte do ofício das relações públicas que buscam a compreensão mútua entre a instituição e seus públicos. Nesse contexto, a assessoria de imprensa se dirige especificamente à
Sobre a assessoria de comunicação e a assessoria de imprensa, marque a alternativa INCORRETA:
Analise as afirmações abaixo com base na concepção de Kopplin e Ferrareto (2001), sobre o papel da assessoria de imprensa a serviço da sociedade, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Em qualquer setor, existem dois tipos básicos de informação: a privada, que circula em um grupo restrito, e a que é passível de divulgação. O assessor deve ter acesso aos dois tipos.
( ) Recomenda-se, em momentos de crise, facilitar o acesso dos públicos às informações corretas. No setor público, a assessoria de imprensa deve zelar pela transparência nessa relação.
( ) Quando se trata de instâncias do poder público, as informações produzidas para ampla veiculação devem seguir as normas publicitárias, para que as pessoas possam assimilar melhor os conteúdos.
( ) Nas empresas estatais ou de economia mista, os autores recomendam tratamento parecido com a comunicação das empresas privadas, porém com extrema transparência no relacionamento com jornalistas e meios de comunicação.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Quanto à atividade de assessoria de imprensa na comunicação para os diferentes meios, julgue o item a seguir.
Em uma situação de crise de imagem, a decisão por convocar uma coletiva de imprensa deve ser tomada pelo comitê gestor da crise, considerando que todas as informações sobre o episódio já foram levantadas, os entrevistados estão preparados e a coletiva é fundamental para o esclarecimento.
A redação de releases deve sempre:
Atualmente portais corporativos constituem novos instrumentos de gestão da informação. Muitas instituições sofrem com o excesso de informação, tornando imprescindível esse recurso tecnológico para as grandes e mesmo as médias empresas. Assinale a alternativa que define corretamente um portal corporativo.
Em 1986, a Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj) editava seu "Manual de Assessoria de Imprensa". O que se buscava com o lançamento desse material era
Quais destes comportamentos podem ser considerados inadequados na relação entre o assessor de imprensa e os jornalistas das redações dos veículos de comunicação?