Em 31 de outubro de 1517, Lutero fixou na porta da capela do castelo de Wittenberg um documento com 95 teses sobre a prática das indulgências. As teses criticavam a venda do perdão sob a alegação de que o papa não poderia livrar ninguém do pecado em função de uma contribuição material. O papa exigiu retratação, que Lutero negou, o que lhe valeu a excomunhão. Em 1530, Lutero e o teólogo Felipe Melanchton escreveram as confissões de Augsburg, que se tornaram a base da doutrina luterana.
Considerando a doutrina luterana, assinale a afirmativa correta.
Os fenícios habitavam uma posição geográfica próxima às rotas das caravanas nômades, o que favoreceu o contato com diversos povos estrangeiros e a atividade comercial. Sobre a política, a economia e a religião Fenícia, analise as afirmativas a seguir.
I. A expansão do comércio e da indústria favoreceu o crescimento de poderosas cidades.
II. Desenvolveu-se na Fenícia um Estado unificado.
III. A religião dos fenícios era animista.
IV. A base econômica da Fenícia permaneceu na agricultura com o decorrer do tempo.
Está correto o que se afirma em
O Renascimento ocorreu, em maior ou menor grau, em várias regiões da Europa. Começou na Itália e expandiu-se para a França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Holanda.
Sobre o Renascimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Os renascentistas preocupavam-se, principalmente, com as questões ligadas à vida humana. Por isso, o movimento associa-se ao humanismo.
II. A valorização da pessoa significou uma ruptura com a religião.
III. Os humanistas invalidaram a ideia criacionista, segundo a qual Deus criou a Terra e as pessoas.
IV. O Renascimento representou a redescoberta do conhecimento e do estudo fora do âmbito do que era permitido pela Igreja.
Está correto o que se afirma em
A República tornou-se cenário das disputas entre as oligarquias, pouco dispostas a ceder parte do poder aos grupos opositores, uma vez que a maioria das pessoas eram excluídas do exercício cotidiano da cidadania.
Sobre o domínio oligárquico, analise as afirmativas a seguir.
I. As oligarquias que dominavam os Estados eram formadas por pobres e agricultores familiares de terras.
II. As oligarquias mais poderosas eram as de Salvador e Rio Grande do Sul que, durante muito tempo, se revezavam no poder elegendo a maioria dos presidentes da República.
III. Predominava no domínio oligárquico o voto de cabresto, que mantinha o eleitor sobre o jugo da vontade política dos coronéis.
IV. Os coronéis influenciavam no setor público, na distribuição dos cargos e das verbas e beneficiavam-se das obras públicas, montando um esquema de poder que envolvia o município, o Estado e o governo federal.
Está correto o que se afirma apenas em
O mundo grego antigo foi composto por várias cidades-Estado com características às vezes semelhantes e em outros momentos diferentes umas das outras. A Grécia não constituía uma unidade política, mas uma série de individualidades, o que não raramente levou a conflitos. Duas cidades se destacaram nos aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais:
Atenas e Esparta. Sobre a comparação entre Atenas e Esparta, podemos mencionar corretamente que:
A informação anterior faz menção à tentativa da camada burguesa de se inserir social e culturalmente na nova ordem trazida pela Idade Moderna.
Uma das estratégias utilizadas pela burguesia, nesse sentido, é:
A escravidão foi uma forma de trabalho muito presente durante a colonização portuguesa no Brasil, deixando fortes marcas nas sociedades do período.
Sobre o trabalho escravo no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.
I. Os escravos mais alforriados eram aqueles que atuavam em centros urbanos, como Minas Gerais, e nascidos no Brasil.
II. Um dos fatores responsáveis pela substituição dos índios pelos negros no trabalho escravo foi a atuação da Igreja Católica na catequização dos índios.
III. O valor de um escravo no mercado dependia, dentre outras coisas, da qualidade de seus dentes, da sua idade e se ele sabia falar português.
IV. As mulheres escravas trabalhavam apenas no âmbito doméstico, não realizando atividades comerciais.
Está correto o que se afirma apenas em
A respeito do tráfico atlântico e das sociedades escravistas na América portuguesa, assinale a alternativa correta.
Acerca das agendas econômica e trabalhista do Estado Novo (1937-1945), assinale a alternativa correta.
Em relação ao processo de abertura política do regime militar, assinale a alternativa correta.
Na década de 1930, o New Deal foi levado a cabo durante o governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945) e permaneceu, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), como uma referência importante para novas políticas econômicas e sociais, sobretudo na Europa. Essa referência é ligada à (ao)
As manifestações folclóricas mencionadas nesse excerto são as danças
Considerando que o texto se refere à atividade mineradora em Goiás, assinale a alternativa correta.
Em 1945, surgiu, em Goiás, a proposta de formação de um partido político para defender o retorno do País ao regime democrático, do qual havia sido afastado durante vários anos por Getúlio Vargas. Tratava-se da União Democrática Nacional (UDN).
Acerca da UDN, assinale a alternativa correta.