Pode ser considerado um grande entrave à preservação da documentação judiciária no Brasil
Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente.
Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções
do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações).
Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.
Os aspectos estéticos, políticos, retóricos e(ou) morais que frequentemente caracterizam a historiografia não necessariamente comprometem o seu valor epistêmico.
Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente.
Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções
do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações).
Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.
Uma das teses desenvolvidas no âmbito do narrativismo historiográfico é a de que seriam pouco significativas as diferenças entre as explicações do passado produzidas nos campos da historiografia e da filosofia especulativa da história.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue o item que se segue.
A chamada história serial constitui uma abordagem cujas aplicações atingiram especialmente estudos de história econômica e demográfica dirigidos à compreensão de tendências de longo prazo com base na análise de dados relativamente homogêneos.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue o item que se segue.
A micro-história define-se, em geral, pelo foco em experiências e(ou) personagens do passado marcados por características extraordinárias e, sobretudo, exóticas.
Não se pode coligir provas antes de se começar a pensar [...]. Isto porque pensar significa fazer perguntas, e nada constitui prova a não ser em relação a uma pergunta definida.
Robin Collingwood. A ideia de história. Lisboa: Presença, 1994, p. 346 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da problemática das fontes no ofício do historiador.
O caráter extremamente subjetivo que costuma marcar a produção de diários pessoais impossibilita o emprego de exemplares desse gênero textual como fontes históricas.
A respeito de história e memória social, julgue o item a seguir.
Ao trabalhar com a memória como fonte, o historiador dispõe de metodologia apropriada que lhe garante análise isenta e objetiva.
Considerando as figuras apresentadas, julgue o item seguinte, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.
Devido às características peculiares do império ultramarino português, a formação do Brasil não se confunde nem se circunscreve aos limites espaciais da colônia, tendo antes sido um processo ocorrido fora do território, no Atlântico.
"O império do Brasil é associação política de todos os cidadãos brasileiros. Eles formam uma nação livre, e independente, que não admite com qualquer outra laço algum de união ou federação que se oponha à sua independência."
Constituição de 1824, título I, art. 1.º.
A partir do fragmento de texto precedente, julgue o próximo item, a respeito da formação da nação brasileira.
O Estado Novo, instituído em 1937 por Getúlio Vargas, defendia e praticava a ampla e irrestrita liberdade de expressão, sem qualquer intervenção do Estado no controle e na produção de informações.
Julgue o item subsecutivo, referente à historiografia do século XIX.
A historiografia sobre a proclamação da República no Brasil é consensual em afirmar que a derrubada da monarquia portuguesa atendeu a fortes e generalizados apelos da população brasileira pela mudança do regime político.
No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue o item a seguir.
Novidades tecnológicas impactam a escrita da história: nos e-books, por exemplo, grande quantidade de fontes históricas pode integrar uma narrativa histórica.
Leia o texto e escolha a opção que completa corretamente o texto. “A primeira medida de regente de D. João (futuro D. João VI), que governava em nome de sua mãe ___________ logo que chegou ao Brasil, foi a abertura dos portos. […] D. João veio acompanhado de sua corte e da estrutura administrativa do império português que passou a ter como centro político-administrativo a cidade do Rio de Janeiro. Então foram criadas várias instituições: a Escola de Anatomia, ______________ e, em termos jornalís-ticos, ____________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do excerto acima
Leia o texto e classifique as afirmações com verdadeiro (v) ou falso (f) sobre Fritz Müller:
“Johann Friedrich Theodor Müller, ou mais conhecido como Fritz Müller, veio ao Brasil acompanhado de sua esposa e filha, em 1852, estabelecendo-se primeiramente na colônia de Blumenau, estado de Santa Catarina; chegando a morar também onze anos em Desterro, atual Florianópolis. Em terras brasileiras, Fritz Müller viveu até sua morte em 1897, passando desta forma quarenta e cinco anos no Brasil."
https://fritzmullernaturalista.wordpress.com/biografia/ (ZILLIG, 1997).
( ) É conhecido principalmente por suas correspondências trocadas com Charles Darwin na eclosão da teoria da seleção natural no século XIX.
( ) Escreveu 264 trabalhos científicos sobre diversos temas relacionados à evolução, fauna, flora e ecologia brasileiras.
( ) Realizou diversas viagens com Charles Darwin o que lhe permitiu escrever uma teoria sobre o mimetismo em borboletas.
( ) Devemos a ele a descoberta de inúmeras espécies vegetais e animais, bem como estudos sobre intera-ção planta-inseto, até então desconhecidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência completa de forma correta:
“Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. A imagem de um bem sucedido acordo café com leite entre _______________ e ________________ foi um acordo de alternância de ___________ entre os dois estados, e não passou de uma idealização de um processo muito mais caótico […], por causa de diferentes graus de envolvimento ________________________".
(TOPIK, 1989.s/p. Adaptado.)
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:
Para muitos pesquisadores, o século XIX é considerado marco zero na constituição da História enquanto disciplina e campo de estudos e pesquisas no Brasil. É fato conhecido dos estudiosos desse campo e reforçado pelas palavras de Carlos Leonardo Kelmer Mathias (2011, p. 41) que, nesse contexto, pode-se identificar que o Estado Imperial “estava em busca de sua afirmação enquanto nação e detinha uma orientação em sintonia com as tendências historiográficas caudatárias, fundamentalmente de matriz francesa”. Dessa forma, refletindo sobre as características fundadoras / balizadoras do ensino de história ao longo do século XIX, analise as afirmativas a seguir. I. O ensino de história nasceu sob a égide da elaboração dos agentes responsáveis por formar a nação, arquitetando um passado habilitado a homogeneizar e unificar as ações humanas na constituição de uma cultura nacional. II. A história ensinada era a história exclusiva da elite branca, voltada para Europa e para a mestiçagem da raça brasileira. III. A história ensinada, dada sua natureza caudatária, cuja matriz era o Colégio Pedro II, não costumava estar em sintonia com a história acadêmica, produzida pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Conforme as informações e reflexões desse autor em relação ao ensino de história no Brasil, ao longo do século XIX, estão corretas as afirmativas