O professor de História, ao estudar o Brasil do século XX, encontrará uma historiografia imensa sobre as principais figuras políticas, alguns considerados como mitos por alguns historiadores. Nesse processo de construção de figuras públicas, tivemos um líder paternalista, pacificador das relações sociais, defensor de interesse nacionais, destacando-se no cenário nacional no período de 1930 a 1945, trata-se de:
( ... ) os medievais, tal como uma das figuras exponenciais do Renascimento, tinham um profundo respeito pela herança da antiguidade clássica, ainda que não a aceitassem de modo tão acrílico como o fizeram alguns humanistas: e é na Idade Média que encontramos as origens das técnicas artísticas que viriam a ser aperfeiçoadas no período seguinte. WOODS, Thomas. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental São Paulo: Quadrante, 2008.
O movimento cultural, que floresceu na Europa entre os séculos XIV e XVI, conhecido por Renascimento, caracteriza-se por:
Dois séculos de revolução da vacina.
Um nobre e alguns escravos protagonizaram o início de uma história que revolucionou a saúde pública no Brasil. Atualmente consideradas imprescindíveis, as vacinas foram motivo de ojeriza logo após sua descoberta, no Reino Unido do final do século XVIII. Não à toa o Barão de Barbacena, com a benção do imperador D. Pedro 11, preferiu testá-las primeiro em sua mão de obra, que recebeu a inoculação de um material retirado das pústulas de animais e passado braço a braço ( ... ). Era a mais nova forma de combater a varíola, que matava milhares de pessoas no país. GRANDELLE, Renato. Dois séculos de revolução da vacina. O Globo, Especial Vacinação, 31/07/2018.
A vacinação, consagrada mundialmente pelo combate às doenças através da imunização, fez parte das medidas tomadas pelo Prefeito Pereira Passos para modernizar a cidade do Rio de Janeiro. No contexto das reformas urbanas (Reformas Pereira Passos), no ano de 1904, ocorreram revoltas como reaçãoa(s):
Com a morte de Mao Tsé-tung (China, 1976), o poder passou às mãos do grupo de Deng Xiaoping, que iniciou a política das Quatro Modernizações: da agricultura, da industrial, da ciência e tecnologia e da defesa militar.
Como parte das reformas, o governo chinês:
No período entre 1950 e 1980, ocorre o mais intenso processo de modernização pelo qual o país passou, alterando em profundidade a fisionomia social, econômica e política do Brasil. Transformações aceleradas verificam-se em todos os setores da vida brasileira, com alterações estruturais importantes, e definitivas, como a relação campo/cidade e a reafirmação de estruturas já implantadas antes de 1950: a industrialização, a concentração de renda e a integração no conjunto econômico capitalista mundial.
Pode-se considerar a mais importante das alterações econômicas no Brasil, entre 1950 e 1980, a:
Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo acerca da relação do Brasil com o continente africano, considerando a visão da historiadora Analúcia Pereira (2013). ( ) O vínculo do Brasil com o continente africano tem um passado forte em função do tráfico de escravos. Portanto, mesmo com o fim do tráfico escravagista, as políticas econômicas entre os dois países tiveram grandes avanços nas relações de cooperações entres os dois países. ( ) Historicamente o passado revela um vínculo entre o Brasil e o continente Africano, proporcionado pelo tráfico de escravos, porém o fim das relações escravistas e a implantação do sistema colonial criaram uma indiferença de cooperação entre ambos. ( ) Com o governo Lula, o Brasil proporcionou uma relação de cooperação com o continente Africano, uma política externa ativa e afirmativa. O ápice de cooperação entre Brasil e África se sistematizou durante o seu governo. ( ) A relação entre Brasil e a África, com o governo Lula, transcende o nível bilateral, a mesma configura um enorme significado de globalidade. É uma região com que a diplomacia brasileira estabeleceu grandes avanços. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Christian Jürgensen Thomsen foi um historiador e arqueologo dinamarques e se tornou famoso por ser o primeiro a propor o tipo de periodização das Idades da Pedra, do Bronze e do Ferro. Acerca de tal periodização é incorreto afirmar que:
O estudo da história, em um contexto acadêmico no período de instauração do governo republicano após o golpe militar e a proclamação da República em 1889, adotou um discurso com um papel:
A Resolução nº 04 de 2009, para uma Política nacional de educação inclusiva, estabelece que a Educação Especial se realiza:
A disseminação do modelo fabril, na Europa do início do século XIX, implicou em inovações na organização do trabalho, tais como
A multiplicidade de formas assumidas pela escravidão no Brasil do século XIX tornou impossível sua conceituação jurídica. A definição tradicional − escravo é o ser humano desprovido de liberdade e de propriedade − não dava mais conta da realidade, se é que algum dia chegou a dar.
(GRINBERG, Keila. Código Civil e Cidadania. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p. 57)
No âmbito da “multiplicidade de formas assumidas pela escravidão no século XIX", sobretudo em meio urbano, existia a possibilidade de
Entre as causas da Revolta da Vacina (1904), encontram-se
No debate historiográfico, vários autores sustentam a tese de que, apesar de autoritário e repressivo, o Estado Novo brasileiro não pode ser considerado tipicamente fascista, pois lhe faltava
Os Atos Institucionais editados e promulgados ao longo do Regime Militar brasileiro, além de versarem sobre vários temas específicos, foram fundamentais ao conferirem um fundamento normativo a uma marca política do regime, qual seja
Observe a charge abaixo.
O contexto de publicação desta charge foi marcado pela promulgação de uma nova constituição que