De acordo com texto Mercado do crack e violência urbana na cidade de Belo Horizonte de autoria de Luís Flávio Sapori e outros (2012), é CORRETO afirmar que:
Analise o texto abaixo:
Os caboclos catarinenses da região ______(1)______ viviam em fazendas ou pequenas propriedades e vilas ligadas por caminhos abertos na mata. Nessas paragens as autoridades governamentais, pastores e padres eram personagens que raramente se faziam. Os habitantes da região recebiam a ajuda e as bênçãos dos monges, como João Maria, que não eram sacerdotes da igreja Católica. Algumas das tradições culturais caboclas, como o Terço Cantado,_____(2) _____ e a fé nos Poços de São João Maria, que ainda são cultuadas, na região mesmo na capital do Estado.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Considere a seguir as afirmativas relacionadas à formação do território do Mato Grosso, nos diferentes períodos da história do Brasil e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Conquistas dos bandeirantes, na região do Mato Grosso, foram reconhecidas pelo Tratado de Madrid, em 1750.
( ) A capitania de Mato Grosso foi criada pelo governo colonial português em 1630, desmembrando-o da província do Amazonas.
( ) A província do Mato Grosso passou a ser chamada de estado do Mato Grosso após a Proclamação da República, em 1989.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Rio Branco, a capital do Acre, conta com 135 anos desde sua fundação. Mediante os itens da resposta, qual o fato que contribuiu de maneira relevante para a origem da cidade do Rio Branco?
O sete de abri de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 1822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O govemo do país por si mesmo, levado a efeito pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas porgrupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos.
CARVALHO, J. Murilo. Documentação política, 1808-1840. In: “Brasiliana da Biblioteca Nacional”. Nova Fronteira, 2001.
O período que se iniciou com a abdicação de D. Pedro | foi considerado o mais agitado do Império. À época foi consolidado o processo de independência, que acabou evidenciando as divisões nointerior das elites dominantes, abrindo espaço para as revoltas, ou de cunholiberal ou populares. Essa agitação política atingiu inúmeras províncias, incluindo a de Mato Grosso, que foi palco da revolta conhecida como Rusga, que eclodiu na noite de 30 de maio de 1834.
Considerando-se o conturbado Período Regencial (1831-1840) e as Revoltas Provinciais, em geral, e a Rusga, em particular, é correto afirmar que:
A Constituição vigente produz uma significativa revolução na natureza jurídica e política do Distrito Federal (DF). A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e também do DF.
Disponível em: <http://www2.senado.leg.br>. Acesso em: 23 maio 2019, com adaptações
Quanto à natureza jurídica e política do DF, assinale a alternativa correta.
O Distrito Federal registrou, de 2000 a 2010, uma das menores taxas de fecundidade do País. A principal queda está entre as mulheres de 15 a 24 anos de idade. As brasilienses passaram a dar à luz mais velhas.
Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br>. Acesso em: 23 maio 2019, com adaptações.
Com base no exposto, assinale a alternativa correspondente ao fator que justifica a baixa taxa de fecundidade no Distrito Federal.
A era história desses últimos 30 anos tem sido uma era de indefinições e de incertezas quanto aos rumos do país e aos horizontes das novas gerações.
Nesses 30 anos, o Brasil transitou da alegria e da esperança sem medidas para o ceticismo e o desalento, da euforia para o desencanto, da certeza de que estávamos no rumo certo das possibilidades que a História nos abria para o vazio e o abismo. Imaginávamos que éramos de esquerda para descobrir ao fim e ao cabo que éramos uma direita disfarçada, incapazes de revolucionar o modo de vida porque algemados numa concepção estatista do poder e numa consciência política pobre de tipo arcaico. Perdidos no redemoinho que nos joga, ao mesmo tempo, para as alturas do radicalismo verbal e para as profundezas do realismo reacionário do passado que nos domina e regula. Mergulhamos no tempo da indefinição e da indecisão.
Nesse novo tempo, a criminalidade organizada se difundiu e se tornou influente, o medo, a insegurança e a incerteza se tornaram componentes da estrutura de personalidade dos brasileiros, as novas gerações passaram a se comportar como adultas, amadurecidas à força, o autoritarismo autocrático foi confundido com a democracia. Difundiu-se entre nós a concepção de que democracia é a multiplicação dos comportamentos autoritários gestados e difundidos durante a ditadura. A reação contra a ditadura não foi reação pela democracia, mas difusão do direito de ser ditatorial e intolerante como ela foi – a “democratização” do mandonismo. O capitalismo que a ditadura favoreceu, e incrementou tornou-se o capitalismo da corrupção, da propina, do favorecimento escuso. Aqui, o capitalismo não reproduziu o modelo da ética protestante que o concebeu. Temos o nosso capitalismo, o da “Lei de Gerson”, o “João sem braço”, o dinheiro circulando livremente entre o lucro legítimo, o crime organizado e o poder desorganizado. Esses 30 anos foram os anos da lenta e segura edificação da desordem, que impõe ao cidadão a busca constante de estratégias de sobrevivência, de reaprender regras todos os dias porque as regras aqui não são mudadas por convenção mas por esperteza de quem manda e de quem pode. Nesses 30 anos o Brasil aniquilou a política.
MARTINS, José de Souza. Sociedade Brasileira. O Brasil no Contexto (1987-2017). São Paulo: Contexto, 2017, página 25-27, adaptado.
Sobre o texto do intelectual José de Souza Martins, apresentado nesta questão, é coerente afirmar que a reflexão deste pensador sobre a realidade do Brasil está inserida no contexto de que:
Com relação a aspectos geográficos e políticos do Distrito Federal (DF), julgue:
As regiões administrativas, popularmente conhecidas como cidades satélites, possuem autonomia político-administrativa semelhante à dos municípios brasileiros.
A tabela seguinte mostra dados de 2015 a respeito da realidade étnica e social do DF.

CODEPLAN. Pesquisa distrital por amostra de domicílios – PDAD-DF, 2015 (com adaptações).
Considerando essa tabela, julgue:
Conforme os dados apresentados, a população não negra do DF é menor que a população negra e os padrões de distribuição das faixas de renda entre essas populações são considerados equivalentes.
Observe a representação abaixo:

Os depósitos sedimentares da bacia do Parnaíba, ilustrados na figura acima,
O Mato Grosso é um estado peculiar nos respectivos aspectos físicos e ganha grande destaque no cenário nacional. Com relação a tais aspectos e a assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.
Trata-se de dança popular típica do litoral catarinense, em especial da Ilha de Santa Catarina.
Tem a forma de pantomima, com poucos diálogos, e é ritmada por cantigas que acompanham o desenrolar do ato.
Assinale a alternativa que indica a manifestação folclórica descrita no texto
Em Araguari foi inaugurada a primeira Ludoteca da região do triângulo mineiro, considerada uma das mais completas do Brasil. Com mais de 180 jogos de tabuleiro, a Ludoteca está à disposição de todos os estudantes das escolas e faculdades da região, alinhando aprendizado com diversão por meio dos jogos. Ela recebe a denominação de
Foi um Plano de ações das Nações Unidas criado e aprovado ao longo da Rio -92 com intuito de garantir o desenvolvimento sustentável pleno no planeta ao longo do Século XXI. Trata-se da: