Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1999 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O ambiente de negócio se caracteriza pela intensa competição, o que origina a necessidade de inovação constante e a busca diária pela eficiência operacional em detrimento da eficácia estratégica. Qual das alternativas é um exemplo correto de aplicação da TIC em um ambiente de negócios?

Quando os processos estão definidos, a empresa ganha vantagem competitiva, pois a inteligência estará no processo e qualquer um poderá executá-lo. Esse é um dos benefícios, da governança de TIC. Assinale a alternativa correta que contém outras vantagens da governança de TIC.

Analise as seguintes afirmações relativas ao Gerenciamento de Incidentes de acordo com os princípios do ITIL.

I. A priorização de incidentes é um processo dinâmico que depende unicamente da severidade do impacto no negócio, sem considerar a urgência relacionada à resolução do incidente.
II. A categorização apropriada de incidentes, durante sua identificação inicial, é fundamental para direcionar o incidente à equipe de resolução mais apropriada e para facilitar a análise de tendências de incidentes ao longo do tempo.
III. O uso de uma base de conhecimento atualizada e acessível é recomendado para apoiar a resolução de incidentes, permitindo que as equipes de suporte encontrem soluções conhecidas ou procedimentos de trabalho padrão de forma mais eficiente.

Está correto o que se afirma em 

No processo inicial de planejamento para a contratação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), destaca-se a importância de um documento preliminar. 
Esse documento, fundamental para definir o interesse público envolvido, identificar a solução adequada e estabelecer a base para a elaboração do Termo de Referência é denominado

A Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) é o principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital do Poder Judiciário. Essa Estratégia estabelece que todos os órgãos do Poder Judiciário deverão constituir ou manter um Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e que suas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação deverão constituir e manter um Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.Considerando as competências estabelecidas na ENTIC-JUD, é correto afirmar que o Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação tem entre suas atribuições:

O conselho de governança de tecnologia da Informação (TI) de um determinado tribunal de justiça está reunido para efetuar uma série de definições.

O conselho de governança de TI deve definir:

Analisando os processos de negócio do TJMS, o analista Fausto verificou que alguns fluxos são compostos por atividades executadas por diferentes unidades organizacionais. Para automatizar esses fluxos de trabalho, Fausto começou a modelar o respectivo sistema de informação.

Utilizando o Diagrama de Atividades da UML para modelar as atividades, particionando em grupos representando as diferentes unidades organizacionais, Fausto deve usar um(a):

O ambiente de negócio se caracteriza pela intensa competição, o que origina a necessidade de inovação constante e a busca diária pela eficiência operacional em detrimento da eficácia estratégica. Qual das alternativas é um exemplo correto de aplicação da TIC em um ambiente de negócios?

Quando os processos estão definidos, a empresa ganha vantagem competitiva, pois a inteligência estará no processo e qualquer um poderá executá-lo. Esse é um dos benefícios, da governança de TIC.

Assinale a alternativa correta que contém outras vantagens da governança de TIC.

Governança Corporativa e a governança de TI, tem como um dos seus objetivos o sistema de relacionamento que envolve, principalmente, os stakeholders, profissionais de TIC, executivos e outros. Ela envolve processos, costumes, políticas e procedimentos que determinam as práticas corporativas atuais. Qual das alternativas representa corretamente o significado de stakeholders?

O modelo do CMMI 2.0 está organizado em áreas de prática, que se agrupam em áreas de capacidade, que, por sua vez, são agrupadas em 4 categorias.  A área de prática “Resolução e Prevenção de Incidentes” (Incident Resolution & Prevention – IRP) está agrupada dentro da categoria

No contexto do ITIL v4, o Sistema de Valor de Serviço (SVS) desempenha um papel crucial na facilitação da cocriação de valor através da gestão de produtos, serviços e relações.
Considerando os componentes e as funções do SVS, analise as afirmações a seguir.

I. Uma das principais funções do SVS é a Cadeia de Valor de Serviço, que transforma demandas em valor por meio de um conjunto de atividades interconectadas.
II. Práticas de ITIL, tais como Gerenciamento de Problema e Gerenciamento de Mudança, operam independentemente do SVS, não influenciando nem sendo influenciadas pela estratégia global de serviço.
III. O SVS promove a utilização da Governança exclusivamente como um mecanismo de controle, distanciando-se das práticas operacionais e do gerenciamento cotidiano dos serviços de TI.

Está correto o que se afirma em

No contexto da Instrução Normativa SGD/ME nº 94/2022, analise as afirmativas a seguir.

I. As contratações de soluções de TIC devem estar em consonância com o PDTIC do órgão ou entidade integrante do SISP.
II. As contratações de TIC devem seguir as fases de planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão do contrato.
III. A realização de uma audiência pública é obrigatória para todas as contratações de TIC, a fim de coletar feedback do público sobre o Termo de Referência.

Está correto o que se afirma em

Laura precisa utilizar duas estruturas de governança de Tecnologia da Informação, uma direcionada para os requisitos do negócio e outra com foco no gerenciamento de serviços de TI. Nesse caso, Laura utilizará, respectivamente:

Em sua versão 4, a Information Technology Infrastructure Library (ITIL), traz 7 (sete) princípios orientadores que devem ser observados pelo profissional que utiliza essa importante biblioteca. Um desses princípios é descrito como: “Recursos de todos os tipos, especialmente recursos humanos, devem ser usados da melhor forma. Elimine tudo o que é realmente um desperdício e use a tecnologia para alcançar tudo o que é capaz. A intervenção humana só deve acontecer onde realmente agregar valor.”. 

Assinale a alternativa que traz o nome deste princípio orientador da ITILv4.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282