O ambiente de negócio se caracteriza pela intensa competição, o que origina a necessidade de inovação constante e a busca diária pela eficiência operacional em detrimento da eficácia estratégica. Qual das alternativas é um exemplo correto de aplicação da TIC em um ambiente de negócios?
Quando os processos estão definidos, a empresa ganha vantagem competitiva, pois a inteligência estará no processo e qualquer um poderá executá-lo. Esse é um dos benefícios, da governança de TIC. Assinale a alternativa correta que contém outras vantagens da governança de TIC.
Analise as seguintes afirmações relativas ao Gerenciamento de Incidentes de acordo com os princípios do ITIL.
I. A priorização de incidentes é um processo dinâmico que depende unicamente da severidade do impacto no negócio, sem considerar a urgência relacionada à resolução do incidente.
II. A categorização apropriada de incidentes, durante sua identificação inicial, é fundamental para direcionar o incidente à equipe de resolução mais apropriada e para facilitar a análise de tendências de incidentes ao longo do tempo.
III. O uso de uma base de conhecimento atualizada e acessível é recomendado para apoiar a resolução de incidentes, permitindo que as equipes de suporte encontrem soluções conhecidas ou procedimentos de trabalho padrão de forma mais eficiente.
Está correto o que se afirma em
No processo inicial de planejamento para a contratação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), destaca-se a importância de um documento preliminar.
Esse documento, fundamental para definir o interesse público envolvido, identificar a solução adequada e estabelecer a base para a elaboração do Termo de Referência é denominado
A Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) é o principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital do Poder Judiciário. Essa Estratégia estabelece que todos os órgãos do Poder Judiciário deverão constituir ou manter um Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e que suas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação deverão constituir e manter um Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.Considerando as competências estabelecidas na ENTIC-JUD, é correto afirmar que o Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação tem entre suas atribuições:
O conselho de governança de tecnologia da Informação (TI) de um determinado tribunal de justiça está reunido para efetuar uma série de definições.
O conselho de governança de TI deve definir:
Analisando os processos de negócio do TJMS, o analista Fausto verificou que alguns fluxos são compostos por atividades executadas por diferentes unidades organizacionais. Para automatizar esses fluxos de trabalho, Fausto começou a modelar o respectivo sistema de informação.
Utilizando o Diagrama de Atividades da UML para modelar as atividades, particionando em grupos representando as diferentes unidades organizacionais, Fausto deve usar um(a):
O ambiente de negócio se caracteriza pela intensa competição, o que origina a necessidade de inovação constante e a busca diária pela eficiência operacional em detrimento da eficácia estratégica. Qual das alternativas é um exemplo correto de aplicação da TIC em um ambiente de negócios?
Quando os processos estão definidos, a empresa ganha vantagem competitiva, pois a inteligência estará no processo e qualquer um poderá executá-lo. Esse é um dos benefícios, da governança de TIC.
Assinale a alternativa correta que contém outras vantagens da governança de TIC.
Governança Corporativa e a governança de TI, tem como um dos seus objetivos o sistema de relacionamento que envolve, principalmente, os stakeholders, profissionais de TIC, executivos e outros. Ela envolve processos, costumes, políticas e procedimentos que determinam as práticas corporativas atuais. Qual das alternativas representa corretamente o significado de stakeholders?
O modelo do CMMI 2.0 está organizado em áreas de prática, que se agrupam em áreas de capacidade, que, por sua vez, são agrupadas em 4 categorias. A área de prática “Resolução e Prevenção de Incidentes” (Incident Resolution & Prevention – IRP) está agrupada dentro da categoria
No contexto do ITIL v4, o Sistema de Valor de Serviço (SVS) desempenha um papel crucial na facilitação da cocriação de valor através da gestão de produtos, serviços e relações.
Considerando os componentes e as funções do SVS, analise as afirmações a seguir.
I. Uma das principais funções do SVS é a Cadeia de Valor de Serviço, que transforma demandas em valor por meio de um conjunto de atividades interconectadas.
II. Práticas de ITIL, tais como Gerenciamento de Problema e Gerenciamento de Mudança, operam independentemente do SVS, não influenciando nem sendo influenciadas pela estratégia global de serviço.
III. O SVS promove a utilização da Governança exclusivamente como um mecanismo de controle, distanciando-se das práticas operacionais e do gerenciamento cotidiano dos serviços de TI.
Está correto o que se afirma em
No contexto da Instrução Normativa SGD/ME nº 94/2022, analise as afirmativas a seguir.
I. As contratações de soluções de TIC devem estar em consonância com o PDTIC do órgão ou entidade integrante do SISP.
II. As contratações de TIC devem seguir as fases de planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão do contrato.
III. A realização de uma audiência pública é obrigatória para todas as contratações de TIC, a fim de coletar feedback do público sobre o Termo de Referência.
Está correto o que se afirma em
Laura precisa utilizar duas estruturas de governança de Tecnologia da Informação, uma direcionada para os requisitos do negócio e outra com foco no gerenciamento de serviços de TI. Nesse caso, Laura utilizará, respectivamente:
Em sua versão 4, a Information Technology Infrastructure Library (ITIL), traz 7 (sete) princípios orientadores que devem ser observados pelo profissional que utiliza essa importante biblioteca. Um desses princípios é descrito como: “Recursos de todos os tipos, especialmente recursos humanos, devem ser usados da melhor forma. Elimine tudo o que é realmente um desperdício e use a tecnologia para alcançar tudo o que é capaz. A intervenção humana só deve acontecer onde realmente agregar valor.”.
Assinale a alternativa que traz o nome deste princípio orientador da ITILv4.