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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Segundo a norma ISO/IEC 12207, as atividades de projeto de software, construção do software, integração do software e
manutenção do software fazem parte do processo de

Julgue os próximos itens, referentes à qualidade de software

Na metodologia MPSBR, o nível de maturidade denominado parcialmente definido é aquele em que se avalia o desempenho dos processos, além de sua gerência quantitativa; em processos desse nível, devem ser utilizadas técnicas estatísticas e outras técnicas quantitativas para se determinar ou prever o alcance de objetivos. 

Em um período de 24 horas, um servidor de um sistema com Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement – SLA) diário de 96% sofreu 3 paradas, sinalizando necessidade de manutenção preventiva. As paradas tiveram as seguintes durações:


1ª parada: 45min;
2ª parada: 1 hora e 15 minutos; e
3ª parada: 15 minutos.


O MTBF (Tempo Médio entre Falhas) desse servidor é de:

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) visa a orientar a organização no uso correto de seus recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação, visando à melhoria contínua da governança.A equipe de elaboração do PDTIC é responsável por:

Para a adequada implementação do COBIT 2019, é essencial entender seus conceitos e componentes fundamentais.

O componente do sistema de governança fundamental para traduzir o comportamento desejado em orientações práticas para a gestão do dia a dia é o seguinte: 

Considerando a progressiva integração entre as práticas de ITIL e os serviços baseados em computação em nuvem, analise as estratégias a seguir e assinale a que se alinha corretamente aos princípios do ITIL para enfrentar os desafios específicos da computação em nuvem.

Considerando as diretrizes da Instrução Normativa SGD/ME nº 94 para a contratação de serviços em nuvem, analise as seguintes afirmações:

I. A contratação de serviços em nuvem está restrita a fornecedores nacionais, como parte das políticas de segurança nacional e proteção de dados.
II. As contratações de serviços em nuvem pelos órgãos e entidades do SISP devem aderir às normas de segurança publicadas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), garantindo a conformidade com os padrões de segurança da informação.
III. Órgãos e entidades devem priorizar a criação, ampliação ou renovação de infraestrutura de centro de dados exclusivamente por meio de serviços em nuvem, sem a necessidade de avaliação técnica prévia para justificar outras formas de implementação.

Está correto o que se afirma em 

No contexto da norma ISO/IEC 20000:2018 para a gestão de serviços de Tecnologia da Informação, assinale a afirmativa correta.

Entre os princípios orientadores da ITIL v4, encontra-se


I manter os processos simples e práticos.
II evitar concentrar-se no valor.
III pensar e trabalhar com foco em pequenas partes individuais.
IV começar pelos itens mais difíceis de gerenciamento.


Assinale a opção correta.

Segundo a norma ABNT ISO/IEC12207, os processos fundamentais do ciclo de vida de software são

Julgue os próximos itens, referentes à qualidade de software

No nível organizacional, a equipe de gerenciamento de qualidade de software deve ocupar-se do estabelecimento de um framework de processos organizacionais e padrões que levem a softwares de alta qualidade, ou seja, a equipe deve assumir a responsabilidade de definir processos de desenvolvimento do software e padrões que devem ser usados, bem como elaborar a documentação relacionada. 

Um dos princípios do modelo COBIT é traduzir as necessidades das partes interessadas em uma estratégia exequível pela organização. Para isso, o modelo apresenta um mecanismo conhecido como cascata de objetivos, que suporta a tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos e objetivos de TI. Nesse contexto, o modelo COBIT apresenta os objetivos de TI estruturados de acordo com as dimensões do balanced scorecard de TI (BSC de TI). 

O objetivo “Compromisso da gerência executiva com a tomada de decisões de TI” está relacionado à seguinte dimensão do BSC de TI:

Amanda trabalha em uma prestadora de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Com o objetivo de avaliar se o serviço prestado facilitará a criação de valor para os clientes, ela deverá verificar se o serviço deve apoiar o desempenho do consumidor ou remover restrições do consumidor. Outro fator a ser avaliado é se o serviço é adequado ao uso, cumprindo todas as condições definidas e acordadas.

Segundo o ITIL V4 utilizado pela empresa de Amanda, os conceitos a serem avaliados por ela deverão ser:

No processo de acompanhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), os indicadores que são empregados para a mensuração de esforço e refletem a execução, a economicidade e a excelência na realização das ações são indicadores:

O diretor de uma empresa está em busca de uma solução de IoT que permita o desenvolvimento das suas áreas internas, aumentando o controle e distribuição de produtos.

A tecnologia RFID foi apresentada como solução, devido ao fato de:

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