A identificação, a medida e o período de revisão dos Fatores Críticos de Sucesso (CSF), para determinar os ativos requeridos para implementar satisfatoriamente o serviço desejado, são definidos no ITIL dentro do estágio
NÃO é um objetivo de controle detalhado, definido no COBIT, para o processo "Definir um plano estratégico de TI":
Sobre Cobit Framework 4.1, considere:
(I) Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócios? (II) O desempenho da TI pode ser associado aos objetivos de negócio?
Os itens I e II estão, respectivamente, associados aos domínios
No âmbito da gerência de Configuração e Mudança de Software, ao conjunto de um ou mais itens de configuração identificados e liberados para uso, independente de suas versões, dá-se o nome de
O estágio do ciclo de vida de serviço ITIL V3 que define os quatro Ps da estratégia (Perspectiva, Posição, Plano e Padrão) é chamado de:
No COBIT, os objetivos de controle gerenciar projetos e gerenciar a qualidade para satisfazer os requisitos de negócios pertencem ao domínio:
Acerca do modelo COBIT 4.1, julgue os itens a seguir.
No modelo COBIT, o conceito de eficiência está relacionado à informação relevante e pertinente para o processo de negócio, bem como ao fato de a informação ser entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.
Julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos, processos
e funções da ITIL V3.
O alinhamento estratégico com o negócio pode ser medido pelo grau de alinhamento do serviço de TI com as atuais e futuras necessidades do negócio.
Acerca de PMBOK, 4.ª edição, julgue os itens subsequentes.
O Índice de Desempenho de Custos é igual à razão entre Valor Agregado e o Custo Real.
Com relação ao modelo COBIT 4.1, julgue os itens a seguir.
A estrutura do COBIT foi idealizada para controlar, nas organizações, os recursos de TI e os recursos humanos envolvidos nesse processo.
Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.
No que diz respeito ao desenvolvimento da estratégia de serviço na organização, é necessário considerar o estilo de gestão organizacional dominante na empresa, o qual pode apresentar os seguintes estágios ou níveis de maturidade: rede, diretivo, delegação, coordenação e colaboração.
Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.
A orientação complementar à ITIL v.3 consiste em um conjunto de publicações que são destinadas a adaptar a implementação e a utilização das práticas do núcleo da ITIL para diferentes setores empresariais, tipos de empresas e plataformas tecnológicas.
Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens
subsequentes.
Do escopo da estratégia de serviço constam os processos de gerenciamento financeiro, o de gerenciamento do portfólio de serviços e o de gerenciamento da demanda.
Acerca de processos e áreas de conhecimento da 4ª edição do
PMBOK, julgue os itens seguintes.
Os riscos desconhecidos podem representar uma ameaça ou uma oportunidade, por isso, o gerente de projeto deve manter reserva dos seus recursos para controlá-los quando necessário.
Julgue os próximos itens, segundo a Instrução Normativa n.º
4/2008, do MPOG, que dispõe acerca do processo de contratação
de serviços de tecnologia da informação (TI) pela administração
pública federal direta, autárquica e fundacional.
O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) é um instrumento de diagnóstico e gestão dos recursos e processos de TI, que visa a atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para determinado período, sem considerar aspectos de planejamento.