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A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

Nas organizações, grupos informais que passem por processo de divisão do trabalho, coordenação e definição de propósito tornam-se mais formais, o que permite até mesmo a geração de equipes funcionais dentro do contexto organizacional.

Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.

A gestão de pessoas deve incentivar e promover o desenvolvimento do capital humano da instituição com a implantação de organizações de aprendizagem, fundamental para desenvolver a capacidade de aprender em todos os níveis e, consequentemente, melhorar o desempenho.

Quando se pensa o treinamento e o desenvolvimento de pessoas nas organizações (T&D), além do fator mudança, outros fatores precisam ser considerados, tais como: compromisso dos especialistas e dos generalistas, avanços da tecnologia, complexidade organizacional, princípios de aprendizagem e outros processos de Gestão de Pessoas. Levando em consideração esses fatores que impactam nos esforços de T&D, assinale a alternativa correta.

Julgue o item seguinte acerca de treinamento e desenvolvimento.

É de grande importância que se tenha um feedback do treinamento realizado para aferir resultados alcançados comparativamente àquilo que foi planejado e esperado pela empresa. Com o feedback, pode‐se identificar também processos que precisam de melhoria ou aperfeiçoamento para futuras reaplicações.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Uma maneira de se levantarem necessidades de desenvolvimento de competências é questionar os trabalhadores sobre os cursos que desejam realizar no futuro; outra, é solicitar que ordenem suas demandas de treinamento consultando uma lista prévia de cursos.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação.

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

A modelagem comportamental é estruturada a partir dos princípios do autogerenciamento e da estruturação positiva, que são postos em prática a partir do estabelecimento, pelo próprio participante, de objetivos, prazos e mecanismos de autorreforçamento e auto-observação.

Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue o item seguinte.

Na gestão da qualidade do serviço de enfermagem, os manuais de enfermagem fazem referência a indicadores que metrificam essa qualidade; por exemplo, o indicador índice de treinamento de profissionais de enfermagem mede o grau de treinamento e capacitação do profissional, desconsiderando-se, nesse caso, os cursos de formação profissional.

Julgue o item seguinte acerca de treinamento e desenvolvimento.

Um treinamento possui dois objetivos muito importantes. O primeiro é o objetivo específico, que traz a qualificação do profissional e a oportunidade de elevar seus conhecimentos, estando sempre atualizado às inovações dentro das suas atividades. Já o segundo é o objetivo genérico, que, por sua vez, visa a trazer a oportunidade de elevar o desenvolvimento do empregado, ou seja, a desenvolver a motivação dentro da organização.

A respeito de gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.

No mundo contemporâneo, um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento de mudanças reativas e proativas nas organizações de trabalho.

Julgue o seguinte item, relativo ao comportamento humano em organizações e a aspectos relacionados.

Depressão e alcoolismo são exemplos de acometimentos que podem ocorrer em razão de condições precárias de saúde e segurança no trabalho.

A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

A capacidade do indivíduo de analisar, compreender e desenvolver as próprias potencialidades é característica relativa à competência interpessoal.

Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue o item seguinte.

A necessidade do aumento da produtividade nas organizações tornou o trabalho mais flexível, o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Se o levantamento de necessidades focalizar as competências individuais, deverá considerar não as lacunas nos repertórios de conhecimentos, habilidade e atitudes necessários ao bom desempenho, mas o próprio desempenho no trabalho.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Treinamento, educação e desenvolvimento se distinguem por visarem conteúdos instrucionais diferentes: o treinamento atualiza o repertório de conhecimentos dos indivíduos; a educação os torna hábeis para desafios futuro no trabalho; e o desenvolvimento ajusta as atitudes dos trabalhadores conforme os valores organizacionais.

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