Considerando a dicotomia gerente vs. líder nos estudos sobre liderança, corresponde a um líder no sentido contemporâneo do termo aquele que
Se uma pessoa exerce influência sobre outra por saber fazer o trabalho de forma exemplar, então, nesse caso, a relação de poder entre ambas baseia-se na referência que uma é para a outra.
A teoria da liderança transformacional baseia-se em traços de personalidade.
Nas organizações, tanto as características individuais quanto as condições organizacionais referentes às interações entre líder e liderado ou supervisor e subordinado determinam o exercício do poder
A autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Uma característica da autoridade formal é de que
Segundo Hersey e Blanchard existem quatro estilos ou formas de liderança. O Estilo 2 compreende
No que concerne a liderança, assinale a opção correta.
Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.
As lideranças transformacional e transacional assemelham-se quanto ao estilo comportamental do líder, sendo elemento comum dessas abordagens a capacidade de adequação do comportamento de liderança ao contexto.
Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para
Para fazer diferença como líder, o gerente de RH de uma empresa defende a utilização do modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard.
O argumento utilizado por esse gerente para justificar sua preferência é que a adoção desse modelo permite que seja(m)
Não há liderança sem poder. Segundo Galbraith há três instrumentos para o exercício do poder. Por detrás desses três instrumentos estão três fontes de poder. A fonte mais importante nas sociedades modernas está ligada ao poder condicionado. Essa fonte de poder é a
A liderança manifesta-se na realização de metas por meio da direção de colaboradores. Várias diferenças podem ser mencionadas entre a autoridade formal e a liderança. Assinale, entre as características a seguir, a que corresponde à liderança.
Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima,
julgue os itens que se seguem.
O líder deve despertar virtudes pessoais em cada indivíduo e apontar um norte para a direção dos esforços do grupo.
A administração de recursos humanos está relacionada a todas as funções do processo administrativo, referindo-se a políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, dirigir seu comportamento em direção ao alcance de objetivos e metas, podendo ser orientada para pessoas e também para tarefas.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas
organizações.
A atuação profissional do psicólogo organizacional e do trabalho se divide basicamente em duas dimensões: psicologia organizacional (liderança, cultura, mudança) e psicologia do trabalho (mercado, desemprego, saúde).