A avaliação de desempenho realizada no serviço público é um instrumento de
Uma organização quer aprimorar o controle e a avaliação do desempenho dos processos das suas diversas áreas, por meio da adoção de indicadores de desempenho.
São indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional dos processos da área de recursos humanos:
A empresa X adota um método de avaliação de desempenho bastante tradicional. Ele consiste em avaliar o desempenho dos funcionários por meio de um conjunto de frases descritivas dispostas em blocos, que focam em aspectos comportamentais relevantes. Em cada bloco, o avaliador deve apontar duas frases: a que melhor representa o desempenho do funcionário e a que menos o representa.
Esse método de avaliação de desempenho é conhecido como e tem entre suas principais vantagens, respectivamente:
A avaliação de desempenho é um tema constante e corriqueiro na vida particular das pessoas. O mesmo ocorre nas organizações. Sempre nos defrontamos com a necessidade de avaliar os mais diferentes desempenhos: financeiro, humano, operacional, em vendas, em marketing. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que define inadequadamente Avaliação de Desempenho.
As perspectivas do Balanced Scorecard estão listadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação à avaliação de desempenho, tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais dos colaboradores. Trata-se de
A organização XYZ é composta por equipes de trabalho pequenas. Na XYZ, o método de avaliação do desempenho humano consiste na comparação de cada funcionário com cada um dos demais membros de sua equipe, ordenando-se, ao final, os funcionários de acordo com as classificações obtidas.
Esse método tradicional de avaliação de desempenho é conhecido como:
A avaliação de desempenho realizada de forma circular por todos os elementos que mantêm algum tipo de interação com a pessoa que está sendo avaliada é denominada
Configuram-se como métodos de avaliação de desempenho:
Consiste em mensurar os resultados obtidos pelos empregados durante sua permanência na empresa.
Quanto a desempenho profissional, julgue:
Os chefes aplicam avaliações de desempenho, principalmente, para obter informações importantes para as decisões sobre promoções e aumento de salário, desenvolver um plano para corrigir qualquer deficiência que possa ter sido revelada pela avaliação, reforçar pontos positivos do desempenho dos funcionários e avaliar o planejamento de carreira.
Quanto a desempenho profissional, julgue:
A avaliação do desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e a liderança e representa uma
técnica de direção imprescindível na atividade administrativa. É um excelente meio, que localiza os problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo e de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento e, consequentemente, os meios e programas para eliminar ou neutralizar tais problemas.
Acerca de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
A qualidade de vida no trabalho é um conceito que envolve questões relacionadas tanto ao ambiente físico de trabalho quanto aos aspectos psicológicos do local de trabalho.
Com base no texto a seguir e considerando a gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Cléo trabalha em uma universidade federal e é responsável pelo setor de gestão de pessoas da instituição. Em recente entrevista ao setor de comunicação da universidade, Cléo destacou duas iniciativas recentes de sua gestão: a) a criação de uma escola de líderes com o objetivo de oportunizar aprendizagem ampla aos servidores, desenvolvendo seus conhecimentos, habilidades e atitudes; b) a implantação do feedback 360 graus. I. A iniciativa “a” de Cléo pode ser relacionada à área de desenvolvimento de pessoas. II. A iniciativa “b” de Cléo pode ser relacionada à área de avaliação de pessoas. III. Ambas as iniciativas podem ser relacionadas às áreas de planejamento de pessoas.
Com relação à gestão de pessoas, à gestão de qualidade, à gestão de projetos e à gestão de processos, julgue o item. Para avaliar se o desempenho de candidatos em processos de seleção corresponderá ao desempenho futuro no trabalho, é suficiente que haja validade de conteúdo e de conceito das técnicas de seleção aplicadas.