Sobre o comportamento geomecânico de litotipos, fazem-se as seguintes afirmações:
I. A possibilidade de ruptura das fundações lançadas sobre rochas magmáticas plutônicas maciças, como granitos e noritos, é remota, pois sua resistência é muitíssimo superior a qualquer carga que se lhe possamos querer acrescentar.
II. A possibilidade de ruptura das fundações lançadas sobre rochas magmáticas vulcânicas, como riolitos e andesitos, é aumentada pela elevada frequência com que esses materiais são associados a descontinuidades de diversas geometrias.
III. Rochas metamórficas de alto grau, como gneisses, têm desempenho geotécnico semelhante ao de granitoides, ainda que apresentem, localmente, tendência ao desenvolvimento de textura foliada graças à orientação de filossilicatos.
Está CORRETO o que se afirma em:
INSTRUÇÃO: As informações seguintes fazem referência contextual à questão.
O lago da UHE Três Marias tem, obviamente, vazões afluente e defluente distintas (CEMIG 2018) em função de diversos fatores naturais e antrópicos. Esses regimes são apresentados, nos gráficos abaixo, para o período compreendido entre agosto/2017 e dezembro/2017. Atente-se para as diferentes escalas no eixo das ordenadas.
Fazem-se as seguintes afirmações:
I. A curva que se refere à vazão afluente corresponde, possivelmente, a um padrão associado à concentração de chuvas nas bacias de captação superficial dos rios que deságuam no reservatório; a de vazão defluente, por sua vez, mostra um padrão artificialmente truncado.
II. Em face do isolamento dos regimes pluviométricos de montante e de jusante pela UHE Três Marias, alterações substanciais nos volumes afluentes não terão impacto perceptível nos volumes defluentes, o que garante a estabilidade da oferta hídrica a jusante da UHE em longo prazo.
III. A UHE de Três Marias impõe sensível alteração no caudal do rio São Francisco, na medida em que o aumento de volume associado à vazão afluente, i.e., a montante da UHE, é normalizado a jusante da mesma; o controle do nível a jusante passa a ser, portanto, exclusivamente antrópico.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Em termos da relação entre magnitude e frequência de ocorrência, Gutenberg e Richter propõem que
log N = a - bM
s
tanto regional quanto globalmente: a frequência de sismos aumenta de cerca de 10 vezes quando a magnitude diminui uma unidade. Ms é, portanto, tomada como equivalente a M (limitada a aproximadamente 8.9 na escala original de Richter), ML e Mw para efeito do cálculo da estabilidade estrutural em engenharia.
Fonte: Bullen, K. E. & Bolt, B. A. An introduction to the theory of seismology. Cambridge: University Press, 1985, p. 377ss (adaptado).
O gráfico apresentado abaixo colige parte dos dados oferecidos pelo USGS sobre o número de eventos sísmicos ocorridos na última década, os quais perfazem um total apreciável em âmbito mundial. Nota-se uma elevação do número de terremotos em 2013, atingindo-se valores pouco acima de 1.2x10 5 eventos a partir de 2014.
Sobre o tema, fazem-se as seguintes afirmações:
I. O aumento de sismicidade observado no período de amostragem implica maior risco para áreas suscetíveis, uma vez que a combinação de eventos incidentes sobre uma mesma região leva à redução da estabilidade estrutural de edificações.
II. O gráfico indica que a formulação proposta por Gutenberg e Richter deve ser revista à luz dos dados compreendidos no período, pois a relação numérica entre sismos de diversas magnitudes foi alterada pelo aumento dos totais mundiais apontados pelo USGS.
III. O aumento do número de eventos sísmicos apontado pelo USGS é reflexo de inovações tecnológicas e da expansão da malha de monitoração sismológica mundial no período, o que permite a detecção de maior número de fenômenos dessa natureza.
Está CORRETO o que se afirma em:
Julgue o seguinte item, acerca de análise da contaminação do solo e de geofísica aplicada a estudos ambientais.
A baixa amplitude do sinal eletromagnético do GPR em áreas contaminadas (shadow zones) relaciona-se à absorção da onda eletromagnética por metais pesados (ferro, alumínio, chumbo e cobre) provenientes do fluido que percola ao longo do solo.
Um solo pouco desenvolvido, com horizonte B incipiente, é designado como:
No contexto eólico, no qual há ventos frequentes e de direção constante, bem como suprimento contínuo e abundante de areia, há o domínio de formação de dunas do tipo:
A glaciação mais generalizada na porção sul do Gondwana é reconhecida pela ampla distribuição de tilitos no hemisfério sul. Esta glaciação ocorreu no:
No contexto dos depósitos présal, uma característica relevante do petróleo descoberto é o (a):
As dobras recumbentes são caracterizadas por apresentarem o mergulho da superfície axial:
Os recursos minerais ferrosos constituem as principais fontes de alguns metais, como:
A intervenção antrópica é um dos principais condicionantes de instabilidade de taludes em áreas urbanas. Assinale a opção que designa corretamente, entre as instabilidades listadas a seguir, o movimento rápido de massas de solo ou rocha envolvendo poucos planos de deslocamento.
A prospecção geofísica tem por objetivo determinar, por processos físicos, as grandezas mensuráveis que entram em jogo em muitas propriedades físicas dos materiais da crosta terrestre e, por fim, contribuir para a exploração geológica. Os métodos geofísicos utilizados para investigar as camadas superficiais da crosta terrestre dependem das propriedades físicas das rochas que as compõem. Os métodos de prospecção geofísica podem ser classificados em seis grupos, exceto:
De acordo com a Agência Embrapa de Informação Tecnológica, o índice pluviométrico no interior do Nordeste é de aproximadamente 1000 mm anuais. Uma bacia hidrográfica de 32 Km2 recebe essa precipitação. Considerando que as perdas médias anuais por evapotranspiração valem 400 mm. Qual é a vazão média do longo período de exutória em m/s3?
A imagem a seguir se refere à carta topográfica da Pedra da Estância (ItajubáMG) - ago/14. Nela notam-se várias informações como altitude e diversas curvas de nível. De acordo com a imagem, que ponto, na carta, está situado em maior altitude?
No que se diz respeito à deformação das rochas, essa depende do tipo de força a que elas serão submetidas e às condições sob as quais as forças são aplicadas. Algumas camadas fraturam, outras enrugam-se formando dobras. Assinale a alternativa que corresponde somente a tipos de fraturas.