Para Soja (1993), existem indícios suficientes de que o mundo atravessa um período contínuo de “reestruturação”, que o autor entende como uma reconfiguração da vida social, econômica, política e cultural. Entretanto, essa reestruturação não pode ser interpretada de modo evolucionista, isto é, com sentido de progresso. Trata-se, na verdade, num “ponto intermediário” entre o “velho” e o “novo”, ou seja, práticas sociais preexistentes e novas disputam entre si o controle das forças que configuram a vida material das sociedades. Em síntese, podemos identificar essa reflexão do autor, da seguinte maneira:
Entre o período Pré-Cambriano e o Quaternário, o clima na Terra tem variado entre condições de quente e úmido ou frio e seco.
Considerando este contexto, analise as asserções a seguir.
I - A deriva das placas tem influenciado a variação climática da Terra ao longo dos milhares de anos.
Porque
II - Os padrões de circulação dos oceanos, assim como os padrões climáticos globais, são influenciados pelas posições e os tamanhos dos continentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A motivação central do conflito entre esses dois povos, a partir do século XX, é a
A decisão amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) tem relevância para a sociedade porque
O fator socioeconômico que influencia no contraste descrito no texto é a
No texto, a adoção dessa forma de ocupação do espaço tem como causa a
Uma consequência da implantação da política demográfica descrita é a
A partir da tecnologia descrita na notícia, um efeito positivo para o consumidor e outro negativo para os trabalhadores estão indicados, respectivamente, em:
“..................................... é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga. Em seu espaço territorial o bioma, que é uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.”
https://www.mma.gov.br/biomas
Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima:
São diversas as modalidades de produção industrial; dentre elas, destacam-se: Taylorismo, Toyotismo, Fordismo e Volvismo. Ao comparar o Taylorismo e o Fordismo pode-se afirmar que a diferença entre as modalidades podem ser encontradas na alternativa:
Considerando aspectos marcantes da realidade histórica, geográfica e social de Canaã dos Carajás, além de acontecimentos importantes da atualidade brasileira e mundial, julgue o item.
A globalização transformou o mundo atual, gerando riquezas e empregos e praticamente acabando com a desigualdade social.
Em uma aula de Geografia mundial, em especial ao continente asiático, o Professor de Geografia pode apresentar o seguinte recorte aos seus alunos das séries finais do Ensino Fundamental:
Considerando o cenário político e econômico mundial, acerca do Irã é ADEQUADO afirmar que:
“Chile arde e ninguém sabe como apagar o fogo. O conflito social já dura duas semanas, impulsionado pelo não cumprimento das expectativas da população e pela desconfiança em relação aos políticos”. (Fonte: El País, 04 nov. 2019)
A esse respeito, pode-se afirmar, EXCETO:
Analise as afirmações abaixo e responda:
Quando pensamos em questão agrária, imediatamente, somos conduzidos ao tema reforma agrária, embora façam parte da mesma problemática, a reforma agrária e a questão agrária são temas distintos.
PORQUE
A reforma agrária é uma política pública resultado das conquistas da população rural que não tem acesso a propriedade da terra, enquanto a questão agrária é uma discussão mais ampla e complexa que se refere a questões econômicas, sociais e políticas. Deste modo, a política de reforma agrária não consiste na
resolução de todos os problemas que envolvem a questão agrária, embora seja uma importe conquista, é apenas o primeiro passo para a resolução de um problema bem mais complexo.
“Habitamos a superfície da Terra e dependemos, para viver, dos materiais aí disponíveis. Estes, em sua maior parte, são produto das transformações que a crosta terrestre sofre na interação com a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera, ou seja, são produtos do intemperismo. Constituem a base de importantes atividades humanas, relacionadas, por exemplo, ao cultivo do solo e ao aproveitamento dos depósitos minerais na construção civil e na indústria. “
(TOLEDO, M. C. et al. Intemperismo e Formação do Solo. In: Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. 2ª reimpressão, 2003)
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, identifique os itens certos e os itens errados, assinalando em seguida a alternativa adequada:
( ) o intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra.
( ) os produtos do intemperismo, rocha alterada e solo, estão sujeitos aos outros processos do ciclo supérgeno – erosão, transporte, sedimentação – os quais acabam levando à denudação continental, com o consequente aplainamento do terreno.
( ) os fatores que controlam a ação do intemperismo são o clima, que se expressa na variação sazonal da temperatura e na distribuição das chuvas, o relevo, que influi no regime de infiltração e drenagem das águas pluviais, a fauna e flora, que fornecem matéria orgânica para reações químicas e remobilizam materiais, a rocha parental, que, segundo sua natureza, apresenta intempérica e, finalmente, o tempo de exposição da rocha aos agentes intempéricos.
( ) quando a ação (física ou bioquímica) de organismos vivos ou da matéria orgânica proveniente de sua decomposição participa do processo, o intemperismo é chamado de biosférico ou biológico.
A sequência correta encontra-se na alternativa: