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O Brasil é, na contemporaneidade, um dos países emergentes que integram a semi-periferia do sistema mundial. Nessa perspectiva, ele se encontra envolvido em questões e disputas com forte viés econômico, político e cultural, que sucedem, em escala, a antiga disputa geopolítica da Guerra Fria. Considerando esse assunto, julgue o item seguinte, relativo à nova ordem mundial e à regionalização do espaço mundial.

A ordem mundial contemporânea coloca diversos polos de poder econômico em escala global, sendo os Estados Unidos da América, o bloco da União Europeia, o Japão e a China os de maior relevância.

Acerca dos problemas sociais urbanos no Brasil e de seus desdobramentos socioeconômicos e socioespaciais, julgue o item a seguir.

As queimadas no Pantanal e o desmatamento da Amazônia registrados nos últimos dois anos são exemplos de impactos ambientais que poderiam, ao menos parcialmente, ter sido evitados, uma vez que foram causados, em parte, pelo ser humano.

   Com uma população de 216 milhões de pessoas, o Paquistão ultrapassou o Brasil e conquistou a posição de quinto país mais populoso do mundo. Segundo a Projeção de População Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o Brasil tem 211 milhões de pessoas. A perspectiva é de que, em um ano, o país ganhe “apenas” um milhão de pessoas, enquanto o Paquistão deve chegar a 220 milhões de habitantes, consolidando-se no top 5 do ranking.

   Os países da África Subsaariana também aumentarão suas taxas de natalidade nos próximos anos, e a população na região, uma das mais pobres do mundo, deve dobrar até 2050. Já no Brasil, a população passará a encolher a partir de 2049, quando atingirá o ápice de 229.196.000 brasileiros.

Internet: <veja.abril.com.br> (com adaptações). 

A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente, a respeito de aspectos gerais da população brasileira.

As localidades mais pobres do campo e das grandes cidades brasileiras possuem taxas de fecundidade mais altas do que locais mais abastados, uma vez que o índice de nascimento dos brasileiros é influenciado pela pobreza e pela desigualdade social.

Internet: <frigoletto.com.br> (com adaptações). 

Considerando o mapa precedente, que se refere à distribuição da vegetação de Alagoas, e a numeração nele contida, julgue o seguinte item, relativo a aspectos geográficos desse estado.

Em comparação com as demais áreas do estado, a faixa formada pelas regiões indicadas em 1 e 2 concentra os maiores produtores de açúcar municipais, além de apresentar maior grau de urbanização.

Para Souza (1990), a língua é uma forma de dominação do espaço geográfico e tem a função de determinar exatamente de onde se situa e do que se pode dizer de um lugar. As expressões idiomáticas “Preço de Banana”, “Descascar Abacaxi”, “Bom Marché” – (bom mercado) e “Negócio da China” tem como objetivo, EXCETO:

A urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, isto é, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas. As cidades podem receber classificações como megacidade e cidade global. Tendo por base as cidades de Nova York, São Paulo e Calcutá, identifique a alternativa que, realmente, as classificam de forma correta.

Bacia hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o. Uma das principais bacias hidrográficas do Brasil é a Amazônica. Os rios de uma bacia podem receber classificações quanto ao relevo, foz, recarga, regime dentre outros. Considerando a bacia Amazônica, as classificações de relevo, foz, recarga e regime são, respectivamente:

Os chamados “tigres asiáticos” são a Coreia do Sul, Cingapura e Taiwan, além da cidade de Hong Kong. Estas quatro economias apresentam uma situação bastante original, pois, inicialmente, as indústrias ali instaladas foram praticamente “transplantadas” para estes países. Indústrias norte-americanas e japonesas foram instaladas nestas áreas devido a uma série de vantagens. Expressa uma vantagem para que as indústrias norte-americanas e japonesas fossem instaladas:

Analise a figura abaixo.

Associe os climas da legenda do mapa com os diferentes tipos de climas da região Nordeste. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) O clima 1 é o subtropical.
(  ) O clima 2 é o tropical.

(  )O clima 3 é o semiárido.
(  ) O clima 4 é o equatorial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Assinale a alternativa correta.

No contexto dos caminhos ou orientações no espaço de referência, o ponto subcolateral Sulsuldoeste (SSW) se encontra entres os seguintes pontos:

O Geógrafo Aziz Ab’Saber classificou os domínios morfoclimáticos brasileiros com base em características morfológicas, climáticas e fitogeográficas comuns. Dentre eles, está o Domínio Amazônico, representado por terras baixas e florestas equatoriais.

Sobre o Domínio Amazônico, julgue as informações a seguir:

  1. A floresta Amazônica é conhecida mundialmente pela expressividade de sua extensão, constituindo o maior domínio natural do Brasil.
  2. Sendo reconhecida como a mata com maior biodiversidade do mundo.
  3. A floresta é adaptada ao clima predominantemente tropical, com médias temperaturas e umidade, com chuvas abundantes.
  4. A floresta Amazônica não está presente apenas no território brasileiro, mas também em partes da Venezuela, Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e também na Guiana Francesa.

Estão CORRETAS apenas:

No ensino de Geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Identidade sociocultural” a ser trabalhada com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto
de conhecimento, espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

“A representação de diferentes informações cartográficas é associada ao uso de diferentes símbolos, que são individualizados pela visualização e diferenciados pelo uso de diferentes variáveis visuais (Bertin, 1983). Assim, as variáveis visuais de diferenciação dos símbolos são definidas como elementos gráficos primários (Robinson et al., 1995). Existem pequenas diferenças entre as variáveis visuais apresentadas por Bertin (1983) e Robinson et al. (1995), porém, de maneira geral, as principais variáveis gráficas visuais são: cor, valor, tamanho, forma, espaçamento, orientação e posição”.

(MENZES, P. M. L. e FERNANDES, M. C. Roteiro de Cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013).


Com base no texto e em seus conhecimentos sobre convenções, simbolizações e representações cartográficas, identifique a que variável gráfica se referem as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde a essas variáveis, na ordem em que aparecem:

_______________: essa variável gráfica quando utilizada sozinha, traduz fenômenos quantitativos e quando utilizada em suas variações, traduz fenômenos qualitativos.

_______________: essa variável gráfica é percebida quando ocorrem dimensões aparentes diferentes, tais como, diâmetro, área, comprimento e altura.

_______________: essa variável gráfica se refere à disposição direcional dada a componentes utilizados em uma simbologia.

_______________: essa variável gráfica é ilimitada, baseia-se na aparência e pode ser determinada pela geometria regular ou irregular.

_______________: essa varável gráfica deve ser restringir aos componentes que podem ser movidos como títulos, legendas e toponímias.

“A perspectiva sócio construtivista (...) concebe o ensino como uma intervenção intencional nos processos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consciente e ativa com os objetos de conhecimento (...). Esse entendimento implica, resumidamente, afirmar que o objetivo maior do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno, de modo que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados no conhecimento e desenvolvimento do aluno. Tais ações devem pôr o aluno, sujeito do processo, em atividade diante do meio externo, o qual deve ser 'inserido' no processo como objeto de conhecimento, ou seja, o aluno deve ter com esse meio, (que são os conteúdos escolares) uma relação ativa, uma espécie de desafio que o leve a um desejo de conhecê-lo”

(CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Geografia, Linguagem, Psicologia. Cadernos CEDES.v.25n.66 Campinas maio/ago.2005)

A respeito do ensino de Geografia, analise as afirmativas:

  1. Na relação cognitiva de crianças, jovens e adultos com o mundo, o raciocínio espacial é necessário, pois as práticas sociais cotidianas têm uma dimensão espacial; assim, os alunos já possuem conhecimentos geográficos oriundos de sua relação direta e cotidiana com o espaço vivido e, portanto, o desenvolvimento de um raciocínio espacial depende apenas da relação intersubjetiva no contexto familiar.
  2. Como sujeito ativo de seu processo de formação e de desenvolvimento intelectual, afetivo e social, o aluno é o grande responsável por seu aprendizado; o professor fica com o papel secundário de mediador do processo de formação do aluno, ajudando o aluno a adquirir seus conhecimentos exclusivamente a partir dos conhecimentos já trazidos por ele.
  3. Os professores, ao ensinarem Geografia, necessitam despertar nos seus alunos a perspectiva da construção de uma Linguagem Geográfica que deve ser apreendida pelos educandos em uma perspectiva dialógica. A formação da consciência, das funções psicológicas superiores, ocorre, então, a partir da atividade do sujeito, com a ajuda de instrumentos socioculturais, que são os conteúdos externos, da realidade objetiva.
  4. O estudo da História e da Geografia deveria ser tratado nas series iniciais de forma mais integrada que já apontasse para as séries seguintes alguns conceitos, que serão depois aprofundados, como no caso da temporalidade. Sem um diálogo adequado, a transição dos educandos desses anos iniciais para os seguintes é bastante problemática.

Entre as afirmativas mencionadas, são verdadeiras apenas:

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