As metrópoles brasileiras são bastante diferenciadas entre si pela sua dimensão espacial, tempo histórico de construção, densidade demográfica, desenvolvimento e/ou crescimento econômico, aspectos infraestruturais entre outras diferenças. Alguns aspectos ou processos, entretanto, apresentam uma relativa homogeneidade, tais como:
Uma rede de transportes ampla e organizada é essencial para o desenvolvimento de um país pois, reduz o preço final das mercadorias e aumenta a competitividade de um país no comércio global.
Sobre a rede de transportes do Brasil, assinale as proposições corretas:
I - O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o Custo Brasil.
II - O traçado das ferrovias brasileiras indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, atingindo áreas longínquas do interior do país.
III - No Brasil, nos últimos anos, houve um investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora, o custo do transporte fluvial supere o do transporte ferroviário.
IV - Após um longo período de estagnação e relativo abandono, o governo federal passa a adotar, com a crise do petróleo, uma política de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país.
V - Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café.
Estão corretas as proposições:
No cinturão de máxima diversidade biológica do planeta que tornou possível o advento do homem- a Amazônia se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede hidrográfica e pelas sutis variações de seus ecossistemas, em nível regional e de altitude.
AbSaber, Aziz- Os Domínios de Natuza do Brasil: Potencialidades Paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 65.
Sobre a Amazônia , suas características e aspectos fisionômicos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Quantos somos? Como vivemos? Onde vivemos?
A cada nova década estas e outras perguntas são respondidas pelo IBGE
( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com a realização dos censos demográficos. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, avalie as alternativas abaixo e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Já somos mais de 190 milhões de habitantes e o 5º país mais populoso do planeta mas, a população brasileira cresce mais devagar.
( ) Os últimos dados mostram uma tendência de redução do ritmo de crescimento da população brasileira, com a diminuição das taxas de natalidade e aumento da expectativa média de vida. Este processo é chamado de transição demográfica avançado.
( ) As regiões que tiveram um maior aumento populacional foram respectivamente, a região Norte e Centro Oeste. Isto indica um fluxo de migração interna para estas regiões.
( ) No processo das migrações internas do Brasil verifica-se que desacelera a migração de nordestinos para o Sudeste, percebendo-se mesmo uma pequena migração de retorno. Os nordestinos deixam São Paulo e voltam para a sua região. Isto é em decorrência da abertura de novas frentes de trabalho, com a instalação de novas indústrias em outras regiões como,por exemplo, no Nordeste.
( ) As baixas taxas de fecundidade da população brasileira, de 1,9 filhos por mulher em idade fértil, têm ocasionado políticas de incentivo para que as mulheres sejam estimuladas a abandonar suas atividades profissionais, a fim de que ocorra um crescimento populacional.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de proposições verdadeiras e falsas:
Nas últimas décadas, ocorreram importantes transformações na estrutura econômica e social brasileira. Considerando a realidade deste processo, especifque:
(I) para causa
(II) para consequência
( ) as modifcações impostas pela modernização capitalista da economia brasileira.
( ) a dispersão da economia em regiões e atividades antes alienadas desse processo.
( ) a transferência de grandes contingentes populacionais de áreas rurais para cidades, concentrando-se particularmente em contextos urbanos metropolitanos.
( ) os fuxos migratórios refetiram um fenômeno mais amplo de concentração nas áreas de maior industrialização.
( ) o desenvolvimento de tecnologias sofsticadas dinamizou as atividades industriais, com diversifcação da produção e dos mercados.
Assinale a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.
A formação vegetal na qual predominam espécies de palmeiras como a carnaúba, o babaçu e o buriti, e que é considerada uma zona de transição entre os do mínios da Amazônia e o da Caatinga é a(o)
As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem

O processo de integração da Comunidade Europeia, referido no texto acima, é identificado em outras partes do mundo onde ocorre
O princípio do desenvolvimento sustentável é o da utiliza- ção adequada dos recursos disponíveis de forma a atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras na satisfação de suas necessidades. Para viabilizar esse princípio, fazem-se necessárias a cooperação de todos os setores da sociedade — governos, empresários, sociedade civil — e a difusão da consciência ambiental com a capacidade de influenciar a opinião pública em várias escalas. Sem dúvida, há uma dificuldade de compatibilizar o modelo de desenvolvimento tecnológico moderno com o desenvolvimento sustentável. Além dos interesses do capital associados ao consumo desenfreado, há impasses representados pelas políticas nacionais que dificultam o equacionamento da questão. Para o sucesso dessa empreitada, com base na leitura acima, é necessário que os grupos sociais representados por associações de caráter ambientalista tenham autonomia, de forma ampla e abrangente, em relação
Um professor utilizou, em sala de aula, a foto e o texto
abaixo.

Um dia, alguns pesquisadores em plena atividade de
campo pediram pouso em uma fazendola comunitária,
perdida em um remoto lugar do interior baiano. E a
resposta veio rápida e sincera, por parte da dona da
casa: “Eu vou-lhes dar abrigo, porque também tenho
filho no mundo."
AB'SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil.
São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
Nessa aula, o professor desejava trabalhar a relação natureza-sociedade
no domínio
Pautada nos níveis tecnológicos de produção e nos correspondentes níveis de qualificação da força de trabalho, a Nova Divisão Territorial/Internacional do Trabalho permite distinguir recortes espaciais distintos em sua especialização: espaços que detêm o domínio do capital financeiro e dos investimentos da produção; espaços com certa independência financeira que apresentam níveis intermediários de tecnologia e espaços com grande dependência do capital financeiro com baixo nível de tecnologia. Há, no entanto, outras combinações possíveis. Nesse sentido, o Brasil é um exemplo porque há a conjugação de alta dependência do capital financeiro e níveis tecnológicos que incorporam tanto a dependência de mão de obra extremamente barata (às vezes, escrava) até a presença de níveis expressivos de sofisticação. Essa alta dependência do Brasil, mencionada no texto acima, é marcada, de forma mais expressiva por
Um importante marco histórico do processo de globalização é representado pelo ciclo de crescimento econômico do pós-guerra, acompanhado por novas bases tecnológicas que deram impulso, por exemplo, à indústria automobilística em alguns países. Dessa forma, esse marco histórico do processo da globalização está associado, de forma mais explícita, ao seguinte fator:
Sobre a pobreza africana, considere o texto a seguir. [...] uma linha de interpretação do fenômeno sugere que as economias africanas encontram-se presas a uma “armadilha da pobreza” formada pelas teias entrelaçadas da baixa produtividade agrícola e das moléstias típicas dos climas quentes. [...] Essa teoria sobre a pobreza africana também leva em conta as limitações ao comércio internacional geradas pela ausência de saídas marítimas e pelas distâncias entre as áreas de produção e os portos exportadores. MAGNOLI, Demétrio. O Mundo Contemporâneo. São Paulo: Atual, p.303. 2008. Ainda que não se possa negar que a pobreza africana tem suas origens na herança colonial, por conta das estruturas políticas e econômicas criadas pelas potências europeias, a combinação de todas as teorias leva a entender que o principal fator explicativo para a situação é o(a)

Para acrescentar US$ 1 ao PIB de Santiago, é necessário investir 60% mais recursos do que para gerar US$ 1 em
Helsinque, na Finlândia.
Revista Época. São Paulo: Globo, n. 697, p. 32, 26 set. 2011.
Uma afirmação conclusiva para análise dos gráficos que inclua uma razão para a situação retratada no texto é a seguinte:
Associe os países aos acontecimentos relacionados com as recentes revoltas no mundo árabe.

As associações corretas são: