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Em Valença (RJ), um Professor de Geografia planeja realizar o reconhecimento e o levantamento dos principais objetos geográficos do entorno imediato da Catedral, com sua turma do 6º ano. Nesse intuito, foi selecionado material cartográfico de apoio para que os alunos o usassem em campo. Visando à realização da tarefa planejada, a escala cartográfica mais adequada ao material selecionado é:

“Na Amazônia, as iniciativas produtivas do extrativismo são as pioneiras, associadas à luta pela criação de reservas extrativistas. Organizadas em cooperativas, até o momento, essas reservas não alcançaram o nível de sustentabilidade almejado, não considerando devidamente as condições de produtividade do sistema florestal. A mais famosa é a reserva extrativista de Xapuri, localizada no município de mesmo nome, no Acre." BECKER, B. Redefinindo a Amazônia: o vetor tecno-ecológico, In: Castro, I. et al. Questões atuais da reorganização do território . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1996, pp. 232-233. (Adaptado)

No texto, a autora faz uma avaliação crítica acerca da seguinte iniciativa produtiva:

No Brasil, a disponibilidade de água é bastante razoável pelo fato de o país dispor de uma das mais extensas e ricas redes fluviais do mundo. Em relação aos recursos hídricos, qual é a região brasileira com a mais elevada disponibilidade?

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Uma das razões para que a industrialização brasileira acontecesse tardiamente encontra-se na modesta taxa de crescimento da população até os anos 90 do século passado, fato que se reverteu apenas nas duas últimas décadas.

Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos geográficos do estado do
Ceará.

Mais de 60% do território do estado do Ceará estão inseridos no domínio morfoclimático denominado caatinga.

Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos econômicos e
populacionais do Brasil.

O fato de o Brasil possuir mais de cinco mil municípios faz que ele seja considerado um país eminentemente urbano; a despeito desse fato, entretanto, a população brasileira se distribui de modo equilibrado entre campo e cidade.

Leia o texto a seguir. A abertura de 250 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil matrículas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em 2014, é um dos resultados que a presidenta da República, Dilma Rousseff, espera alcançar com a terceira fase da expansão universitária e profissional, anunciada nesta terça-feira, 16. O acesso à educação e ao conhecimento, segundo a presidenta, deve ser maciço, inclusivo e sistemático, para que jovens e trabalhadores possam dele se beneficiar em todos os recantos do país. O esforço do governo federal, na sua visão, busca superar décadas de atraso e preparar a nação para o futuro. “Em dois anos, só a Petrobrás vai gerar uma demanda de 230 mil técnicos em petróleo e gás”, explicou Dilma. Mas o Brasil, avisou, também precisa de quadros preparados para atender setores internacionais de alta tecnologia que estão aqui chegando. (http://portal.mec.gov.br) O conteúdo do texto pode ser utilizado, pelo professor de Geografia no Ensino Médio, como exemplo

A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve

Leia os textos a seguir. I.De acordo com as pesquisas mais detalhadas sobre o tema, o sistema defendido pelo MST e geralmente adotado pelo governo − desapropriação e distribuição da terra em pequenos assentamentos − tem pouca chance de sucesso, já que caminha na contramão da História. Sem competitividade no mercado nem estrutura para engrenar a produção, os pequenos produtores que ganham terras acabam fracassando − e retornando à fila da exclusão no país. (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_2.html) II.Com essa tremenda força política, tenta-se impedir que a realidade do campo brasileiro apareça como de fato é: com uma das estruturas fundiárias mais concentradas do mundo e em intensificação; com o aumento de famílias acampadas nas beiras das estradas e dentro dos latifúndios, com o empobrecimento dos camponeses; com o aumento da expropriação e exclusão. O que a mídia nacional procura mostrar é o aumento do conflito, mas não apresenta suas causas. (http://www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes/bernardoengamesaredonda.pdf) Está correto afirmar que o texto I

Observe a imagem de uma cidade de Minas Gerais.

A paisagem urbana permite as seguintes relações histórico-geográficas:

Observe o gráfico.


Os dados do gráfico estão corretamente interpretados em:

Leia o texto a seguir. Você consegue ficar um mês inteiro fora das redes sociais? Eu (quase) consegui Juliana, 32 anos, editora do UOL Tecnologia, viciada em Twitter e em Instagram. Usuária de Facebook − só porque não tem mais como ficar fora − e ex-dependente do Orkut. Com perfil de quem checa redes sociais antes de dormir, ao acordar, esperando o elevador, quando almoça sozinha, em toda e qualquer fila e também de quem acompanhava suas timelines no trânsito (até me convencer dos perigos deste hábito), decidi que abandonaria meus perfis virtuais durante um mês. Inteiro. (http://m.tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/09/09/voce-consegue-ficar-um-mes-inteiro-fora-das-redes-sociais-eu-quaseconsegui.htm) O conteúdo do texto pode servir de ponto de partida para o professor de Geografia abordar

Leia o texto a seguir. A crise mundial está atingindo em cheio os catadores de material reciclável de Belo Horizonte. Além de menos produtos disponíveis para coleta, o quilo do papelão que há seis meses custava R$ 0,25 agora vale R$ 0,05. Também caiu de R$ 1 para R$ 0,60 o quilo de garrafa pet. Ambientalistas e especialistas em coleta seletiva temem que os catadores voltem a mendigar nas ruas por falta de ocupação e geração de renda. Alertam ainda que pode parar no lixo o que poderia ser reaproveitado na reciclagem. (http://noticias.ambientebrasil.com.br) O conteúdo do texto pode servir como ponto de partida para o professor de Geografia abordar, no tema urbano,

Leia o texto a seguir. A EPAMIG − Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais foi constituída, como empresa pública, pela Lei no 6.310, de 8 de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999). Constituiu-se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade. (http://www.epamig.br) O texto

Considere o gráfico a seguir.

A partir da leitura do gráfico e dos conhecimentos sobre fontes de energia é correto afirmar que

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