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O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.

O tratado reconheceu os meios de comunicação de massa como um canal privilegiado de educação, uma vez que, além de disseminarem informações em bases igualitárias, esses meios promovem o intercâmbio de experiências, métodos e valores.

No que concerne aos marcos históricos relacionados à educação ambiental, julgue o item que se segue.

A publicação do livro Primavera Silenciosa foi um marco para os movimentos ambientalistas, visto que essa obra representou o início de campanhas civis contra o uso de agentes químicos prejudiciais à camada de ozônio.

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.

Os processos de urbanização e metropolização dos países subdesenvolvidos ocorreram posteriormente aos dos países desenvolvidos, em meados do século XX, de forma intensa e planejada.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca da dinâmica populacional.

O texto aborda o maior problema socioespacial dos países subdesenvolvidos, qual seja, o quantitativo demográfico localizado na Ásia, África e América Latina, que constitui obstáculo ao desenvolvimento dessas regiões.

Em uma aula de geografia, os estudantes fizeram três perguntas ao professor. A primeira questionava o interesse do Brasil em integrar o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a segunda pedia que o professor elencasse as áreas nas quais a América Latina recebe investimentos da China e a terceira tratava do impacto das indústrias das potências centrais e dos países emergentes no meio ambiente global.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma resposta dada pelo professor de geografia às questões formuladas pelos estudantes. Julgue o item quanto à correção das respostas apresentadas pelo professor.

Assim como as indústrias da Rússia, da China, da Índia, dos Estados Unidos da América, da União Europeia e do Japão, as indústrias brasileiras compõem o setor da economia do país que mais emite gases de efeito estufa na atmosfera.

Determinadas transformações do sistema capitalista mundial resultam da revolução tecnológica das últimas décadas do século XX e do início do século XXI. A esse respeito, julgue o item subsequente.

A revolução tecnológica disseminou, na década de 80 do século XX, o modelo toyotista, ou pós-fordista, de produção, o qual flexibilizou a organização do trabalho substituindo o parcelamento de tarefas, típico do fordismo, pelo trabalho em equipe.

Acerca de impactos ambientais provocados pelo ser humano e pelas atividades antrópicas no meio ambiente, julgue o item subsequente.

No fenômeno atmosférico de inversão térmica, comum nos centros urbanos industrializados, o ar frio permanece acima do ar quente, impedindo-o de subir.

Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue o item subsecutivo.

O pau-brasil foi o primeiro elemento da rica natureza brasileira explorado pelo mercantilismo europeu.

Política ambiental constitui o conjunto de normas, leis e ações públicas que visam à preservação do meio ambiente em um dado território. No que se refere à política ambiental brasileira, julgue o item a seguir.

O Novo Código Florestal (2010) prevê a redução das larguras das áreas de preservação permanente, o que acarretará um efeito de borda menos acentuado em torno dos cursos d'água.

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

O relevo costeiro de Alagoas, de formação quaternária, é considerado jovem do ponto de vista geológico e apresenta estuários de rios e manguezais típicos de regiões litorâneas tropicais.

Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue o item subsequente, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.

Não há grandes oscilações de temperatura média do ar entre litoral e sertão no estado de Alagoas: as temperaturas, em média, se caracterizam pelo calor do clima tropical oceânico e semiárido ao longo de todo o ano.

A formação socioespacial da agropecuária de Alagoas é um processo histórico marcado por vários ciclos econômicos, iniciando-se com o pau-brasil, o algodão e passando pela pecuária e cana-de-açúcar. Considerando essas informações, julgue o item seguinte, referente à agroindústria alagoana.

O Nordeste brasileiro é uma das regiões mais competitivas para a produção de cana-de-açúcar no mundo, sendo entre setembro e março o período de safra da produção do setor sucroalcooleiro em Alagoas, com destaque para a produção dos derivados açúcar e álcool.

A respeito das formações vegetais do estado de Alagoas, julgue os item que se segue.

O sertão de Alagoas possui áreas com altitude superior a 1.000 metros que, por receberem ventos provenientes da bacia do São Francisco, são mais úmidas e apresentam uma vegetação de maior porte, com forte presença de palmeiras, que as demais regiões do sertão.

Considerando as informações apresentadas e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o item subsequente, relativos à economia do estado de Alagoas.

O desigual desenvolvimento industrial do estado de Alagoas decorre da ausência de complexos industriais no interior do estado e do fato de a indústria alagoana se concentrar em sua totalidade na região metropolitana de Maceió.

Um professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “a geopolítica no Brasil” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

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