A figura a seguir representa as trajetórias de 3 partículas lançadas do ponto O em um campo elétrico uniforme
existente entre 2 placas planas e paralelas.

Desprezando-se o campo gravitacional, podemos afirmar que a carga de cada uma das partículas A, B e C, respectivamente, é
Dois veículos A e B possuem as seguintes características de massa e velocidade para um mesmo referencial.
A razão entre a energia cinética do veículo B (ECB) e a energia cinética do veículo A (ECA) vale
O brinquedo do “pássaro que bebe" é mostrado na sequência da a, b c e d da figura e na foto. Quando o bico do pássaro é molhado e a água evapora, observamos que ele tomba para o copo, pois o líquido em seu interior sobe para a sua cabeça, mudando o seu centro de massa. A movimentação do líquido em seu interior o força a voltar para a posição vertical e o processo recomeça.

Podemos afirmar que o líquido sobe pelo corpo do pássaro quando a água do bico evapora, pois a
Uma bola de tênis, de massa m = 60 g, atinge uma parede vertical com uma velocidade ortogonal à parede e igual a 108 km/h. Após a colisão, a velocidade da bola se torna 72 km/h na mesma direção e sentido contrário ao da velocidade inicial.
Tomando o eixo positivo na direção e sentido da velocidade inicial da bola, qual é, em kg.m/s, o impulso transmitido à bola pela parede?
Um bloco plano de espessura ΔL0 é composto por um material homogêneo e isotrópico. Se a diferença de temperatura entre duas superfícies paralelas do bloco é ΔT0, tem-se um fluxo de calor entre essas superfícies dado por Q'0.
Se o material que forma o bloco for substituído por outro com as mesmas dimensões, mas com apenas 40% de sua condutividade térmica, ao observar-se o mesmo fluxo de calor, a nova diferença de temperatura entre as superfícies do bloco será
Dois tanques fechados de volumes V e 4V estão conectados por meio de um tubo de volume desprezível provido de uma válvula T, inicialmente fechada, como mostra a Figura abaixo.
Inicialmente, o tanque 1 contém 1,40 mol de ar a 1,50 atm, o tanque 2 contém 0,700 mol de ar, e todo o sistema está em equilíbrio térmico com a vizinhança. Considere o ar um gás ideal. A válvula então é aberta. Após um tempo, o sistema atinge novamente a temperatura inicial.
Nessa situação final, a pressão no tanque 1, em atm, será, aproximadamente, de
Duas lâmpadas são ligadas a um banco de baterias que gera 120 V. A lâmpada 1, de 25 W brilha com sua claridade normal quando ligada ao circuito, enquanto a lâmpada 2, de 500 W brilha apenas fracamente quando conectada ao banco de baterias. Assinale a alternativa correta sobre o que ocorre neste circuito:
Uma pequena esfera de borracha é solta de uma determinada altura por uma criança e cai verticalmente. Após tocar no solo, ela sobe até uma altura de 80 cm. Desprezando a resistência do ar e levando em consideração os dados apresentados, o tempo que a esfera leva para percorrer os últimos 20 cm do seu movimento de subida é de (considere g = 10 m/s2):
Observou-se que um determinado réptil, ao saltar, executou um movimento parabólico e atingiu um alcance máximo de 4,0 m e uma altura máxima de 1,0 m. Esse mesmo réptil foi levado para um planeta cujo diâmetro é 1/4 do diâmetro da Terra e cuja densidade média é de 2/3 da densidade da Terra. Levando em consideração os dados apresentados, e supondo que o réptil salte com as mesmas condições iniciais do seu salto na Terra, qual será a altura máxima atingida pelo réptil no novo planeta?
Em um laboratório de química, um técnico precisa resfriar 0,72 kg de água, inicialmente a 24 ºC, adicionando uma certa massa de gelo que está a -10 ºC. Considerando o calor específico da água como 4190 J/kg.K, o do gelo como 2,0 x 103 J/kg.K e o calor de fusão do gelo como 3,4 x 105 J/kg, desprezando o calor específico do recipiente que contém a água, que quantidade de gelo deve ser colocada na água de modo que a temperatura final seja de 0 ºC?
Um capacitor de placas paralelas possui 1,0 pF de capacitância e está conectado a uma fonte de energia contínua de 10 V. Após a fonte ser desligada, entre as placas do capacitor é inserido um dielétrico, cuja constante dielétrica é k. Sabendo-se que após a introdução do dielétrico a energia potencial do conjunto, placas mais dielétrico, é 8,0 x 10-10 J, assinale a alternativa correta para o valor da constante k.
Três pequenas esferas de aço idênticas estão a uma mesma altura H do solo. A esfera (1) é abandonada e cai verticalmente. A esfera (2), após rolar sobre a mesa, cai em lançamento oblíquo. A esfera (3) desce, a partir do repouso, uma rampa inclinada de 450 com a horizontal. A relação entre os tempos de queda (T) da altura H das três esferas é

Duas bobinas circulares iguais estão alinhadas de tal forma que uma reta comum passa através do centro das mesmas. Uma corrente i constante (gerada por uma fonte não mostrada) passa na primeira bobina fixa. A segunda bobina gira sobre um eixo vertical com velocidade angular constante ω. Podemos afirmar que nos terminais da bobina em rotação
Uma lâmpada de 100 W é esquecida acesa acidentalmente por 6 horas todos os dias num laboratório da UFPA. Se a tarifa média da eletricidade em Belém é de aproximadamente R$0,60/kWh (sessenta centavos de reais por quilowatt-hora), o custo de dez lâmpadas iguais acessas por esquecimento essas 6 horas diárias por 30 dias é de
Sobre as propriedades da propagação de um raio luminoso entre dois meios com índices de refração diferentes, considere as afirmações a seguir.
I - A frequência da luz muda ao passar de um meio para outro.
II - O comprimento de onda muda de acordo com com
, onde λ0 é o comprimento da luz no vácuo e n, o índice de refração do meio.
III - O caminho ótico não é reversível, ou seja, se invertermos o sentido da incidência do raio luminoso, ele não seguirá o caminho anterior.
IV - Valem a relação entre os ângulos de incidência θ i , de refração θr e as velocidades do raio no meio de incidência(vi) e no segundo meio (vr): vr sen θi = vi sen θr.
Está correto o que se afirma em: