Frequentemente dois movimentos harmônicos se combinam. O movimento é resultante das duas oscilações independentes. Considere os dois movimentos como x = xm cos (⍵t + φx) e y = ym cos (⍵t + φy). Se ym/xm = 2 e φx = φy – π/4, a figura desta combinação no espaço xy é um(a)
Para a feira científica escolar, um grupo de alunos decidiu realizar um experimento de lançamento de projétil usando a pressão como o agente propulsor. Utilizando um software de construção de gráficos, os alunos calcularam que o deslocamento do objeto será dado pela função A (t) = 12 t² + 96t, onde t é a variável em segundos e A é altura atingida pelo objeto em decímetros. Sendo o lançamento perfeito, quanto tempo o objeto ficará no ar e qual a altura máxima atingida por ele, respectivamente?
Um objeto se desloca sobre o eixo x, sem atrito, sob a ação de uma força F representada na Figura abaixo.
O trabalho, em joules, realizado pela força F para movimentar o objeto de x = 1,0 m até x = 5,0 m é
Um luxuoso condomínio de Porto Alegre pleiteou reembolso de um destelhamento ocorrido quando de um vendaval. A cláusula contratual, no item referente à definição de vendaval para fins de cobertura securitária, expressamente previa que vendaval é considerado “vento de velocidade igual ou superior a 15 metros por segundo”. No seu despacho, o juiz julgou improcedente o pleito, alegando que a velocidade do vento não havia superado determinado valor, expressando-o em km/h. A velocidade em km/h correspondente à velocidade de 15 m/s é
Com base nas informações e nas figuras apresentadas no texto 5A1AAA, o módulo da velocidade com que o carro atingiu a moto é igual a
Assinale a opção que representa graficamente a relação entre a temperatura e a pressão de um gás considerado ideal, em ambiente fechado, em condição isocórica.
A figura precedente mostra um gráfico da pressão, em N/m 2, em função da altura, em km, a partir do nível do mar. No gráfico, a pressão representada no eixo vertical está na escala logarítmica (ln); e a altura, no eixo horizontal, na escala linear. Para obter esse gráfico, a atmosfera foi considerada um gás ideal à temperatura constante. A partir dessas informações, julgue o item seguinte.
A densidade da atmosfera, ρ, aumenta linearmente com a pressão, P, ou seja, ρ é proporcional à pressão.
A figura precedente ilustra duas antenas, uma emissora e uma receptora, que utilizam a ionosfera para a transmissão de sinais de comunicação entre elas. Considerando essas informações e sabendo que a velocidade da luz é igual a 3 × 10 8 m/s, julgue o item subsecutivo.
Apenas parte da radiação solar forma a luz que é visível a olho nu, como é o caso dos comprimentos de onda que formam as sete cores do arco-íris.
Tendo como referência os textos 6A1AAA e 6A1BBB e a doutrina aristotélica do Ato e Potência, julgue o item a seguir.
Considerando-se que o paradoxo de Zenão sobre a flecha afirma que o movimento é paradoxal porque, em cada tempo, a flecha está parada em um ponto do espaço e, portanto, não poderia estar se movendo, é correto afirmar que a definição de tempo contida no texto 6A1BBB desconstrói esse paradoxo.
Acerca da mecânica newtoniana, julgue o item a seguir.
A mecânica newtoniana é válida em referenciais acelerados.
Acerca da mecânica newtoniana, julgue o item a seguir.
A função trabalho não pode ser definida para forças não conservativas como a força de atrito.
A figura precedente representa dois blocos A e B com massas iguais a 6 kg e 4 kg, respectivamente, inicialmente em repouso e ligados por um fio ideal (sobre uma roldana igualmente ideal). O coeficiente de atrito entre A e o plano horizontal vale 0,4 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2.
Com base nas informações apresentadas e assumindo que toda a energia dissipada pela força de atrito foi usada para aquecer o corpo A, julgue o item a seguir.
Todo o calor armazenado no corpo A por causa da força de atrito será perdido, não podendo ser usado para a realização de trabalho mecânico.
A figura I mostra quatro fios condutores idênticos, de coeficiente de dilatação linear α, ligados na forma de um quadrado, e a figura II mostra uma chapa quadrada, de lado igual ao lado do quadrado da figura I, feito do mesmo material e homogêneo. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Se houvesse um furo quadrado na chapa, ao aquecer-se essa chapa, a área do furo seria aumentada exatamente na mesma proporção do aumento da chapa.
A figura precedente ilustra um experimento que permite medir a força magnética utilizando-se uma balança conhecida como balança de Roberval. O circuito mostrado nessa figura é constituído de uma fonte contínua de voltagem ε = 10 V, um resistor de R = 10 Ω, ligados em série a uma espira retangular com resistência nula. Na base da espira de largura L = 5 cm, está delineada uma região na qual atua um campo magnético de módulo B, com direção perpendicular à folha do papel. Quando a chave é ligada, uma corrente percorre a espira, e o efeito impulsiona a posição da massa localizada no braço esquerdo da balança a se deslocar para cima, no sentido vertical. Para retornar à situação original, é necessário adicionar uma pequena massa de 1 mg na balança.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes, considerando o valor da gravidade igual a 10 m/s2 e a carga do elétron igual a 1,6 × 10 -19C.
Caso o circuito seja percorrido por uma corrente de 1 A, o número de elétrons que passam, em 1 segundo, por determinada região da espira é menor que 1019.
A figura precedente é constituída de um solenoide considerado ideal, de indutância L e n espiras por unidade de comprimento, conectado em série a um resistor R e a um capacitor carregado, de capacitância C. A carga no capacitor é q = Cε, em que ε é a voltagem máxima utilizada para carregar o circuito. Em t = 0, a chave é ligada.
Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.
Considerando, no circuito apresentado, a situação em que existam apenas o capacitor carregado e a resistência, quando a chave é ligada, o comportamento da carga q, em função do tempo, t, é dada por q = q0 t.