Sabendo-se que o saco de cimento, inicialmente em repouso, começa a se movimentar graças à força resistente da alavanca e deixa a plataforma quando ela está na horizontal após 0,2 s, qual deve ser a força aplicada pelo ajudante de pedreiro para que seu plano possa dar certo?
(Considere a força aplicada no saco de cimento sempre vertical e g = 10m/s².)
Três esferas condutoras – A, B e C, de raios RA, RB e RC, carregadas com cargas +5 μC, –2 μC e +3 μC, respectivamente, são colocadas, simultaneamente, em contato. Após alguns segundos, as esferas são separadas e verifica-se que a força de repulsão entre as esferas B e C, quando separadas por uma distância de 2,0 centímetros, é de 135 N. Sabendo-se que RA < RB < RC e que a esfera A tem quantidade de carga final igual a 1 μC, qual é a quantidade de carga adquirida pela esfera C após o contato?
Quando tomamos um choque elétrico, o corpo serve de caminho para a passagem de elétrons e essa corrente elétrica, dependendo da intensidade, pode causar contrações musculares, queimaduras e até matar. Alguns dispositivos, como a cerca elétrica, utilizam os choques elétricos para inibir a ação de criminosos. Uma cerca elétrica produz pulsos de corrente elétrica contínua de baixa intensidade, até 2 mA, o suficiente para gerar dor e contração muscular por um tempo de 0,01 segundos a cada 1,2 segundos o que evita que uma pessoa desatenta, que acabe encostando por acidente em uma cerca elétrica, fique presa a ela.
Sendo assim, uma pessoa que, por descuido, acabe encostando por 0,1 segundo em uma cerca elétrica como a mencionada receberá, no máximo, quantos elétrons?
Seja um carro A com velocidade constante igual a 60 km/h e outro carro B com velocidade constante igual a 80 km/h. O carro B ultrapassa o carro A em determinado ponto, e os dois carros vão para o mesmo destino final. Considerando a velocidade dos carros como constante até a chegada, e sabendo que o carro A chegou apenas 5 minutos depois do carro B, o valor da distância entre o ponto de ultrapassagem e o ponto de chegada é igual a
Com base na reflexão do autor do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
O fenômeno físico responsável pela produção de corrente alternada é chamado de:
O sistema de freios ABS possui quatro sensores de velocidade. Um para cada roda, bomba hidráulica, quatro válvulas hidráulicas. E um controlador eletrônico que controla o sensor de velocidade. Uma função desse sistema de frenagem é permitir que o motorista tenha maior controle do veículo em situações em que o carro precisa ser parado rapidamente. O pneu do carro possui esse sistema de frenagem que consegue aliviar o contato da pastilha com o disco e das lonas com os tambores muitas vezes durante o processo de frenagem. Os pneus não travam e derrapam. O gráfico abaixo mostra a variação da força de atrito em função da força aplicada indicando que existem dois tipos de atrito, o estático e o cinético.
Diante da abordagem do sistema de freio ABS, levando em considerado um pneu em condições corretas de uso em uma superfície de asfalto adequada, e do gráfico abaixo, é correto afirmar que:

Uma partícula de massa m1 = 1,2 kg e velocidade 0,5 m/s, colide com outra de massa m2 = 0,8 kg inicialmente em repouso e a ela adere instantaneamente.
A perda de energia cinética do sistema é de
Aquece-se uma amostra de uma substância, inicialmente na fase sólida, com o auxílio de uma fonte térmica que lhe fornece calor mantendo uma potência constante. O gráfico a seguir mostra como sua temperatura varia em função do tempo.

O calor latente de fusão dessa substância é 140 cal/g. Nesse caso, seu calor específico na fase sólida é
Considere que a distância de frenagem d, em metros, de um carro viajando a uma velocidade de v km/h é dada por d = v + (v/20)2. Com base nessas informações, julgue o item seguinte
Se os freios são acionados quando o carro viaja a 100 km/h, será necessário menos de 150 metros até sua parada.

A figura apresenta dois cabos de mesmo comprimento L e mesma densidade linear de massa μ, em equilíbrio com as extremidades presas no teto e em um bloco, estando um dos blocos completamente mergulhado na água, com densidade dada por págua. Os dois blocos mostrados na figura têm o mesmo volume, a mesma massa e sua densidade p é maior que a densidade da água. Considere que atuem nos blocos a força peso, a tração dos cabos e o empuxo da água (no caso de um dos blocos).
Sendo ƒ1 e ƒ2 as frequências fundamentais de cada um dos cabos com extremidades presas, em que ƒ1 > ƒ2, então a razão ƒ2/ ƒ1 será dada por
Na figura A, há uma representação do fenômeno de birrefringência, ao passo que, na figura B, está esboçado um conjunto de três polarizadores em um meio homogêneo, atravessados por uma luz não polarizada de intensidade I0 . Cada polarizador está posicionado a 45º em relação ao anterior.
Com relação a essas informações e às leis que regem o efeito de polarização de ondas eletromagnéticas, assinale a opção correta.
A figura a seguir representa a órbita de um cometa ao redor do Sol, S, com marcas sobre a elipse, em um total de 14 intervalos de tempo iguais, t = T/14, em que T é o período orbital. Diante do exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Área A = Área B.
II. O Sol, S, está em um dos focos da elipse;
III. T2 = k.a3, em que a é o semieixo maior da elipse e K uma constante.
Um espelho côncavo forma uma imagem real situada a uma distância três vezes maior do que a do objeto ao espelho. O espelho é movido 10 cm ao longo de seu eixo principal e mais uma vez uma imagem nítida do objeto é obtida. Desta vez, a distância da imagem é duas vezes maior que a do objeto.
Encontre a distância focal do espelho.
Um objeto recebeu simultaneamente os impulsos de duas forças. Uma delas aplicou sobre esse objeto um impulso de intensidade 3,0 N . s e a outra um impulso de intensidade 4,0 N . s. A intensidade do impulso resultante da ação dessas duas forças sobre esse objeto é, certamente,