Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2233 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Numa bicicleta, a roda dentada à qual estão acoplados os pedais tem um raio R1 =10cm . A catraca, ligada à roda dentada pela corrente, tem um raio R2 =5cm. Já a roda motriz, a traseira, tem um raio R3 =20cm, como mostra a figura acima.

Durante um treino, um ciclista mantém um ritmo de 2 pedaladas por segundo. Supondo que a roda motriz role sem deslizar sobre o piso de apoio, pode-se afirmar que a velocidade da bicicleta é de aproximadamente:

O sistema representado na figura abaixo, constituído por duas caixas A e B, ambas de massas iguais a 2kg, encontra-se em repouso. A caixa A contém 30 pequenas esferas de 100g, ao passo que a caixa B está vazia.

Imagem 006.jpg

Considere os fios e a roldana ideais. Sendo o coeficiente de atrito estático entre a caixa A e a superfície horizontal em que está apoiada 0,50, o número máximo de esferas que podem ser transferidas da caixa A para a caixa B sem que o sistema comece a se mover é:

Imagem 090.jpg

O diagrama de blocos acima representa um sistema de controle por realimentação de um determinado processo, cuja variável perturbadora é designada por u(t) e sua transformada de Laplace é U(s), em termos de variável-desvio. As funções de transferência do controlador, da válvula de controle e do sensor-transmissor estão representadas, respectivamente, por Imagem 091.jpg

A função de transferência em malha fechada entre a variável controlada y e a variável perturbadora u é definida por

Considere que o controlador usado no sistema representado no diagrama de blocos seja do tipo PI (proporcional + integral), cuja equação descritiva é dada por

Imagem 089.jpg

Para respostas do sistema à variação degrau, tanto na variável perturbadora como no valor de referência (set-point), com esse tipo de controlador, conclui-se que o(a)

O coeficiente global de transferência de calor de um trocador, incluindo as resistências de depósito, é igual a Imagem 078.jpg , e o valor correspondente da resistência total de depósito é Imagem 079.jpg. Na hipótese de haver condições de deposição muito mais severas, com a resistência total de depósito sendo multiplicada por 6 e mantidas as demais condições constantes, o novo valor do coeficiente global de transferência de calor será reduzido em

Caso uma bomba em operação sofra cavitação, uma das medidas que deve ser adotada para corrigir o problema é

Imagem 061.jpg

A figura acima representa uma situação em que um pequeno asteroide é capturado pelo campo gravitacional do Sol e passa a orbitá-lo circularmente. Imagem 062.jpg representa o módulo da força que o asteroide exerce sobre o Sol e Imagem 063.jpg é o trabalho realizado pela força gravitacional ao longo do arco AB. Considerando G = 6,7×10 -11 NA m² kg -2 ; massa do Sol: 2×1030 kg; massa do asteroide = 106 kg; raio da órbita = 4,5×1011 m, então Imagem 064.jpg são iguais, respectivamente, a

Imagem 038.jpg

A figura acima representa um mecanismo hidráulico ideal e isolado.
Uma força constanteImagem 039.jpgfoi aplicada sobre o êmbolo esquerdo até que o mesmo descesse Imagem 041.jpg metros. Como consequência, o êmbolo direito subiu Imagem 042.jpg metros, exercendo uma força Imagem 043.jpgpara cima. O trabalho realizado por Imagem 040.jpg foi Imagem 046.jpg e por Imagem 044.jpg, Imagem 045.jpg. As seções retas dos êmbolos esquerdo e direito têm área Imagem 047.jpg, respectivamente, com Imagem 048.jpg Considerando essas informações e com base no princípio de Pascal, assinale a opção correta.

Texto e figura para as questões 1 e 2

Imagem 002.jpg

A figura acima esquematiza o experimento de Foucault
para a medida da velocidade da luz. O experimento é constituído de
um espelho rotatório que gira com velocidade angular ? igual a
6 × 103 rad/s, no qual incide um feixe de luz proveniente de A, que
é desviado para um espelho esférico E localizado a uma distância
L igual a 5 m. O feixe refletido pelo espelho E incide sobre o
espelho rotatório em outra posição e é refletido novamente
atingindo o ponto B, a uma distância s (considerando uma reta) do
ponto A.

No experimento esquematizado, e assumindo c = 3 × 108 m/s (velocidade da luz), o deslocamento s percorrido pelo feixe luminoso satisfaz à condição

Em uma bancada de testes, dispõe-se de 4 resistores de resistência R = 3Ω ,que podem ser instalados entre os terminais A e B, conforme as configurações ilustradas a seguir.



Considerando-se uma diferença de potencial de 12 V entre os terminais A e B e, para que a corrente elétrica, em qualquer ponto do circuito entre A e B, não ultrapasse 3 A, as configurações de montagem que atendem a essa restrição são as ilustradas em



Uma viga homogênea apresenta seção transversal na forma de um triângulo retângulo de catetos a e b, onde a = b/2, conforme ilustra a figura acima. O ponto G representa o baricentro do triângulo, por onde passam os eixos ortogonais x e y. Também estão representados o eixo x, x’, paralelo a x, e o eixo y ,, paralelo a y, que passam pelo vértice formado pelos dois catetos. Os momentos de inércia de área dessa seção, em relação aos eixos x, y, x, e y , são denominados por respectivamente. Nessa perspectiva, verifica-se a seguinte relação:

A viscosidade é uma propriedade dos fluidos relacionada a forças volumétricas de atrito interno que aparecem em um escoamento devido ao deslizamento das camadas fluidas, umas sobre as outras. Para um fluido newtoniano, a viscosidade é fixada em função do estado termodinâmico em que o fluido se encontra. A propriedade que mais influencia na viscosidade de líquidos e gases é a temperatura. Para a maioria dos fluidos industriais, à medida que a temperatura aumenta, a viscosidade

Considere uma viga reta, homogênea e de seção transversal constante, inicialmente na posição horizontal. A seção transversal em cada extremidade é vertical, ou seja, cada elemento longitudinal possui, inicialmente, o mesmo comprimento. A viga é fletida única e exclusivamente pela aplicação de momentos fletores, e a ação pode ser considerada elástica. Para essa situação, com as hipóteses consideradas, analise as afirmações a seguir.

I - Qualquer seção plana da viga, antes da flexão, permanece plana após essa flexão.
II - Existem elementos longitudinais da viga que não sofrem deformação, ou seja, alteração em seu comprimento.
III - Todos os elementos longitudinais da viga encontram-se submetidos a tensões de tração.
Está correto o que se afirma em

A figura ilustra um experimento no qual água é transferida

do recipiente 1 para o recipiente 2, por meio de um jato

lançado horizontalmente através de um orifício circular.


De acordo com as informações contidas na figura, o tempo

necessário, em segundos, para que seja transferido

1,0 litro de água é de, aproximadamente,


A figura ilustra um circuito elétrico composto por 4 resistores

e uma fonte de tensão, cuja diferença de potencial

vale U.


Nesse circuito, há um voltímetro ideal V.

O valor indicado pelo voltímetro é dado por

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282