Mesmo antes do surgimento da vida em nosso planeta, a eletricidade já estava presente e se manifestava, por exemplo, nos intensos relâmpagos que costumavam ocorrer. O nosso corpo é dotado de eletricidade: o funcionamento do sistema nervoso, as batidas do coração... acontecem por meio de descargas elétricas. A eletricidade é um fenômeno natural. O homem apenas a descobriu e desenvolveu formas de usá-la.
(Barros & Paulino in Física e Química)
Analise as situações a seguir, extraídas do nosso cotidiano, e marque a INCORRETA:
Considere que uma porta, quando aberta, está sustentada em uma posição de 30o, conforme figura a seguir, pela corrente AB. Se a tensão na corrente é de 1 kN, qual das alternativas abaixo indica aproximadamente a intensidade da projeção da força de tensão ao longo do eixo diagonal CD da porta? (Considere sen30o=0,500, cos30o=0,866)
Deve se colocar sobre uma superfície de vidro de índice de refração n = 1,50 uma película fina de material transparente com índice de refração n = 1,30. Qual é aproximadamente a espessura mínima da película que minimiza a reflexão da luz incidente com comprimento de onda = 600 nm no caso de incidência normal?
A Lei de Coulomb enuncia que a intensidade da força de ação mútua entre duas cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das cargas envolvidas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Assim,

em que k é a constante eletrostática. No Sistema Internacional (SI), a unidade adequada para a constante eletrostática é

A figura ilustra a associação de três resistores idênticos, todos com resistência 6 Ω. Aplica-se uma d.d.p. de 18 V entre A e B. A intensidade da corrente, em amperes, que passa pelo resistor R1 é
Uma partícula de massa 750 g desloca-se sobre uma reta graduada em metros. Sua posição (em metros) sobre essa reta é dada, em função do tempo, por
s(t) = 2t + 0,4 . t2
estando t em segundos. A variação da quantidade de movimento, em
, nos 5 primeiros segundos de deslocamento, vale
Considerando o material do tubo como elástico e linear, as correspondentes deformações que ocorrem nesse ponto são tais que
Em 30,00 g de prata, a quantidade de calor, em calorias, necessária para elevar a sua temperatura, de 30,00 ºC para 100,0 ºC, é
Dado: calor específico de 0,056 cal/g. ºC
Um detector de ondas sonoras D passa pelo ponto A, localizado no
eixo x, em direção ao ponto B, localizado no eixo y, com velocidade
constante, como indicado na figura abaixo. O vetor velocidade faz um
ângulo a acima da horizontal. Uma fonte sonora F, em repouso, localizada
na origem do sistema de eixos, emite ondas sonoras que se propagam no
ar parado com velocidade constante
Sabendo que as frequências
captadas pelo detector ao passar por A e B são, respectivamente, fa e
f
b , a razão entre a diferença de frequências, fa – fb, e a frequência da
onda emitida pela fonte é
Um satélite artificial percorre uma órbita circular ao redor da Terra na altitude de 9, 63.103 km. Para atingir a velocidade de escape, nesta altitude, o satélite deve ter, através de um sistema de propulsão, o módulo da sua velocidade linear multiplicado por Dados: G.M= 4,00.1014 N.m2/ kg e RT = 6,37.103 km (G é a constante de gravitação universal; M é a massa da Terra; RT é o raio da Terra) .
Um corpo de massa m passa pela origem do sistema coordenado XOY, no
instante t= 0, com velocidade
Três forças constantes atuam sobre o corpo: o peso, a força vertical
para cima Verifica–se que entre t = 0 e t = 4,0 s houve variação da energia mecânica de 9,6.10
3 J. O valor da massa
m, em kg, é
Um resistor cerâmico simples de filme de carbono tem uma resistência nominal de 1000Ω especificada pelo fabricante. O resistor está em perfeito estado de funcionamento e tem quatro faixas de cores: marrom, preto, vermelho e ouro. Se uma medida da sua resistência elétrica for realizada com um ohmímetro, qual valor abaixo pode ter sido medido pelo instrumento?
Uma amostra gasosa de nitrogênio contém 2 moles de moléculas de N2 confinadas na temperatura ambiente (T=20° igual a 0,10m3. A constante universal dos gases ideais vale 8,31Jmol-1K-1. A pressão interna do gás, supostamente ideal, deve ser aproximadamente igual a:
Uma partícula pontual carregada possui carga elétrica positiva e igual a +1 nano-Coulomb (q = + 1 n(C). O campo elétrico gerado a 0,5 metro de distância da partícula carregada tem respectivamente, módulo, direção e sentido:
As dimensões de uma porta comum são 2,10m x 70cm. A expressão fisicamente correta da área desta porta é: