Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser
O número de Reynolds, Re, é uma quantidade adimensional para um fluido em fluxo, obtida pela combinação (apenas usando potências do tipo 0, 1 ou -1) da viscosidade η, da densidade do fluido ?, de uma velocidade típica V e um comprimento típico L, e apenas pela combinação dessas quatro variáveis.
Para um dado sistema, tem-se

Sabendo que Re é proporcional a V, o valor de Re para esse sistema é
Um fluido de densidade dL = 1,0 x 103 kg/m3 e velocidade V = 10 m/s passa ao redor de uma esfera de raio R = 0,10 m.
A ordem de grandeza da força dinâmica que o fluido exerce sobre a esfera, em N, é
Um cabo de 10,0 cm, cuja densidade linear é de 0,25 kg/m, é tensionado com a ação de uma força de 100,0 N.
A frequência fundamental de vibração desse cabo, em hertz, é
A energia cinética molecular média de 2,0 mol de um gás monoatômico ideal é 6,0 × 10-21 J.
Dados:
R = 8,3 J/molK
NA = 6,0 × 1023 mol-1
kB = 1,4 × 10-23 J/K
A energia interna total em kJ desse gás é

O potencial eletrostático entre duas placas paralelas condutoras varia de acordo com a posição, como mostra a figura.
O módulo do campo elétrico, em N/C, entre as placas na posição x = 2,0 cm é
O biodiesel pode ser produzido a partir da reação direta entre etanol e óleos vegetais, os triacilglicerídeos.
Essa reação é classificada como
Uma das críticas mais tenazes a respeito do
ensino tradicional de Física recaí sobre o enfoque
exagerado dado ao produto do fazer científico, ou
seja, as leis, conceitos e teorias, em contraste com
o pouco enfoque dado ao processo de construção
de conhecimento científico.
No sentido de evitar tal “burocratização” do
ensino de Física, análise as afirmações a seguir.
l O aluno deve ser o construtor do seu próprio conhecimento.
ll O conhecimento deve ser construído a partir do
que o aluno já conhece.
lll O professor deve iniciar um curso com um conjunto
de definições, para estabelecer “conceitos elementares”.
lV Tratar com a devida importância as novas tecnologias,
pois a escola precisa estar em dia com a
cultura do seu tempo.
V Realizar sempre que possível atividades experimentais
de forma que o aluno transcenda o mundo
dos conceitos e das linguagens, relacionando esses
dois ao mundo do empírico.
Todas as afirmações corretas estão em:
Um barco estava carregando um bloco de ferro
(B ) e um saco cheio de isopor (A ), ambos de mesma
massa, conforme a figura a. Em certo instante
os dois objetos são jogados ao mar e observamos
que o saco de isopor boia, mas o bloco de ferro
afunda, conforme a figura b.
Nesse sentido, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) O bloco de ferro tem o peso de mesmo módulo
que o peso do saco de isopor.
( ) O saco de isopor tem uma densidade menor que
a densidade da água do mar.
( ) O bloco de ferro tem uma densidade maior que
a densidade da água do mar.
( ) Os dois corpos têm a mesma densidade, pois
apresentam a mesma massa.
( ) O bloco de ferro tem uma densidade menor que
a densidade do saco de isopor.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
No laboratório de física, um capacitor plano
que possui um dielétrico entre suas placas é
eletrizado e em seguida desligado do gerador,
conforme a figura abaixo.
Nessa situação, assinale a alternativa correta
que completa, em sequência, as lacunas da frase a
seguir.
Se o dielétrico for retirado, a ____________
capacitor _______________.
Um professor propõe aos alunos uma atividade
experimental para determinar a resistência R desconhecida
de um resistor, fornecendo aos mesmos
uma fonte de f.e.m. e desconhecida e resistência
interna nula, um amperímetro A e um voltímetro V
ideais.
Assinale a alternativa correta que apresenta as
conexões de circuito para obter o valor da resistência.
Um pêndulo simples de massa m e comprimento l, preso a um pino na lateral do elevador, parado, oscila com amplitude angular θ. Desconsidere o atrito. No instante em que a massa passa pelo ponto mais baixo da trajetória, o cabo do elevador se rompe. A trajetória da massa m em relação ao elevador é:
Dois sistemas, A e B, termicamente isolados do meio exterior e com volumes distintos, VA e VB, são
conectados através de uma parede diatérmica (que permite o fluxo de calor) fixa, como indica a
ilustração logo abaixo. No equilíbrio termodinâmico, tais sistemas apresentam características específicas
de suas respectivas energias internas e temperaturas. Assinale a alternativa que indica as características
qualitativas verdadeiras da energia interna e temperatura dos sistemas em questão.
Se adicionarmos em série um capacitor de capacitância C a um conjunto de n capacitores cada um com capacitância C ligados em paralelo, a capacitância resultante será dada por:
Uma mala de massa 8,0 kg permanece em repouso quando liberada em um plano inclinado de ângulo θ com a horizontal.

Adote sen θ = 0,60, cos θ = 0,80 e g = 10 m/s2. Nesse caso, a força de atrito que atua na mala tem módulo, em newtons, de