Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2233 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Já com o carro acidentado conectado ao guincho, o perito que acompanhava a retirada do veículo teve sua atenção voltada para um objeto sobre a rampa e, para averiguar, solicitou a interrupção da subida do carro, que já se encontrava a meio caminho da pista. Sendo T a tração no cabo do guincho, N a força de reação normal da rampa sobre o carro e P o peso do carro, a tração imposta ao cabo na situação de equilíbrio tem seu valor calculado por

Nas buscas pela provável causa de um incêndio, foi encontrado no interior da residência um pequeno botijão de gás inflamável, próximo a um fogareiro. O botijão estava destruído por sua explosão, que posteriormente ficou comprovada e apontada como a causa do rápido alastramento do incêndio. O volume de gás combustível armazenado em um desses botijões é de 1 L e, à temperatura de 27 ºC, a pressão interna é de 2 atm. Se o limite de pressão suportável para que o botijão não exploda é 10 atm e supondo que se possa comparar o gás a um gás ideal, a temperatura do gás contido no botijão encontrado ultrapassou o valor de temperatura, em kelvins, de

Considere as seguintes afirmativas: I – No movimento uniforme de uma partícula, a sua vel°Cidade escalar instantânea será sempre igual à vel°Cidade escalar média.
II – Pode-se afirmar que um determinado veículo em movimento retilíneo uniforme possui aceleração escalar constante diferente de zero.
III – Uma partícula em movimento retilíneo uniformemente variado apresenta aceleração escalar variável diretamente proporcional ao tempo.
IV – No movimento retardado, °Corre a redução do módulo da vel°Cidade escalar com o passar do tempo.
Assinale a alternativa que corresponde às afirmativas verdadeiras.

Conforme ilustrado na figura abaixo, uma bola de 4 kg está fixada a uma haste, de massa desprezível, que, por sua vez,

articula sobre o ponto C. Considerando que essa bola, em repouso e com a haste na posição horizontal, é abandonada da

posição A, assinale a alternativa que apresenta o trabalho realizado pelo peso dessa bola, do ponto A até o ponto mais baixo

B, sabendo que o comprimento da haste é 0,20 m.

Considerar a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2.


Um corpo possui 6 kg e se desl°Ca a uma vel°Cidade constante igual a 8 m/s. Em determinado momento, esse corpo é submetido a uma força constante de 10 N, por um período de 5 s, no sentido do seu movimento. Assinale a alternativa que apresenta o valor da quantidade de movimento após cessar a ação dessa força.

Uma equipe de astronautas, em uma missão espacial à Lua, tem como um dos objetivos estimar experimentalmente a aceleração da gravidade naquele satélite. Para tal, faz uso de um pêndulo simples de 1,6 m de comprimento com uma massa de 5 kg em sua extremidade. A equipe de astronautas, então, col°Ca o pêndulo oscilando de forma a garantir que o mesmo descreva um movimento harmônico simples, constatando que o seu período é 6 s. Assinale a alternativa com o valor estimado da aceleração da gravidade da Lua obtido a partir desse experimento. Considerar π = 3.

Em um relatório da perícia, indicou-se que o corpo da vítima havia caído de um andaime localizado a 20 m de altura em relação ao solo. Considerando que a aceleração da gravidade tem valor igual a 10 m/s2 e desprezando-se a ação do ar contra o movimento, pode-se determinar que o choque fatal contra o chão ocorreu a uma velocidade, em m/s, de

Desejando uma segunda opinião, o médico legista, após remover o cérebro de um crânio, mediu sua massa, que era de 1,6 kg, envolveu-o em um saco plástico e em seguida colocou-o em uma caixa térmica contendo 2 kg de gelo à temperatura de 0 ºC. A caixa térmica foi então enviada para o segundo médico legista, longe dali. Ao recebê-la, o segundo médico constatou a presença de 100 g de água no interior da caixa, obtidas do derretimento de parte do gelo em função do calor cedido pelo cérebro até que se estabelecesse o equilíbrio térmico. Considerando que a caixa térmica era ideal e que o ar e o plástico não participaram das trocas de calor, a temperatura do cérebro, no momento em que foi colocado dentro da caixa, em graus Celsius, era de Dados: calor específico do cérebro = 1 cal/(g.ºC) calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g pressão atmosférica = 1 . 105 Pa

Considere dois recipientes A e B, contendo nitrogênio e oxigênio gasosos, ligados por

meio de um tubo fino e de uma válvula de volume desprezíveis, conforme indicado na

figura abaixo. O recipiente A contém nitrogênio a uma pressão de 2,00atm e a uma

temperatura de 300K. O recipiente B, de volume 5,00 vezes maior que de A, contém

oxigênio, a uma pressão de 1,00atm e a uma temperatura 400K. Ao se abrir a válvula que

conecta os recipientes, mantendo-se inalteradas as temperaturas individuais de cada

recipiente (considere que há fontes externas que garantem que as temperaturas sejam

mantidas), haverá troca de gases entre os recipientes e o sistema atingirá o equilíbrio

termodinâmico.


Qual será a pressão em atm de cada recipiente quando o sistema entrar em equilíbrio

termodinâmico? Considere a constante dos gases R=8.314 J/(Mol K).

Uma caixa isolada da vizinhança é dividida em dois compartimentos de volume Va=2,00 l

e Vb=2,00 l, como mostrado na figura abaixo.


O primeiro compartimento contém 2,00mol do gás ideal A (círculos abertos) e o segundo

3,00mol do gás ideal B (círculos cheios). Uma abertura permite a conexão entre as caixas

e os gases se misturam sem alteração de suas respectivas temperaturas. Uma

configuração possível do sistema, após a mistura dos gases, é representada na figura

abaixo.


Assinale a alternativa que apresenta o aumento da entropia total do sistema,

considerando a constante dos gases R= 8.314 J/(K.Mol)

Considere abaixo o diagrama incompleto de níveis de energia para o átomo de hidrogênio

e o espectro eletromagnético em termos da energia da radiação:


Com base nesse diagrama, podem-se encontrar as energias de todos os níveis

eletrônicos do átomo de hidrogênio a partir do número quântico orbital n e da energia do

estado fundamental. Com base nesse diagrama e no espectro eletromagnético, relacione

as transições indicadas com os tipos de radiação emitidos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as seguintes afirmativas relacionadas com os conceitos relativos a estruturas

cristalinas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Célula unitária é a menor subdivisão de uma rede cristalina, cujo conteúdo, por

simples justaposição nas três direções do espaço, permite reconstruir o sólido

cristalino completo.

( ) A rede recíproca é o arranjo de pontos no espaço dos momentos (dos vetores de

onda

) tal que cada ponto dessa rede corresponde a uma célula unitária da rede

direta.

( ) Dá-se o nome de primeira zona de Brillouin a uma única célula unitária da rede

recíproca que contém todos os valores fisicamente distinguíveis dos vetores de

onda

.

( ) Se os átomos de um determinado elemento cristalizam-se em uma rede cúbica de

face centrada, então, sua rede recíproca é um arranjo de pontos no formato de

uma rede cúbica de corpo centrado; enquanto que, para os átomos que se

cristalizam em uma rede cúbica simples, sua rede recíproca também tem o formato

de uma rede cúbica simples.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Com relação às propriedades magnéticas dos materiais, avalie as afirmações abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Nos materiais diamagnéticos, ainda que os átomos ou moléculas não tenham momento de dipolo magnético intrínseco, o campo magnético acopla com o spin dos elétrons, induzindo uma magnetização nesse material.
( ) Na presença de um campo magnético B inomogêneo, o modelo clássico das propriedades magnéticas de materiais prevê que um material diamagnético é (fracamente) atraído pela região onde B é mais forte, enquanto um material paramagnético é repelido por ela.
( ) Os materiais ferromagnéticos são caracterizados pela relação não linear entre a magnetização M e o campo magnético H, como visto no ciclo de histerese.
( ) Nos materiais paramagnéticos, os átomos ou moléculas têm um momento de dipolo magnético intrínseco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Uma das maneiras de se buscarem planetas extrassolares é verificar variações nos espectros estelares devido ao movimento que a estrela apresenta devido à sua rotação em torno do centro de massa formado pelo sistema estrela + planeta. Tal método é eficaz para a detecção de planetas massivos (algumas vezes a massa de Júpiter) para que o efeito da rotação em torno do centro de massa seja perceptível.
Considere o sistema formado por uma estrela de raio R e um planeta gigante gasoso de raio r. A distância entre o centro dos dois corpos é d.
Considerando-se que os dois possuem a mesma densidade média, qual é o centro de massa desse sistema, em relação ao centro da estrela?

Uma academia de ginástica localiza-se no décimo andar de um prédio e o elevador que leva até essa academia possui uma balança para que você possa verificar o progresso atingido com sua malhação diária.
Um estudante de física que usa esta academia pesa 600 N e percebe que, quando pega o elevador para subir até a academia, a balança indica 720 N. Ele pode afirmar que o elevador

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282