Uma criança, com quadro infeccioso apresentando febre, indisposição, tosse e dificuldades respiratórias, foi levada a um posto de saúde. O receituário indicava o consumo de medicamento líquido oral para uso infantil de ação antipirética, analgésica e anti-inflamatória. Após ingerir a primeira dose deste medicamento, produzido por empresa pública nacional e fornecido no próprio posto de saúde, relatou sua ação cáustica de mucosa oral e esofágica. Uma denúncia foi feita e a análise sanitária comprovou adulteração do medicamento com produtos alcalinos de limpeza. Considere as Leis, Portaria e Resolução relacionadas nos itens I a IV, abaixo.
I. Lei 6360/76.
II. Lei 5991/73.
III. Portaria SVS 344/1998.
IV. Resolução RDC 81/2008 (ANVISA).
A alternativa que apresenta as regulamentações que não podem ser consideradas para tratar do caso apresentado é representada pela opção:
A análise de substâncias voláteis exige cuidados especiais na tomada de amostras biológicas. Indique, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta o procedimento mais adequado para a coleta de substâncias voláteis em amostras biológicas.
I. Quando as substâncias voláteis presentes na amostra são o acetato de metila ou de etila, recomenda-se a adição de fluoreto de sódio a 1%, objetivando inibir a atividade de enzimas esterases presentes no sangue.
II. O volume de sangue coletado deverá ser suficiente para preencher apenas metade do frasco, para não haver perda de material.
III. As amostras de sangue devem ser colhidas e armazenadas em frascos de vidro e bem vedados.
IV. Os tubos contendo as amostras devem ser mantidos a 10ºC, e não poderão ser abertos até o momento da análise.
Marque a alternativa correta.
A confiança em um resultado analítico é dependente de uma amostragem correta e adequada. Dentre as opções abaixo, qual não se aplica nos procedimentos indicados para a coleta de amostras:
As principais moléculas que compõem as bases do arsenal terapêutico mundial de medicamentos há décadas são de origem ou inspiração natural. Vários fitofármacos, de natureza alcaloídica, são encontrados no mercado com atividades farmacológicas marcantes. Dentre os fitofármacos relacionados abaixo, é incorreto afirmar que:
A cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas é uma ferramenta importante nas análises toxicológicas. Sobre esta técnica, é incorreto afirmar que:
Em outubro de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda dos inibidores de apetite derivados de anfetaminas, como anfepramona, femproporex e mazindol. O órgão manteve, em contrapartida, a permissão da venda da sibutramina, ainda que tenha incrementado os controles relacionados à sua prescrição. Acerca dessas substâncias e de seus aspectos farmacológicos, julgue os itens que se seguem.
A sibutramina é usada no tratamento da obesidade por sua ação no sistema nervoso central, que inibe a recaptação da serotonina e noradrenalina sem atividade de liberação e propicia a modulação da neurotransmissão bem como o aumento da saciedade.
O uso simultâneo de medicamentos, bastante comum na terceira idade, pode provocar desde um mal-estar a reações alérgicas graves, quando não há orientação médico-farmacêutica adequada. Acerca de interações medicamentosas, julgue os itens subsequentes.
A interação medicamentosa pode ocorrer por antagonismo químico no qual a eficácia seja zero.

A introdução de átomo de halogênio no anel aromático do esqueleto básico de substâncias ilícitas se tornou uma importante ferramenta
para a obtenção de novas drogas sintéticas, o que deixou o mercado ilegal dessas substâncias um passo a frente da legislação que controla
o tráfico de drogas. Considerando essas informações e as figuras I e II, acima, que representam, respectivamente, estruturas químicas de
algumas drogas sintéticas comuns e as dessas mesmas drogas, na forma halogenada, julgue os itens que se seguem.
A introdução do átomo de iodo no composto 2-AI, que é aquiral, torna o composto resultante, 5-IAI, uma substância quiral.

O processo de Haber-Bosh, que opera em altas temperaturas e altas
pressões, é bastante utilizado para a produção industrial da amônia
(NH3). Nesse processo, os gases nitrogênio (N2) e hidrogênio (H2)
reagem exotérmica e reversivelmente para formar amônia gasosa
(NH3). No processo inverso, a reação de decomposição da amônia
em nitrogênio e hidrogênio em superfície de platina apresenta
cinética que segue comportamento conforme representado no
gráfico acima, que mostra a variação da concentração molar da
amônia gasosa [NH3] em função do tempo. Acerca dessas reações,
julgue os itens a seguir.
Se a taxa de formação da amônia for de 3,2 × 10R2 mol·LR-1·sR-1 então as taxas de consumo dos gases N2 e H2, serão, respectivamente, 1,6 × 10-2 mol·L-1·s-1 e 4,8 × 10-2 mol · L-1·s!-1.
Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue os itens seguintes.
Os hidrocarbonetos poliaromáticos, contaminantes ambientais formados pela queima incompleta de carvão, óleo e matéria orgânica presentes no lixo, entre outros, são genotóxicos e se ligam diretamente ao DNA, podendo causar câncer.
Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue os itens seguintes.
Em geral, para a eluição do analito de interesse retido na coluna de SPE, deve-se utilizar um volume aproximado de 500 mL de um solvente específico ou mistura de solventes.
Julgue os itens subsequentes, relativos à identificação, em laboratório, da natureza química de determinada amostra de pó branco extraída com uma mistura de metanol/acetato de etila.
As colunas cromatográficas capilares para cromatografia gasosa, que podem ser utilizadas na análise do extrato da amostra, são normalmente constituídas por sílica fundida ligada a uma fase estacionária líquida.

A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser
utilizada para a análise de compostos de várias classes, incluídos
medicamentos e drogas de abuso. Considerando os fundamentos
teóricos dessa técnica e as substâncias acima representadas, julgue
os próximos itens.
O espectrômetro de massas (EM) é um detector com grande aplicação na CLAE atualmente, sendo o analito, no sistema CLAE/EM, ionizado por impacto de elétrons.
A distribuição da concentração de metais em cinzas de
cigarros é uma fonte importante de informação que pode ser
utilizada na área forense para identificar marcas de tabaco. Com
esse objetivo, as concentrações de Zn, B, Mn, Fe, Mg, Cu, Ti, Al,
Sr, Ca, Ba, Na, Li e K foram determinadas em duas marcas de
tabaco (A e B) por espectrometria de emissão atômica com plasma
indutivamente acoplado (ICP-AES). Para facilitar a interpretação
dos dados, foi aplicada a técnica quimiométrica de análise de
componentes principais (PCA). As figuras I e II abaixo apresentam
os gráficos de escores e pesos obtidos, em que PC1 é o componente
principal 1 e PC2 é o componente principal 2.

A partir dos gráficos mostrados nas figuras I e II é correto concluir que as concentrações de Fe, Ba, Na, Ti e K são maiores nas amostras de tabaco B que nas amostras de tabaco A.
O teor de ferro em dois frascos (A e B) de um
medicamento, presente na forma de sulfato ferroso, foi determinado
por meio de volumetria de oxidação-redução, utilizando-se
KMnO4 0,01 mol/L como titulante, em meio ácido. O frasco A
estava lacrado e o frasco B encontrava-se aberto, com menos da
metade de seu volume inicial. Para a análise, 5,00 mL do
medicamento de cada frasco foram diluídos em água e o volume,
completado para 100,00 mL. Em seguida, alíquotas de 30,00 mL
das soluções resultantes foram acidificadas com H2SO4 e
diretamente tituladas em triplicata com o KMnO4. A tabela abaixo
mostra os volumes médios de permanganato gastos e seus desvios
padrões em mL.

A concentração de sulfato ferroso no medicamento do frasco A é maior que 0,4 mol/L.