Os nucleotídios são os constituintes dos ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA), sendo esses os depósitos moleculares de informação genética . Uma célula normalmente possui muitos milhares de genes, onde as moléculas de DNA têm como função o armazenamento e a transmissão da informação biológica. De acordo com a estrutura e função dos ácidos nucléicos, pode-se afirmar que:
Em doses altas os efei tos do MDMA (metilenodioximetanfetamina = ecstasy) são:
A cocaína é frequentemente usada junto com outras drogas. Parte da cocaína é transesterificada em cocaetileno quando é usada junto com a seguinte droga:
Um fitoterápico, preparado por maceração de uma planta medicinal, deve, obrigatoriamente, atender a requisitos específicos para contaminantes microbiológicos, segundo a RDC 10/2010, da ANVISA. Dentre as opções abaixo, escolha a que representa a alternativa verdadeira.
A exposição crônica ao benzeno resulta em efeito mielotóxico, sendo classificado pela International Agency for Research on Cancer (IARC), como agente carcinogênico do grupo A1. A compreensão do metabolismo do benzeno é fundamental para que se possa compreender os mecanismos de sua toxicidade. Assinale a opção que inclui apenas metabólitos envolvidos na hematotoxicidade do benzeno.
O tratamento prévio de uma amostra muitas vezes se faz necessário para se obter um enriquecimento em relação aos analitos de interesse. Avalie as afirmativas a seguir e marque a opção incorreta.
O reino vegetal é repleto de espécies que acumulam metabólitos com potentes propriedades farmacológicas e toxicológicas. Sobre o princípio ativo dessas espécies vegetais, avalie as afirmativas a seguir:
I. Hiosciamina, principal alcaloide da Atropa belladonna L., tem ação depressora sobre o sistema nervoso central.
II. A (-) -fisostigmina é um inibidor reversível da acetilcolinesterase, sendo encontrada em Physostigma venenosum Balfour.
III. A cocaína exerce seu efeito através do bloqueio da receptação de dopamina nas fendas sinápticas.
IV. A heroína, obtida de Papaver somniferum, é um opioide com capacidade de causar tolerância rapidamente.
Estão corretas as afirmativas.
Um indivíduo foi detido em um aeroporto com pequenos sacos contendo um material branco, que foi devidamente encaminhado para o perito analisar. A suspeita era de que este material seria cocaína, o que levou o perito a realizar testes preliminares para emissão do laudo, relatando a constatação da natureza e quantidade da droga apreendida. Sobre testes preliminares para a detecção de cocaína, é correto dizer que:
Em outubro de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda dos inibidores de apetite derivados de anfetaminas, como anfepramona, femproporex e mazindol. O órgão manteve, em contrapartida, a permissão da venda da sibutramina, ainda que tenha incrementado os controles relacionados à sua prescrição. Acerca dessas substâncias e de seus aspectos farmacológicos, julgue os itens que se seguem.
Assim como ocorre com a adrenalina, a anfetamina tem pouca eficácia se administrado por via oral, apresentando um tempo de meia vida reduzido.
O uso simultâneo de medicamentos, bastante comum na terceira idade, pode provocar desde um mal-estar a reações alérgicas graves, quando não há orientação médico-farmacêutica adequada. Acerca de interações medicamentosas, julgue os itens subsequentes.
O uso concomitante de duas classes de fármacos que atuam no mesmo local de ação deve ser evitado, principalmente, devido à exacerbação dos efeitos colaterais.
As plantas contêm diversos metabólitos secundários e a extração desses metabólitos depende do meio extrator. A escolha do método e dos reagentes deve levar em consideração a maximização da eficiência da reação e a garantia do maior ou do menor número de metabólitos, dependendo do caso em estudo. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
A extração de drogas vegetais em laboratório utilizando-se soxlet apresenta como vantagem a reutilização de solvente aquecido, otimizando-se o processo de extração.

A introdução de átomo de halogênio no anel aromático do esqueleto básico de substâncias ilícitas se tornou uma importante ferramenta
para a obtenção de novas drogas sintéticas, o que deixou o mercado ilegal dessas substâncias um passo a frente da legislação que controla
o tráfico de drogas. Considerando essas informações e as figuras I e II, acima, que representam, respectivamente, estruturas químicas de
algumas drogas sintéticas comuns e as dessas mesmas drogas, na forma halogenada, julgue os itens que se seguem.
4-BMC é o produto regioisomérico majoritário da reação entre efedrona e bromo molecular na presença de tribrometo de ferro.
Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue os itens seguintes.
A presença de ácido trans-trans mucônico, cuja concentração é elevada em indivíduos fumantes, é o indicador biológico de exposição a benzeno, segundo a legislação brasileira.
Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue os itens seguintes.
A coluna de SPE de troca iônica é normalmente usada para compostos que apresentam carga quando em solução. Sendo o composto catiônico, deve-se utilizar coluna de amina quaternária.

A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser
utilizada para a análise de compostos de várias classes, incluídos
medicamentos e drogas de abuso. Considerando os fundamentos
teóricos dessa técnica e as substâncias acima representadas, julgue
os próximos itens.
Considere que a análise de uma amostra de urina de um motorista suspeito de estar sob efeito de substância psicoativa seja realizada por CLAE com espectrômetro de massas. Considere também que a cocaína tenha massa molecular igual a 303 u. Nessa situação, confirmada a presença de cocaína e de uma substância com m/z = 290 u, esta deve ser identificada como o metabólito benzoilecgonina.