Para a extração e identificação de pesticidas organoclorados por técnicas cromatográficas são feitas as afirmativas abaixo:
I. Os inseticidas organoclorados são solúveis na maioria dos solventes orgânicos.
II. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com clorofórmio.
III. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com água basificada.
IV. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com água acidificada e derivatização com diazometano.
Estão corretas as afirmativas:
Vários fatores interferem na análise dos canabinoides. O ?9-THC (?9-trans-tetraidrocanabinol) é o principal canabinoide com efeito psicoativo encontrado em Cannabis sativa L. Com relação à análise toxicológica de seu metabólito, o ácido 11-nor-9-carbóxi-?9-THC, avalie as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I. Considerando que este metabólito apresenta-se conjugado ao ácido glicurônico, previamente realiza-se uma hidrólise básica ou com a enzima ß-glicuronidase.
II. Após reação de hidrólise para a liberação da aglicona, procede-se à extração liquido-líquido, em meio ácido (pH 5,0) com hexano.
III. Procede-se à extração liquido-líquido, em meio ácido (pH 4,6) com hexano, sem necessidade de hidrólise prévia, pois este metabólito não se encontra na forma conjugada.
IV. Após reação de hidrólise para a liberação da aglicona, procede-se à extração liquido-líquido, em meio básico (pH 9,0) com hexano.
Marque a resposta correta.
A caracterização de grupos químicos de substâncias encontradas em plantas pode ser realizada através de reações químicas que resultem no desenvolvimento de coloração e/ou precipitação. Com relação aos principais reagentes utilizados para a caracterização de substâncias, avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção incorreta.
Os avanços tecnológicos e científicos são fundamentais para melhorar a capacidade de reunir evidências utilizadas na solução de processos criminais ou civis no âmbito das ciências forenses. Entretanto, estes avanços, por si só, não representam garantia que estas evidências serão aceitas como prova pericial em juízo, razão pela qual a cadeia de custódia deve ser implementada nas análises forenses. Sobre a cadeia de custódia é correto afirmar que:
Durante muito tempo, os barbitúricos foram utilizados como agentes sedativo-hipnóticos, tendo sido, em grande parte, substituídos pelos benzodiazepínicos, que são mais seguros. Acerca dessas classes de fármacos, julgue os itens subsecutivos.
Assim como os barbitúricos, os benzodiazepínicos podem elevar o limiar de convulsão e possuir ação anticonvulsivante.
Basicamente, existem dois tipos de pólvora: a pólvora
negra e a pólvora sem fumo. Quase todas as armas de fogo
modernas usam a pólvora sem fumo. A pólvora negra, classificada
como explosivo, é composta por enxofre, carvão e nitrato de
potássio. Entre as várias reações que ocorrem na explosão da
pólvora negra, a mais simples está descrita pela seguinte equação
química.
2KNO3(s) + S(s) + 3C(s) →K2S(s) + N2(g) + 3CO2(g)
Apesar de apresentarem arranjos eletrônicos diferentes, as moléculas dos compostos CO2 e SO2 possuem geometrias moleculares idênticas e polaridades similares.

O LSD é uma droga ilícita semissintética derivada do ácido lisérgico, descoberto, em 1938, pelo químico suíço Albert Hofmann, como
parte de um grande programa de pesquisa em busca de derivados de alcaloides ergolina que impedissem o sangramento excessivo após
o parto. A rota biossintética do ácido lisérgico inicia-se com o aminoácido triptofano e passa por vários intermediários oriundos de
metabolismo secundário como o aldeído chanoclavina e a agroclavina. Considerando essas informações e as estruturas moleculares
mostradas acima, julgue os itens subsequentes.
Os carbonos do LSD assinalados na figura com os números 1 e 2 apresentam, respectivamente, configuração absoluta R e S, de acordo com as regras de Cahn-Ingold-Prelog.
Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue os itens seguintes.
Em crianças, a exposição a chumbo pode causar comprometimento neurológico, inclusive com diminuição do coeficiente de inteligência; em adultos, a exposição pode causar aumento da pressão arterial.

A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser
utilizada para a análise de compostos de várias classes, incluídos
medicamentos e drogas de abuso. Considerando os fundamentos
teóricos dessa técnica e as substâncias acima representadas, julgue
os próximos itens.
A morfina pode ser analisada por CLAE com detector de fluorescência, no qual a substância é excitada com radiação de comprimento de onda definido, normalmente, na região de ultravioleta, emitindo radiação em comprimento de onda mais longo, normalmente, na região do visível. Como somente algumas substâncias possuem essa propriedade, considera-se elevada a seletividade desse detector.
O teor de ferro em dois frascos (A e B) de um
medicamento, presente na forma de sulfato ferroso, foi determinado
por meio de volumetria de oxidação-redução, utilizando-se
KMnO4 0,01 mol/L como titulante, em meio ácido. O frasco A
estava lacrado e o frasco B encontrava-se aberto, com menos da
metade de seu volume inicial. Para a análise, 5,00 mL do
medicamento de cada frasco foram diluídos em água e o volume,
completado para 100,00 mL. Em seguida, alíquotas de 30,00 mL
das soluções resultantes foram acidificadas com H2SO4 e
diretamente tituladas em triplicata com o KMnO4. A tabela abaixo
mostra os volumes médios de permanganato gastos e seus desvios
padrões em mL.

A concentração determinada para o frasco B apresentou um erro sistemático positivo significativo, no nível de 95% de confiança, em relação à obtida para o frasco A.
Considerando que alguns microrganismos patogênicos ou toxinas por eles produzidas, constituem potenciais armas biológicas, julgue os itens a seguir.
O ebola é um vírus transmitido pelo sangue e por secreções. Em estágio avançado de infecção, esse vírus causa hemorragia generalizada nos órgãos internos.
Com referência à regulação sanitária estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para plantas medicinais, medicamentos alopáticos, suplementos alimentares e produtos médicos, julgue os seguintes itens.
Os produtos sujeitos a controle especial incluem os seguintes grupos de substâncias: entorpecentes, psicotrópicos, imunossupressores e precursores. A Portaria SVS/MS 344/1998 estabelece que, sem exceção, o tempo de estocagem desses produtos em drogarias não pode ser superior ao previsto para atender às necessidades de seis meses de consumo.
Julgue os seguintes itens, com relação a técnicas de biologia molecular.
Genotipagem de STRs (short tandem repeats ou repetições curtas em tandem) é uma técnica sensível usada na identificação humana, permitindo obter uma impressão digital do DNA. A análise de STRs comparativa de dois indivíduos, por exemplo, é realizada por meio de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism) ou polimorfismo do comprimento de fragmentos de restrição.
Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N
é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a
produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir
antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os
tipos de antígeno.
Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de
Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja,
respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue os itens que se seguem.
Considere que o surgimento de uma condição ambiental diminua a taxa de sobrevivência de crianças portadoras do alelo LM. Nesse caso, as frequências genotípicas continuariam atendendo, da mesma maneira, às previsões do princípio de Hardy-Weinberg, até haver uma sequência de novos cruzamentos.
Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N
é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a
produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir
antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os
tipos de antígeno.
Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de
Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja,
respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue os itens que se seguem.
Para clonagem in vivo de genes com mais de 30.000 pares de bases, como os que codificam proteínas que carregam determinantes antigênicos do sistema MN, é necessária a incorporação direta desses genes a plasmídeos, antes de serem introduzidos na célula hospedeira.