A Política Nacional de Assistência Farmacêutica, de 2004, representa um dos elementos fundamentais para a efetivação do acesso à saúde e para a consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil. Ela apresenta eixos estratégicos que devem guiar as ações. São eixos que compõem a Política Nacional de Assistência Farmacêutica:
1.Recursos humanos qualificados e fixados.
2.Estabelecimento de mecanismos adequados para a regulação e monitoração do mercado de medicamentos.
3.Centralização nas ações médicas.
4.Garantia de acesso e equidade às ações de saúde e à assistência farmacêutica.
5.Produção de medicamentos com baixo custo, realizada exclusivamente pelos laboratórios públicos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A portaria nº 344/1998 aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Com relação à Notificação de Receita - Documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos descritos nesta portaria assinale a alternativa correta.
Órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de governo que faz parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, dos estados e do governo federal e é composto por representantes do governo, dos usuários, dos profissionais de saúde e dos prestadores de serviços.
São medicamentos padronizados para o componente básico da assistência farmacêutica, listados na ultima revisão da RENAME;
Durante a produção de emulsões um método bastante conhecido é o da Temperatura de Inversão de Fases (TIF), que consiste em aquecer as duas fases (aquosa e oleosa) separadamente, realizar a mistura das duas fases e promover o seu resfriamento. Com qual finalidade é feito esse método?
A manipulação de medicamentos tem como principal característica a preparação personalizada de medicamento destinado a determinado usuário, portador de prescrição ou orientação terapêutica realizada por profissional habilitado, considerando as características de cada paciente. A farmácia com manipulação é o único estabelecimento autorizado por lei para o preparo (aviamento) e comercialização do medicamento manipulado.
Em consequência do crescimento, legislações mais rigorosas e consumidores mais exigentes, fez-se com que o setor magistral evoluísse constantemente, ocupando um importante espaço perante a população, favorecendo o acesso aos medicamentos individualizados. As Boas Práticas estabelecem uma série de roteiros para as diferentes etapas do processo, desde o atendimento ao cliente, aquisição de matérias-primas e embalagens, avaliação farmacêutica do receituário, manipulação, controle da qualidade e dispensação do medicamento até a manutenção da estrutura física, equipamentos, setor administrativo e equipe técnica. Portanto, para a manipulação de algumas classes de medicamentos (psicotrópicos, antibióticos, citostáticos e hormônios) necessitam de um rigor a mais durante a sua manipulação.
Adaptado de Farmácia com Manipulação – Guia da Profissão Farmacêutica, 1ª Edição, 2017.
Baseando-se nessas necessidades especiais que algumas classes de medicamentos exigem, julgue as assertivas abaixo.
I- A manipulação de psicotrópicos em uma farmácia com manipulação, somente poderá ser realizada após a publicação no Diário Oficial da União da autorização especial emitida pela Anvisa.
II- Para manipulação dessas classes terapêuticas, a farmácia deverá possuir salas dedicadas exclusivamente para a manipulação de cada uma dessas classes, dotadas de antecâmara, com sistemas de ar independentes e de eficiência comprovada. As salas devem possuir pressão negativa em relação à antecâmara, de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente. Este diferencial de pressão deve ser no mínimo 5 Pa (Pascais).
III- O farmacêutico não precisa supervisionar todas as operações dos laboratórios, podendo delegar esta função a um funcionário previamente treinado para essa função, porém este funcionário deve estar ciente de cada etapa realizada de acordo com a legislação vigente, devendo intervir se necessário.
IV- As matérias-primas deverão ser adquiridas somente de fornecedor qualificado, obedecendo a ficha de especificação. O farmacêutico determinará uma planilha de rodízio de manipuladores para realizar estas formulações, com registros. Todos os envolvidos na manipulação devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) próprios.
Está CORRETO o que se afirma apenas em.
Sabe-se que alguns medicamentos apresentam interações quando associados ou isolados com exames laboratoriais. Por isso deve-se indicar todos os medicamentos que estão sendo utilizados quando se vai fazer um exame laboratorial. Assinale a alternativa que apresenta uma interação CORRETA entre um medicamento e um exame laboratorial.
As estruturas químicas abaixo representam diversas classes de antimicrobianos. Assinale a alternativa que apresenta um antibiótico betalactâmico.
Para resolver diversos problemas relacionados a manipulação e a estabilidade da forma farmacêutica capsulas, a farmácia de manipulação dispõe de diversos excipientes para auxiliar o farmacêutico nessa tarefa. São exemplos de Diluente, Lubrificante e Adsorventes respectivamente:
A Política Nacional de Medicamentos (Portaria 3.916/98) tem como objetivo garantir a população o acesso a medicamentos eficazes, seguros e de qualidade. Atualmente, no âmbito do SUS, os medicamentos disponibilizados a população estão divididos em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo.
I- Fazem parte do componente Básico da Assistência Farmacêutica os medicamentos utilizados na atenção básica a saúde, como por exemplo aqueles empregados no tratamento da hanseníase e tuberculose.
II- Fazem parte do componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, medicamentos destinados ao tratamento de doenças endêmicas e outras de impacto social importante, como e o caso dos medicamentos utilizados no controle do tabagismo.
III- Fazem parte do componente Especializado da Assistência Farmacêutica medicamentos considerados de “alto custo", como por exemplo as insulinas NPH e Regular.
IV- Em relação ao financiamento, o do componente Básico e tripartite, o do componente Estratégico e de responsabilidade do governo federal e do componente especializado e de responsabilidade do governo federal e dos estados e municípios, dependendo do grupo de medicamentos.
São verdadeiras as afirmativas:
O EHL (Equilíbrio Hidrófilo Lipofílico) do óleo e importante para o desenvolvimento de sistemas emulsionados, sendo mensurado de acordo com a equação de Griffin (1949), na qual se calcula os possíveis valores de EHL do óleo a partir da produção de um sistema emulsionado (EHL variando de 4,5 a 16,5). Foi solicitado ao farmacêutico, o desenvolvimento de um creme contendo óleo de pequi. O sistema emulsionante proposto pelo farmacêutico foi composto por 5% do óleo de pequi, 93% de água e 2% da mistura de tensoativos, sendo 0,8 mL de Span 80 [EHL=4,3] e 1,2 mL de Tween 20 [EHL = 16,7] para uma formulação com qsp de 100mL. A técnica de preparo utilizada foi a inversão de fases (PIT). Após 24h, o creme obtido apresentou-se estável, sem separação de fases e com gotículas uniformes.
Nestas condições, o tipo de creme obtido e o valor de EHL requerido do óleo de pequi e:
O conceito de qualidade, embora subjetivo, pode ser definido como um conjunto de atributos capazes de atender as necessidade e expectativas do cliente. Entende-se por qualidade total, o esforço organizado dentro de uma empresa no sentido de assegurar as características especificadas em cada unidade do produto distribuído para consumo. Neste sentido, a RDC 67/2007 dispõe sobre as boas práticas de manipulação em farmácia e define:
Com relação as atividades desempenhadas no setor de líquidos de uma farmácia magistral, assinale a alternativa correta.
O Farmacêutico Monteiro Lobato recebe uma prescrição de Azitromicina 600 mg/5mL, tomar 5 mL 1x ao dia durante 5 dias e Prednisolona 3 mg/mL, tomar 3 mL, 1x ao dia durante 5 dias, destinada para tratamento de bronqueolite para uma criança de 5 anos de idade. Sobre as orientações farmacêuticas a serem prestadas ao cuidador no ato da dispensação desse medicamento, avalie as afirmativas abaixo.
I- O farmacêutico deve orientar sobre a forma de uso da Azitromicina, recomendando que o medicamento deve ser administrado junto das refeições para evitar desconforto gástrico.
II- Em relação ao uso da Prednisolona, o farmacêutico deve orientar sobre o horário mais indicado de administração, que e até as 8h da manhã;
III- O farmacêutico deve orientar o cuidador em relação ao preparo da solução extemporânea de Azitromicina, reforçando sobre o diluente adequado e forma de conservação apos diluição.
São verdadeiras as afirmativas:
JMC, 50 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com diabetes mellitus tipo 2 ha 5 anos. Faz uso de Metformina 850 mg, 3x ao dia e Glibenclamida 5 mg, 1x ao dia. Ao realizar exames de rotina, suas provas de função renal mostraram-se alteradas, sendo prescrito Enalapril 20 mg 1x ao dia. O uso do Enalapril neste caso justifica-se pois: