Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A Política Nacional de Medicamentos (Portaria 3.916/98) tem como objetivo garantir a população o acesso a medicamentos eficazes, seguros e de qualidade. Atualmente, no âmbito do SUS, os medicamentos disponibilizados a população estão divididos em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo.

I- Fazem parte do componente Básico da Assistência Farmacêutica os medicamentos utilizados na atenção básica a saúde, como por exemplo aqueles empregados no tratamento da hanseníase e tuberculose.

II- Fazem parte do componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, medicamentos destinados ao tratamento de doenças endêmicas e outras de impacto social importante, como e o caso dos medicamentos utilizados no controle do tabagismo.

III- Fazem parte do componente Especializado da Assistência Farmacêutica medicamentos considerados de “alto custo", como por exemplo as insulinas NPH e Regular.

IV- Em relação ao financiamento, o do componente Básico e tripartite, o do componente Estratégico e de responsabilidade do governo federal e do componente especializado e de responsabilidade do governo federal e dos estados e municípios, dependendo do grupo de medicamentos.

São verdadeiras as afirmativas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282