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No que concerne à ética no serviço público, julgue o item.

Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter e escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum, constitui um dever fundamental do servidor público. 

De acordo com o Regulamento Disciplinar dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (aprovado pela Resolução no 08/2017 do Órgão especial do TJ do Estado do Ceará – Anexo II), com relação à sindicância, é correto afirmar:

De acordo com o Código de Ética do IBGE, os primados maiores que devem nortear o servidor público do IBGE incluem os a seguir listados, à exceção de um. Assinale-o.

De acordo com o Código de Ética e com o Guia de Conduta da TELEBRAS, julgue o item que se segue  

Segundo o Guia de Conduta da TELEBRAS, constitui corrupção a declaração falsa ou omissão de circunstâncias materiais com o intuito de levar ou induzir terceiros a erro.

No que concerne à ética no serviço público, julgue o item.

A função pública integra-se na vida particular de cada servidor público. 

Julgue o item que se segue, com base no Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do IBAMA. 

O agente público do IBAMA deve abster-se de atuar em processos administrativos dos quais participe amigo íntimo ou desafeto. 

Em cada um dos item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no disposto no Código de Ética e Conduta da FUNPRESP-EXE.  

Embora Meire, integrante da Comissão de Ética da FUNPRESP-EXE, tenha fortes laços de amizade com Soraia, isso não a impediu de participar de processo de apuração de desvio ético contra Soraia. Nessa situação hipotética, a conduta de Meire está correta conforme previsão expressa do Código de Ética da instituição

Uma forma de avaliar a eficiência de um processo no serviço público é através da análise de indicadores de produtividade. Os itens abaixo apresentam os seguintes indicadores utilizados na avaliação de políticas públicas:

I. quantidade de alunos atendidos por professor na rede pública municipal.

II. número de jovens de 18 a 24 anos empregados.

III. valor do PIB por número de pessoas empregadas.

IV. custo médio do consumo de combustíveis.

V. % de crianças atendidas que atingiram a meta de peso.

Uma forma de avaliar a eficiência de um processo no serviço público é através da análise de indicadores de produtividade. Os itens abaixo apresentam os seguintes indicadores utilizados na avaliação de políticas públicas: I. quantidade de alunos atendidos por professor na rede pública municipal. II. número de jovens de 18 a 24 anos empregados. III. valor do PIB por número de pessoas empregadas. IV. custo médio do consumo de combustíveis. V. % de crianças atendidas que atingiram a meta de peso.

Segundo Cotrim (2002), pode-se definir ética organizacional como o conjunto de princípios, valores e normas que regula o comportamento das atividades da organização do ponto de vista do bem e do mal. Sobre os valores éticos, analise as seguintes afirmativas.

I. São indicadores do grau de atendimento aos princípios éticos.

II. A prática constante de respeito aos valores éticos conduz as pessoas a um ambiente livre de qualquer conflito.

III. As organizações públicas devem promover os valores éticos que mais serão úteis a elas, mantendo um ambiente moralmente sadio e promovendo as virtudes de seus servidores.

IV. Os valores éticos de uma organização pública são fundamentais para a definição das normas comportamentais de seus servidores, tanto quanto as necessidades operacionais.

V. Um valor ético referente à segurança do trabalhador tem relação com o princípio ético da solidariedade.

Estão corretos os itens

As organizações do setor público caracterizam-se, entre outros aspectos, pela ausência de mercados econômicos e suas pressões de redução de custos; influências políticas externas mais intensas; expectativas únicas de justiça, capacidade de resposta, honestidade, abertura e responsabilidade; maior ambiguidade, menos autonomia de decisão. Nesse cenário, alguns paradigmas foram sendo estabelecidos, entre eles a aplicação do conceito do empreendedorismo no setor público. Pode-se afirmar, sobre o conceito de empreendedorismo no setor público, que

A revolução da qualidade impactou o governo nos últimos anos e deixou uma marca no panorama da gestão pública. No contexto atual, mais do que nunca, os gestores públicos são desafiados a melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. De uma perspectiva de medição de desempenho, isso significa monitorar indicadores da qualidade da entrada e, especialmente, da saída produzida e a satisfação do cliente. Normalmente, as dimensões da qualidade que são consideradas as mais importantes na busca pela melhoria no atendimento ao cliente são

A educação e o treinamento referem-se a processos e experiências que são projetados para transmitir conhecimento, compreensão e habilidades. Especificamente, a educação e o treinamento em ética oferecem programas cognitivos na tomada de decisões éticas. Considere as afirmativas sobre os fundamentos teóricos subjacentes que sustentam a tomada de decisão ética:

I. Sensibilidade moral: caracteriza-se pelo aprimoramento da natureza moral na administração pública.
II. Juízo moral: caracteriza-se pela decisão do que é moralmente certo na administração pública.
III. Intenção moral: caracteriza-se pela decisão de se comprometer com a moral, em vez de qualquer outro tipo de ação na administração pública.
IV. Moral cognitiva: caracteriza-se pela demonstração de justiça, que é construída em função das interações sociais na administração pública.
V. Caráter moral: caracteriza-se pela demonstração e persistência para a intenção de se comportar moralmente na administração pública.

Está correto o que se afirma em

A liderança ética refere-se à demonstração de conduta normativamente apropriada por meio de ações pessoais e relacionamentos interpessoais, e a promoção dessa conduta entre os seguidores por meio de comunicação bidirecional, a fim de reforçar os processos de tomada de decisão (Brown, Treviño, e Harrison, 2005). Os principais pilares da liderança ética são

Analise as afirmativas a seguir sobre a ética e a responsabilidade social:

I. A responsabilidade social e a ética não são conceitos direcionados apenas para os cidadãos, abrangendo também, por exemplo, instituições e empresas em geral.
II. Como a ética se situa no campo dos valores supraindividuais de determinada sociedade, uma atitude coletiva amoral pode ser antiética, assim como uma atitude coletiva imoral pode ser ética.
III. A responsabilidade social começa aos dezoitos anos, posto que se confunde com o início da responsabilidade civil.

É correto o que se afirma

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