Diferentemente das mulheres, os homens não costumam procurar os serviços de saúde. A baixa procura tem o fator cultural como uma das explicações: o homem é criado para ser provedor, ser forte, não chorar, não adoecer. Para muitos, doença é sinal de fragilidade, de fraqueza. Isso faz com que não busquem antecipadamente ajuda nos serviços de saúde, levando-os à morte por doenças que, se diagnosticadas mais cedo, poderiam ser evitadas. Uma das doenças que mais exemplifica essa situação é o câncer de próstata.
É INCORRETO no que se afirma em:
O autoexame das mamas deve ser realizado uma vez por mês. A melhor época é uma semana após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês à sua livre escolha, por exemplo, todo dia 15.
As orientações a serem realizadas pelo ACS são:
De acordo com Emenda Constitucional nº 51 de 14/02/2006, foram incorporadas à Constituição Federal de 1988 as seguintes ações referentes aos Agentes de Combate a Endemias, EXCETO:
Considerando que a relação da população humana com seu ambiente, nele incluídos os animais, propicia, muitas vezes, condições para a transmissão e a manutenção de doenças, o processo de Educação em Saúde consolida-se como uma ferramenta para a prevenção e o controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.
Analise as afirmativas abaixo, assinalando V (se verdadeiras) e F (se falsas).
( ) A área de Vigilância de Zoonoses deve conter as informações técnicas e promover a educação em saúde sobre prevenção de doenças em humanos, priorizando a interação do ser humano com os animais e o ambiente.
( ) As estratégias, os meios e os artifícios utilizados na comunicação com a população, inclusive os materiais educativos, devem ser elaborados para possibilitar que a informação seja repassada de forma científica e acadêmica.
( ) As atividades de educação em saúde devem ser realizadas de maneira contínua, podendo ser pontuais, conforme o contexto local.
( ) A educação em saúde é, fundamentalmente, uma educação social, não existindo métodos padronizados para suas atividades
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Em relação à Febre Amarela, observe as seguintes características epidemiológicas, identificando-as com V (se verdadeiras) ou F (se falsas):
( ) A Febre Amarela é uma doença sazonal com maior incidência de agosto a dezembro.
( ) Acomete com maior frequência o sexo masculino e faixa etária acima de 15 anos, devido à maior exposição profissional.
( ) Pessoas não vacinadas que residem próximas a regiões silvestres, onde circula o vírus, são consideradas grupo de risco.
( ) As formas urbana e silvestre são endêmicas das Américas e África, ocorrendo no Brasil com focos endêmicos desde 1999.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma zoonose, causada por protozoários. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar:
São ações que cada membro da sociedade civil pode fazer em suas casas para eliminar o risco de doenças como Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela, transmitidas pelo Aedes aegypti, eliminando os focos nos domicílios:
I. Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
II. Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
III. Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano, é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.
IV. Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.
Estão CORRETAS as ações:
Na Febre Amarela forma Silvestre, qual o ciclo de transmissão ao homem?
O mosquito Aedes aegypti e o mosquito Aedes albopictus pertencem a qual classe e família?
O que representa a fase adulta do mosquito Aedes aegypti?
A Estratégia de Saúde da Família é hoje uma das principais estratégias do Ministério da Saúde. Implantada em quase todo território nacional, segue os princípios do SUS. Assinale a alternativa que NÃO corresponda um principio do SUS.:
O trabalho do agente comunitário de saúde é de construção constante e não devem esquecer de suas ferramentas/instrumentos de trabalho, o cadastramento das famílias é uma delas, e consiste em colocar no papel todas as informações a respeito da comunidade. Todas as informações colhidas são registradas na:
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os Determinantes Sociais de Saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocor-rência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Sobre os Determinantes Sociais de Saúde, é CORRETO afirmar que
I. os laços de coesão social e as relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos são fundamentais na promoção e proteção da saúde individual, a saúde coletiva é influenciada por fatores globais.
II. é muito difícil mudar comportamentos de risco sem mudar as normas culturais que os influenciam, dessa forma, são necessárias políticas de abrangência populacional que promovam mudanças de comportamento.
III. o acesso à água limpa, esgoto, habitação adequada, alimentos saudáveis e nutritivos, emprego seguro e realiza-dor, ambientes de trabalho saudáveis, serviços de saúde e de educação de qualidade são fundamentais no processo saúde/doença.
IV. as políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho, de proteção ambiental se constituem em determinantes sociais interferindo diretamente na saúde coletiva com pouca ou nenhuma interferência na saúde individual.
V. as diferenças de renda influenciam a saúde pela escassez de recursos dos indivíduos e pela ausência de investi-mentos em infraestrutura comunitária, decorrentes de processos econômicos e de decisões políticas.
Estão CORRETAS somente as alternativas
Ao realizar uma visita domiciliar, um ACS encontrou uma mulher, analfabeta, com 50 anos, evangélica, com queixa de dor e secreção amarelada na mama. Ela se recusa a fazer qualquer exame, pois refere que tem medo e vergonha. Diante da situação, o que ACS deve orientar em relação às ações de prevenção do câncer de mama?
“Elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em um determinado lugar e período de tempo, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada”, descreve: