Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os Determinantes Sociais de Saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocor-rência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Sobre os Determinantes Sociais de Saúde, é CORRETO afirmar que

I. os laços de coesão social e as relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos são fundamentais na promoção e proteção da saúde individual, a saúde coletiva é influenciada por fatores globais.

II. é muito difícil mudar comportamentos de risco sem mudar as normas culturais que os influenciam, dessa forma, são necessárias políticas de abrangência populacional que promovam mudanças de comportamento.

III. o acesso à água limpa, esgoto, habitação adequada, alimentos saudáveis e nutritivos, emprego seguro e realiza-dor, ambientes de trabalho saudáveis, serviços de saúde e de educação de qualidade são fundamentais no processo saúde/doença.

IV. as políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho, de proteção ambiental se constituem em determinantes sociais interferindo diretamente na saúde coletiva com pouca ou nenhuma interferência na saúde individual.

V. as diferenças de renda influenciam a saúde pela escassez de recursos dos indivíduos e pela ausência de investi-mentos em infraestrutura comunitária, decorrentes de processos econômicos e de decisões políticas.

Estão CORRETAS somente as alternativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282