O crescimento de uma árvore é definido como o aumento de suas dimensões em um período de tempo, já o crescimento de uma floresta diz respeito às mudanças ocorridas na sua estrutura em um período, em virtude do crescimento das árvores, bem como da contabilidade de outros componentes do crescimento florestal, tais como: ingresso, mortalidade e corte ou desbaste seletivo. Em estudos de crescimento, o incremento é um importante indicador de idade de corte. A idade de corte que maximiza a produção volumétrica, sem restrição do diâmetro, é a
O baru (Dipteryx alata Vog.) é uma espécie de uso múltiplo, utilizada até mesmo para a alimentação humana e animal. Conforme descrito por Lorenzi (1992), são características associadas às folhas do baru:
Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando à produção extensiva de commodities agrícolas. Essas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de defensivos agrícolas, com a finalidade de controlar doenças e aumentar a produtividade. É família de defensivo agrícola:
O “rios voadores” são
Tendo em vista que os índices de perigo de incêndios são indicadores que apontam para a probabilidade de ocorrência de um incêndio, assim como para a facilidade de ele se propagar, com base nas condições atmosféricas do dia ou de uma sequência de dias; e sabendo que os principais índices de perigo de incêndio utilizados por empresas ou instituições florestais na prevenção de incêndios no país são o índice Angstron (B), o índice de Nesterov (G), a fórmula de Monte Alegre (FMA) e a fórmula de Monte Alegre alterada (FMA +), podendo esses índices ser acumulativos ou diários, julgue o item seguinte.
A FMA tem-se mostrado um índice eficiente na avaliação do perigo de incêndios em várias regiões do Brasil; e, assim como o índice G, a interpretação do grau de perigo de incêndios estimado é feita por meio de uma escala de perigo.
Tendo em vista que a abordagem da população sobre o conjunto de unidades amostrais pode ser aleatória, sistemática ou mista, e que, entre esses arranjos estruturais, situam-se os processos de amostragem mais usuais em inventários florestais — amostragem aleatória simples, amostragem estratificada, amostragem sistemática, amostragem em dois estágios e amostragem em conglomerados —, julgue o próximo item, relativo a esses processos de amostragem.
O processo de amostragem aleatória simples requer que todas as combinações possíveis de n unidades amostrais da população tenham igual chance de participar da amostra; que a área florestal a ser inventariada seja tratada como uma população única; e que a seleção das amostras possa ser realizada com ou sem reposição.
Julgue o item a seguir, relativo a estimativas de volume de madeiras.
Para árvores com altura superior a 13 m, o fator de forma normal é menor que o fator de forma de Hohenald; e, para árvores com altura igual a 13 m, esses fatores são iguais.
Uma serraria obtém um rendimento volumétrico, de 50% ao processar 10m3 sólidos de toras de Manilkara huberi (Ducke) A. Chev., proveniente da floresta amazônica, As espécies têm massa específica têm verde de 1.260 kg/m3,comprimento de 500 cm e diâmetro da base e do topo iguais a 50 cm e 40 cm, respectivamente. Do total de resíduos resultantes desse processamento, 50% correspondem a serragem, e os outros 50%, a material em pedaços.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.
O volume de cada tora pode ser calculado pelos métodos de Smalian:ou de Newton:
em que V é o volume da tora; At, a área do topo da tora; Ab, a área da base da tora; Am, a área mediana da tora; e C, o comprimento da tora.
Uma serraria obtém um rendimento volumétrico, de 50% ao processar 10m3 sólidos de toras de Manilkara huberi (Ducke) A. Chev., proveniente da floresta amazônica, As espécies têm massa específica têm verde de 1.260 kg/m3,comprimento de 500 cm e diâmetro da base e do topo iguais a 50 cm e 40 cm, respectivamente. Do total de resíduos resultantes desse processamento, 50% correspondem a serragem, e os outros 50%, a material em pedaços.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.
Os resíduos gerados na forma de serragem poderão ser usados na briquetagem, processo de compactação que, ao utilizar elevada pressão, aumenta a temperatura e promove a plastificação da lignina, substância que atua como elemento aglomerante das partículas de madeira.
Os métodos de valoração econômica ambiental podem ser classificados, por exemplo, em valoração contingente, preços hedônicos, custos de viagem, custos evitados e dose-resposta.
Com relação a essas classes de valoração, julgue o item seguinte.
O fato de uma pessoa interessada em adquirir uma propriedade rural levar em consideração as características locacionais e ambientais do terreno para fazer a sua escolha caracteriza um exemplo de uso do método de valoração por preços hedônicos.
Nas décadas de 60 e 70 do século XX, os levantamentos aerofotogramétricos eram realizados com câmeras com filmes fotográficos analógicos embarcadas em aeronaves. Atualmente, o uso de sensores digitais a bordo de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) tem-se tornado cada vez mais frequente.
Considerando essas informações e aspectos diversos a elas relacionados, julgue o item seguinte.
Apesar da evolução tecnológica das ARPs, os recobrimentos lateral e longitudinal das linhas de voo continuam os mesmos dos aerolevantamentos do passado, isto é, restritos a 25% e 60%, respectivamente.
Julgue o item seguinte, relativo a sistemas sensores e sistemas de informações geográficas.
Os dados do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), a bordo das plataformas Terra e Aqua, são caracterizados por possuírem resolução espacial de até 30 m.
A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente Nº 237 de 19 de dezembro de 1997 dispõe sobre os procedimentos e critérios utilizados no processo de licenciamento ambiental, de forma a efetivar a utilização do sistema de licenciamento como instrumento de gestão ambiental. Considerando essa Resolução, assinale a opção INCORRETA.
A Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Sobre essa a Lei, analise as alternativas a seguir. I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nessa Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade. Nesse caso, a responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato. II. Cortar árvores em florestas consideradas de reserva legal, sem permissão da autoridade competente é considerado crime contra a flora com pena de detenção de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. III. São circunstâncias que atenuam a pena: baixo grau de instrução ou escolaridade do agente; arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada; comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental; colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental. IV. As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade quando: se tratar de crime culposo ou crime doloso, aplicada a pena privativa de liberdade inferior a quatro anos; quando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias do crime indicarem que a substituição seja suficiente para efeitos de reprovação e prevenção do crime. Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(s).
O Brasil encontra-se entre os principais países do mundo em florestas plantadas. Parte dessa produção silvícola, deve-se ao melhoramento florestal desenvolvido no país desde a década de 1960. No entanto, o Brasil, não tem atingindo, ainda, um melhoramento recomendável ideal. Sobre o Melhoramento Florestal, assinale a opção INCORRETA.