Nas décadas de 60 e 70 do século XX, os levantamentos aerofotogramétricos eram realizados com câmeras com filmes fotográficos analógicos embarcadas em aeronaves. Atualmente, o uso de sensores digitais a bordo de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) tem-se tornado cada vez mais frequente.
Considerando essas informações e aspectos diversos a elas relacionados, julgue o item seguinte.
Para se obter uma fotografia aérea na escala de 1:5.000 com uma câmera com distância focal de 300 mm, a altura de voo deve ser de 1.500 m.
Julgue o item seguinte, relativo a sistemas sensores e sistemas de informações geográficas.
Imagens digitais de satélite são armazenadas em programas de sistema de informações geográficas em formato matricial, que, comparativamente aos dados vetoriais, proporcionam maior acurácia quanto a forma e localização.
Tendo em vista a regularização ambiental de sua posse rural familiar, José solicitou ao órgão responsável o registro do imóvel no cadastro ambiental rural (CAR). Durante o processo, foram mapeadas áreas de nascentes, sendo que uma delas não estava circundada por vegetação nativa. No levantamento, também foram encontrados cursos d'água, entre os quais um se encontra desprovido de mata ciliar e outro conta com exploração agroflorestal para a produção de bananas nas suas margens. Nesse segundo caso, constatou-se que as matas ciliares ficam inundadas no período chuvoso. Além disso, foram mapeadas várias áreas com inclinação entre 25º e 45º, em uma das quais José cria gado.
Com referência a essa situação hipotética e aos requisitos para a concessão de registro de imóvel no CAR, julgue o item a seguir de acordo com a legislação ambiental brasileira. Nesse sentido, considere que a sigla APP, sempre que empregada, se refere à área de preservação permanente.
A ausência de vegetação nativa em áreas de nascentes e em cursos d’água faz que essas áreas não sejam consideradas APPs.
A Proteção Florestal é o ramo da silvicultura que trata das atividades que visam proteger as florestas contra diversos agentes causadores de danos. Sobre a Proteção Florestal e os diversos controles de pragas e doenças florestais, assinale a alternativa INCORRETA.
A Lei Completar Nº 140, de 8 de dezembro de 2011, fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora. Marque a alternativa que NÃO indica ações administrativas da União.
O conceito de Manejo Florestal Sustentável surgiu após os estudos desenvolvidos na conferência de Estocolmo de 1972 e pode ser definido como a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais. Sobre o manejo florestal e seus fundamentos analise as afirmativas a seguir. I. Enquadra-se na categoria de Plano de Manejo Florestal Sustentável de baixa intensidade para a produção de madeira, aquele que não utiliza máquinas para o arraste de toras. II. É obrigatória a adoção de procedimentos que possibilitem o controle da origem da produção por meio do rastreamento da madeira das árvores exploradas, desde a sua localização na floresta até o seu local de desdobramento. III. Em áreas de inclinação entre 25° e 45°, não serão permitidos o manejo florestal sustentável e o exercício de atividades agrossilvipastoris. IV. A intensidade de exploração compatível com a capacidade de suporte ambiental da floresta; o monitoramento do desenvolvimento da floresta remanescente e a adoção de medidas mitigadoras dos impactos ambientais e sociais são alguns exemplos dos fundamentos técnicos e científicos que deverão ser abordados nos Planos de Manejo Florestal Sustentável. Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
De acordo com o Código Florestal do Estado do Ceará, a autorização para a exploração das florestas nativas, suas formações sucessoras e demais formas de vegetação, somente será concedida através das modalidades a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
Preencha os espaços do texto a seguir:
Em Botânica, __________ é o tecido das plantas __________ encarregado de levar produtos fotoassimilados pelo caule até a __________ e aos órgãos de reserva. Chama-se __________ o tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos (a seiva bruta) desde __________ até as folhas.
Assinale a alternativa CORRETA.
“Cerrado é uma área fito- e biogeográfica (ou bioma, na acepção do IBGE) do Brasil, caracterizada especialmente pelo bioma (na acepção internacional) savana, mas também por floresta estacional e campo. O bioma Cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro em extensão e a mais rica savana do mundo em biodiversidade".
Assinale a alternativa que contém a característica da formação vegetal encontrada no Cerrado.
“O cálculo da estatística da amostragem é um dos principais cálculos de um inventário florestal. Com este cálculo são obtidas estimativas dos parâmetros da floresta que permitem o conhecimento do crescimento de um povoamento. A escolha do método de amostragem adequado é essencial para a obtenção dos resultados com melhor precisão".
Dentre as metodologias utilizadas, assinale a alternativa que indica a denominação com as respectivas técnicas dadas.
I. A área amostrada é dividida em parcelas.
II. Utilização de transectos na área amostral e estabelecimento de pontos de amostragem.
III. Combinação entre utilização de parcelas e transectos na área amostral e estabelecimento de pontos de amostragem.
IV. É utilizado para estimar volume de madeira.
“O termo DENDROMETRIA é de origem grega, significando medida da árvore (DENDRO = árvore, METRIA = medida). Numa definição mais ampla pode-se conceituar a Dendrometria como um ramo da Ciência Florestal que se encarrega da determinação ou estimação dos recursos florestais, quer seja da própria árvore ou do próprio povoamento, com finalidade de predizer o volume, o incremento ou a produção de um determinado recurso florestal".
Neste contexto a DENDROMETRIA é considerada como o estudo, a investigação e o desenvolvimento de métodos para:
( ) Determinação das dimensões de árvores e de seus produtos.
( ) Determinação da evolução tecnológica e recursos econômicos em determinados povoamentos florestais.
( ) Determinação dos volumes de árvores individuais, de povoamentos florestais e seus produtos.
( ) Determinação ou predição de relações de crescimento e incremento de árvores e povoamentos florestais.
( ) Obtenção de dados para ajustes de equações hipsométricas, volumétricas e de modelos de crescimento.
Considere as afirmativas acima, assinalando as verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Considerando os Tipos de estudos ambientais previstos na legislação brasileira (Res. 237/1997- CONAMA), é CORRETO afirmar:
Para o cálculo do volume de árvores, o método do Xilômetro é o que apresenta os resultados mais reais e consiste em:
O local de produção de mudas florestais é chamado de Viveiro Florestal. Os tipos de viveiros florestais são:
No Brasil, os plantios florestais comerciais têm aumentado significativamente nos últimos anos. O principal gênero utilizado nos plantios é o Eucalyptus spp. Uma vantagem desse gênero em relação aos demais é