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Folha de respostas:

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Dentro da engenharia de software, o conceito de ciclo de vida de desenvolvimento se refere a uma representação simplificada de um processo de software, a partir de uma visão particular. Sobre o modelo em cascata, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As atividades fundamentais são: especificação, desenvolvimento, validação e evolução.

( ) Propõe um desenvolvimento em ciclos onde são realizadas tarefas de especificação de requisitos, codificação e validação; ao final de cada ciclo, uma nova versão do software é entregue contendo novas funcionalidades.

( ) A etapa de projeto de software estabelece uma arquitetura de software global do sistema e identifica (e descreve) as abstrações fundamentais que o sistema deve ter e os seus relacionamentos.

A sequência está correta em

Os diagramas de sequência fazem parte da UML 2.0. A representação desse tipo de diagrama deve seguir diversas regras, dentre elas:

O PMBOK (sexta edição) divide as funções de gerenciamento de projeto em 10 áreas de conhecimento, e em 5 grupos de processos de gerenciamento. Considerando o mapeamento proposto pelo PMBOK, é correto afirmar que o processo

Para acelerar os resultados e as entregas do desenvolvimento de um sistema, optou-se pelo uso de metodologias ágeis e pelo emprego de um quadro Kanban (lista de atividades para fazer, fazendo e prontas). Para a modelagem visual do sistema, optou-se pela linguagem de modelagem unificada (UML 2.2) como apoio à análise e ao projeto orientado a objetos. O gerente do projeto deseja adotar o padrão de arquitetura modelo-visão-controle (MVC), buscando um baixo acoplamento entre os componentes da aplicação.

Considerando desenvolvimento do sistema descrito nessa situação hipotética bem como os conceitos de engenharia de software, julgue o item que se segue.

Para medir o tempo de condução (lead time) de uma das Sprints do sistema, deve ser selecionada no quadro Kanban uma Sprint da situação Fazendo

A respeito de análise estática de código e interoperabilidade de sistemas, julgue o item seguinte  

A notação húngara para nomes de variáveis é utilizada para tornar o código fonte mais limpo, a partir de indicadores para identificar o tipo das variáveis

No que se refere a qualidade de software e segurança no desenvolvimento, julgue o item que se segue.  

A validação dos dados de entrada faz parte do requisito de confiabilidade quando se refere à qualidade de aplicações web.

Conforme a IFPUG (International Function Point Users Group), no Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função, o primeiro passo para se fazer o cálculo do Valor do Fator de Ajuste (VAF) é o de avaliar cada uma das:

O UML (Unified Modeling Language) possui uma subdivisão denominada Diagramas de Interação. Dentro dessa subdivisão encontrase quatro principais diagramas tais como:

(1) Diagrama de Classes

(2) Diagrama de Sequência

(3) Diagrama de Tempo

(4) Diagrama de Comunicação

Assinale a alternativa correta.

No TDD (Test Driven Development) o desenvolvimento deve ser guiado a testes, onde um teste unitário deve ser escrito antes que uma funcionalidade do sistema o seja.

Assinale a alternativa que apresenta a que ciclo de vida o processo interativo do TDD deu origem.

Assinale a alternativa que apresenta o comando do Git que permite enviar o conjunto de arquivos alterados ao servidor, gerando um novo histórico de atualização.

Uma das técnicas mais comuns utilizadas para o desenvolvimento/execução de testes de software é chamada de Caixa-Preta. Selecione os tipos de teste que são aplicáveis essa técnica:

A - unitário.

B - integração.

C - sistema/funcional.

D - aceitação.

Assinale a alternativa correta.

Para aplicar valores e princípios do XP (Extreme Programming), durante os processos e práticas ágeis de desenvolvimento de software, se propõe uma série específica de práticas. Assinale a alternativa que apresenta algumas dessas "boas práticas" utilizadas tradicionalmente em projetos, usando XP.

Assinale a alternativa que identifica incorretamente um conceito básico das linguagens orientadas a objetos.

Sobre os conceitos de Orientação a Objetos, identifique com “V" caso verdadeiro ou “F" caso falso as assertivas a seguir.

( ) A Sobrescrita permite que, em uma mesma classe, tenhamos vários métodos com o mesmo nome, mas com a assinatura diferente.

( ) Objetos são instâncias de uma classe que possui os atributos e as operações definidos na classe.

( ) Superclasse é uma especialização de um conjunto de classes através de herança.

( ) A Sobrecarga possibilita que o mesmo nome possa ser utilizado em diferentes métodos em uma mesma classe, desde que, por exemplo, as quantidades de parâmetros sejam diferentes.

( ) Classe encapsula dados para descrever o conteúdo de alguma entidade do mundo real.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

No contexto software versus ser humano, existem duas áreas em evolução: User Experience Design - UX, que se preocupa com o ponto de contato de um produto/serviço com as pessoas, e User Interface - UI. Apesar de estarem relacionadas, essas áreas são muito diferentes. No caso da UI, o primeiro ponto de avaliação do usuário e a maior influência para isso são

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