No que concerne à execução de revestimentos cerâmicos, a ABNT NBR 13755 (2017), Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante – Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento, define: “Tempo máximo em que a argamassa pode ser utilizada após a adição de água". Esta é a defini o de
No que concerne às atividades de topografia, a ABNT NBR 13133 (1994), Execução de levantamento topográfico, apresenta as finalidades das classes de nivelamento de linhas/circuitos e seções, como segue:
i) Classe IN: Nivelamento geométrico para implantação de referências de nível de apoio altimétrico;
ii) Classe IIN: Nivelamento geométrico para determinação de altitudes ou cotas em pontos de segurança e vértices de poligonais para levantamentos topográficos destinados a projetos básicos, executivos, como executado, e obras de engenharia;
iii) Classe IIIN: Nivelamento taqueométrico destinado a levantamento de perfis para estudos expeditos;
iv) Classe IVN: Nivelamento trigonométrico para determinação de altitudes ou cotas em poligonais de levantamento, levantamento de perfis para estudos preliminares e/ou de viabilidade em projetos.
Estão incorretos os itens
O elemento mostrado na figura experimenta um estado plano de tensão, sendo σxx = – 15,0 MPa, σyy = 5,0 MPa e τyx = τxy = 0,0 MPa. Sabendo que a orientação indicada na figura representa a convenção positiva das tensões, determine, em valor absoluto, a tensão máxima da componente de cisalhamento, τmax.
O resultado é
No que diz respeito às atividades de impermeabilização, a ABNT NBR 9575 (2010), Impermeabilização – Seleção e projeto, define: “Produto obtido pela passagem de uma corrente de ar através de uma massa de cimento asfáltico de petróleo, em temperatura adequada". Esta é a defini o de asfalto
No que diz respeito às argamassas aplicadas em paredes e tetos, a ABNT NBR 13281 (2005), Argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos, esclarece os tipos de argamassas. Nessa contexto, indicar a alternativa que não representa um tipo de argamassa segundo a referida norma.
A ABNT NBR 7212 (2012), Execução de concreto dosado em central – Procedimento, estabelece períodos de tempo para que aconteçam as atividades de transporte, lançamento e adensamento do concreto, entre as quais estão es seguintes:
i) O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir da primeira adição de água, até a entrega do concreto deve ser inferior a 120 minutos, no caso do emprego de caminhão betoneira;
ii) O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir da primeira adição de água, até a entrega do concreto deve ser inferior a 90 minutos, no caso de veículo não dotado de equipamento de agitação;
iii) O lançamento e o adensamento do concreto devem ser iniciados em até 30 minutos após a chegada do caminhão betoneira na obra;
iv) O lançamento e o adensamento do concreto devem ser realizados em tempo inferior a 150 minutos, contado a partir da primeira adição de água, no caso do emprego de caminhão betoneira.
Sabe-se que outros fatores influenciam na referida análise, entretanto, ponderando apenas as informações apresentadas, indicar as recomendações verdadeiras:
Julgue o item seguinte, a respeito de sondagens e fundações.
No cálculo para projeto de fundações, deve-se considerar tanto o empuxo quanto o alívio de cargas provocado pelo efeito favorável da subpressão, os quais constituem ações decorrentes da existência de água.
Acerca de projetos e execução de obras e serviços de engenharia, julgue o item a seguir.
No regime plástico dos aços estruturais, ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão; o valor constante dessa tensão, denominado resistência ao escoamento, é uma característica importante desse tipo de material.
Considerando a tabela e o histograma mostrados nas figuras precedentes, que contêm informações elaboradas para gerenciar uma construção, julgue os próximos itens, a respeito de planejamento e programação de obras com PERT-CPM, cronograma e histograma de mão de obra.
Na situação em questão, o caminho crítico tem duração de 11 semanas.
Considerando a tabela e o histograma mostrados nas figuras precedentes, que contêm informações elaboradas para gerenciar uma construção, julgue os próximos itens, a respeito de planejamento e programação de obras com PERT-CPM, cronograma e histograma de mão de obra.
No caso considerado, se a atividade E-G atrasar uma semana e a atividade B-D adiantar-se uma semana, não haverá alteração no tempo total da construção.
Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue o item seguinte.
Os gastos com as administrações central e local são parcelas que devem compor o BDI.
Julgue o seguinte item, a respeito de estruturas de contenção, argamassas e revestimentos utilizados em construções.
O uso de cal nas argamassas de cimento objetiva melhorar a qualidade do acabamento e aumentar a trabalhabilidade e a resistência da argamassa.
Um engenheiro civil foi designado para periciar um prédio que apresentava fissuras em uma viga de concreto biapoiada, conforme figura precedente. Ao vistoriar o local, ele constatou que havia uma flecha excessiva na viga e que as fissuras se propagavam também para a parede de alvenaria, construída acima da viga. No diário de obras sobre a execução da peça, encontrou a informação de que o escoramento da viga fora retirado cinco dias após a concretagem.
A respeito dessa perícia hipotética, julgue o item a seguir.
Na situação apresentada, os indícios indicam fissuras por torção da viga.
Um prédio está sendo construído para suprir as necessidades de um órgão público. O projeto executivo completo de arquitetura e engenharia foi desenvolvido por uma empresa projetista, cujo contrato encerrou-se antes do início da construção, e a obra foi contratada por empreitada por preço global. Depois de iniciada a obra, a construtora informou à contratante a existência de erros de projeto, causadores de significativas mudanças de quantidades e de troca de serviços.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item de acordo com a legislação vigente.
Segundo a legislação vigente, o projeto executivo em questão deveria ter sido elaborado pela contratada responsável pela execução da obra, e a empresa projetista deveria ter-se limitado à elaboração o projeto básico.
No final de determinado ano — X1 —, ocorreu licitação para a construção de um edifício público, obra prevista no plano plurianual. A proposta vencedora foi de dez milhões de reais e, ao se assinar o contrato, foi realizado um empenho de cinco milhões de reais. A contratada não executou nenhum serviço no ano da licitação — X1 —, pois a ordem de serviço previa o início da obra em janeiro do ano seguinte — X2.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o seguinte item de acordo com a legislação vigente.
Os cinco milhões de reais restantes, necessários para a conclusão da obra, poderão ser empenhados para a empresa no ano seguinte ao da licitação, devendo essa informação ser registrada no contrato por apostilamento.